Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Indicadores Agropecuários

Indicadores Agropecuários 1996-2003

Esta publicação apresenta dois estudos realizados com base em indicadores derivados de pesquisas agropecuárias, tendo como foco as principais lavouras de grãos brasileiros - arroz, feijão, milho, soja e trigo.

O primeiro estudo trata da construção de um modelo de quantificação das perdas de grãos do plantio até a pré-colheita, a partir dos resultados primários da pesquisa Produção Agrícola Municipal, realizada pelo IBGE, relativamente às safras de 1996 a 2002. Visa aperfeiçoar os instrumentos de análise das perdas na agricultura e fornecer informações que subsidiem o zoneamento agroecológico do País no que diz respeito a essas culturas.

O segundo estudo tem por objetivo sistematizar séries de informações estatísticas agrícolas que estão dispersas e que são fundamentais para a análise e compreensão deste setor econômico, construindo-se, para tal, tabelas de disponibilidade com dados sobre origem e destino dos grãos no período de 1997 a 2003. Os dados primários utilizados são oriundos do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola e da Pesquisa de Estoques, ambos realizados pelo IBGE, e da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, sendo as perdas calculadas com base em metodologia da Food and Agriculture Organization - FAO, das Nações Unidas.

Os estudos ora apresentados traduzem a consolidação de uma metodologia que vem sendo desenvolvida desde o ano de 2000, com indicadores publicados na série Textos para Discussão, e contribuem para o entendimento da dinâmica, organização e produção da agricultura no País.

Essas informações também estão disponíveis no CD-ROM que acompanha a publicação.