Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

Uso de Agrotóxicos no Estado do Paraná

Uso de Agrotóxicos no Estado do Paraná: Safra 1998/1999

O IBGE, em convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, realizou a pesquisa piloto sobre o uso de agrotóxicos nos estabelecimentos agropecuários do estado, tendo por base a estrutura operacional e metodológica adotada na pesquisa Previsão e Acompanhamento de Safras - PREVS.

Esta publicação apresenta os resultados do levantamento, relativamente às culturas do algodão, mandioca, milho e soja. Reúne informações sobre as áreas rurais com aplicação de agrotóxicos e quantidade formulada; freqüência de uso; forma e local de aquisição desses insumos e utilização de acordo com as recomendações prescritas; influência dos agrônomos quanto à escolha do produto; utilização de equipamentos de proteção individual; casos de intoxicação e atendimentos médico-hospitalares, bem como uso de outras práticas agricolas para o controle de pragas e doenças, entre outros aspectos.

As informações obtidas oferecem um diagnóstico da realidade do Estado do Paraná quanto ao uso de agrotóxicos no setor agricola, servindo como subsidio à proposição e desenvolvimento de ações com vistas ao gerenciamento ambiental dos impactos causados por esses insumos, inclusive em outros estados.