Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Censo Agropecuário

Censo Agropecuário 2006

Resultados Preliminares

O IBGE realizou, em 2007, uma operação censitária que abrangeu o Censo Agropecuário 2006, a Contagem da População 2007 e o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, com o objetivo de atualizar as estimativas populacionais e as informações sobre as atividades econômicas realizadas, no País, pelos indivíduos e empresas agropecuárias.

Como fruto dessa operação conjunta, são apresentados, nesta publicação, os resultados preliminares do Censo Agropecuário 2006, os quais podem sofrer alterações quando da divulgação definitiva. Esta edição da pesquisa caracterizou-se tanto pela inovação tecnológica introduzida na etapa da operação de campo, com a substituição do questionário em papel pelo questionário eletrônico desenvolvido em computador de mão, o Personal Digital Assistant – PDA , quanto pelo refinamento metodológico, especialmente no que diz respeito à reformulação de seu conteúdo e à incorporação de novos conceitos, visando melhor captar as transformações ocorridas nas atividades agropecuárias e no meio rural desde a última realização do levantamento.

Os resultados ora divulgados reportam aspectos como o número e a área total dos estabelecimentos agropecuários, utilização das terras, tratores existentes, pessoal ocupado, efetivos da pecuária e produção animal, para o total Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

A publicação inclui, ainda, notas técnicas sobre a pesquisa e as conceituações necessárias à compreensão dos resultados publicados. O CD-ROM que a acompanha contém, além das informações do volume impresso, dados para mesorregiões, microrregiões e municípios para algumas características selecionadas, fornecendo um perfil da estrutura do setor agropecuário brasileiro.

A publicação, também disponibilizada no portal do IBGE na Internet, inclui, ainda, notas técnicas sobre a pesquisa e as conceituações necessárias à compreensão dos resultados publicados. O CD-ROM que a acompanha contém, além das informações do volume impresso, dados para mesorregiões, microrregiões e municípios para algumas características selecionadas, fornecendo um perfil da estrutura do setor agropecuário brasileiro.

Os resultados do Censo Agropecuário 2006, a exemplo dos realizados anteriormente, estão em consonância com as recomendações e os conceitos básicos consagrados pela Food and Agriculture Organization of the United Nation - FAO (Organização da Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), permitindo a comparabilidade internacional dessas estatísticas.