Pesquisa Anual de Comércio (PAC) - 2012


A Pesquisa Anual de Comércio (PAC), parte integrante do Sistema de Estatísticas Econômicas do IBGE, levanta informações referentes a pessoal ocupado, salários e retiradas, receitas, custos e despesas, entre outras, coletadas junto a mais de 80.000 empresas. A pesquisa tem por objetivo descrever as características estruturais básicas do segmento empresarial do comércio atacadista, varejista e dos representantes comerciais no País e suas transformações no tempo.

Caso sua empresa tenha sido selecionada, as informações podem ser fornecidas no questionário eletrônico da pesquisa e depois enviadas através do link: Enviar Dados Pesquisas Anuais

O IBGE agradece a todos que nos fornecem informações e nos auxiliam na compreensão dos dados, contribuindo para o aprimoramento da qualidade dos resultados da pesquisa.

Encontram-se disponíveis dois modelos de questionário: completo e simplificado. O IBGE, por critérios técnicos, já definiu qual o modelo de questionário as empresas devem preencher. A utilização inadequada do modelo acarretará um novo preenchimento.

Para a definição do modelo de questionário, o IBGE utilizou o seguinte critério:

MODELO COMPLETO: Aplicado a todas as empresas comerciais que, em 31 de dezembro do ano anterior ao de referência da pesquisa, tinham um quadro de pessoal ocupado de 20 ou mais pessoas, inclusive proprietários e sócios.

MODELO SIMPLIFICADO: Aplicado a empresas comerciais, selecionadas aleatoriamente, que, em 31 de dezembro do ano anterior ao de referência da pesquisa, tinham um quadro de pessoal ocupado inferior a 20 pessoas, inclusive proprietários e sócios.

Caso haja alguma dúvida sobre a Pesquisa/Modelo que a sua empresa deverá responder, utilize o link: Pesquisa de Empresas.

Para esclarecimentos sobre a pesquisa, envie um e-mail para o endereço eletrônico: cosec@ibge.gov.br

        Download PAC 2012 Questionário Modelo Completo => (v 1.01 - 30/04/2013)

        Download PAC 2012 Questionário Modelo Simplificado => (v 1.01 - 30/04/2013)

    Ano Anterior

          Download PAC 2011 Questionário Modelo Completo

          Download PAC 2011 Questionário Modelo Simplificado

Instruções para o download dos arquivos e instalação dos questionários:

1 - Transferência dos arquivos para a sua unidade C: