Institucional

Menu Institucional

Carta de Serviços ao Cidadão

A Carta de Serviços ao Cidadão tem por objetivo informar o cidadão dos serviços prestados pelo órgão ou entidade, das formas de acesso a esses serviços e dos respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público, sendo instituída pelo Decreto nº 6.932/2009, que trata de questões relativas ao atendimento ao cidadão no Poder Executivo Federal. Estas informações são importantes na construção da transparência pública e são úteis ao cidadão que quer entrar em contato com o IBGE.

Serviço oferecido

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

O IBGE oferece uma visão completa e atual do País, através do desempenho de suas principais funções:

  • Coordenação dos Sistemas de Informações Cartográficas e Estatísticas
  • Produção de informações estatísticas
  • Produção de informações geocientíficas
  • Produção de informações ambientais
  • Disseminação de informações

Requisitos, documentos e informações necessários para a utilização do serviço

Os serviços de atendimento do IBGE são prestados a todo e qualquer cidadão não sendo necessária a apresentação de nenhum documento nem requerida nenhuma informação obrigatória dos cidadãos.

Prestação do serviço

O provimento de informações pelo IBGE é realizado através de suas unidades de disseminação, nas capitais, sinalizadas com a logomarca da Instituição, com áreas de atendimento imediato presencial, oferecendo um dos maiores acervos de publicações impressas e eletrônicas, como também bases de dados, com informações estatísticas e geográficas do país.

Através do Portal do IBGE na Internet, o seu principal canal de comunicação, disponibiliza os resultados das pesquisas em páginas dinâmicas e arquivos para download e banco de dados.

Os produtos do IBGE são comercializados nas principais livrarias do país e também na Loja Virtual.

Todo o acervo institucional pode ser pesquisado no canal Biblioteca.

O IBGE oferece, também, atendimento via e-mail ibge@ibge.gov.br, respondendo aos usuários em um prazo padrão de 5 dias. Informações rápidas são atendidas através de seu call center (0800-721-8181), com tempo de espera da chamada de até 20 segundos.

Em casos de maior complexidade, o atendimento é feito pela Coordenação de Atendimento Integrado que está localizada na Rua General Canabarro, 706 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ.

Os usuários, ao serem atendidos, são recebidos por profissionais especialmente dedicados a prestar informações do IBGE.

Nos atendimentos presenciais os usuários são atendidos imediatamente sendo seguidas as prioridades de atendimento aos idosos e gestantes.

As Unidades de Atendimento do IBGE contam com limpeza, conforto e acessibilidade voltados a possibilitar aos usuários condições adequadas de atendimento.

Cada demanda por informações dos usuários é analisada pelas Equipes de Atendimento do IBGE que, de acordo com o seu grau de complexidade, pode ser respondida imediatamente ou através da mediação das equipes responsáveis pelos estudos e pesquisas do IBGE.

Ao encaminhar, por escrito, uma demanda por informações, o usuário é informado, por correspondência, pelo IBGE, quanto à estimativa de prazo de resposta.

A qualquer momento, a consulta sobre o andamento das demandas, encaminhadas às Equipes de Atendimento do IBGE, pode ser feita através de chamadas telefônicas ou de e-mail.

Havendo problema com um dos sistemas de atendimento, o usuário pode dirigir-se às demais formas de atendimento oferecidas pelo IBGE.

Forma de comunicação com o solicitante do serviço

As respostas às solicitações serão encaminhadas preferencialmente por e-mail, mas poderão utilizar os mesmos canais utilizados pelo cidadão no momento da sua manifestação, a saber: telefone ou atendimento presencial.

Sugestões e reclamações

Sugestões e reclamações, dirigidas por telefone, correspondência ou pessoalmente, são registradas e encaminhadas à Coordenação Geral do Centro de Documentação e Disseminação de Informações - CDDI, do IBGE, para posterior resposta ao cidadão.

Prazo máximo para a prestação do serviço

O prazo máximo de atendimento às manifestações feitas ao IBGE é de 20 dias. Em caso de questões complexas, que demandem pesquisa aprofundada do tema, tal prazo pode ser dilatado.

Missão Institucional

"Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania."