Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Malha de Setores Censitários

O que é

Compila, em formato digital, todos os Setores Censitários preliminares do Censo Demográfico 2022, com o objetivo de viabilizar a divulgação dos primeiros agregados de população e domicílios dos resultados do universo.

O Setor Censitário é a unidade territorial de coleta e divulgação de dados estatísticos do Censo Demográfico e corresponde a uma porção em que o Território Nacional é fragmentado, considerando-se a divisão político-administrativa brasileira, com vistas ao levantamento de estatísticas nos prazos estabelecidos para a coleta. Os Setores Censitários são identificados por um geocódigo único em nível nacional, composto a partir dos geocódigos do Subdistrito, do Distrito, do Município, do Estado e da Grande Região em que estão inseridos.

A Malha de Setores Censitários preliminares traduz, de forma geoespacial, o atual estágio dos processos de planejamento da Malha de Setores Censitários definitivos, que se encontra em consolidação, conforme os processos de aquisição, tratamento, e gerenciamento da Base Territorial. Os dados estão sincronizados ao recorte do Território Nacional, com a devida vinculação à divisão político-administrativa vigente em 31 de julho de 2022, data de referência da pesquisa, incluindo Unidades da Federação, Municípios, Distritos e Subdistritos, cuja identificação cadastral compõe os geocódigos dos Setores Censitários.

Os Setores Censitários ora representados são considerados preliminares porque, pela primeira vez, devido aos avanços tecnológicos, será possível, antes da divulgação dos agregados definitivos, implementar melhorias na Base Territorial e nas suas classificações territoriais a partir dos dados coletados na operação. Nesse sentido, o IBGE vem realizando vários procedimentos de crítica e adequação dos Setores Censitários à configuração territorial existente na data de referência da pesquisa para que alcancem a sua formatação definitiva, de tal forma a viabilizar uma nova agregação estatística acompanhada de maior quantitativo de variáveis associadas. São esperadas, portanto, divergências entre as feições, os limites e os atributos representados nesses Setores Censitários preliminares e aqueles de sua versão definitiva, cuja divulgação ocorrerá oportunamente.

Sobre a publicação - 2019 Malha Intermediária

A Malha Setorial de 2019 foi atualizada para a coleta do Censo Demográfico antes programado para 2020. Por se tratar de uma Malha Intermediária não contempla informação estatística de população ou domicílio, mas contém a situação atualizada da Divisão Político‐Administrativa Brasileira – DPA, vigente em 30/04/2019, constantes da Malha Municipal, também produzida anualmente pela Coordenação de Estruturas Territoriais da Diretoria de Geociências do IBGE.

A publicação de uma Malha de Setores Censitários Intermediária visa atender às demandas de diferentes usuários, na busca de compreensão do ordenamento territorial no Brasil entre as operações censitárias. Mesmo sem os dados estatísticos, pode subsidiar de modo eficaz a gestão e o planejamento em níveis municipal, estadual e regional; pesquisas variadas e negócios com forte componente espacial.

É resultado dos avanços tecnológicos, especialmente aqueles voltados para a aquisição por meio de ferramentas de sistemas de informações geográficas sobre bases cartográficas de referência e insumos de imagens ortorretificadas (aerofotogramétricas e orbitais) que são fundamentais para sua atualização anual, desde o Censo Agro 2017, são fundamentais para sua atualização anual. Desse esforço resultam ainda instrumental de apoio ao Censo e às pesquisas domiciliares, como cadernetas de setores e diversos mapas, especialmente os Mapas Municipais Estatísticos e os Mapas Municipais Urbanos. Para muitos Municípios estes mapas são produtos cartográficos essenciais e que, pela primeira vez, são divulgados a parte de uma operação censitária.

Saiba mais - 2019 Malha Intermediária

Setor Censitário

Cada setor censitário possui um número identificador, denominado geocódigo. É formado através da recomposição da hierarquia político-administrativa a qual o setor censitário pertence: os dois primeiros dígitos se referem ao código do estado; os cinco subsequentes se relacionam ao município; os dois seguintes indicam o distrito; os dois na sequência apontam o subdistrito; e, por fim, os quatro últimos ao setor censitário.

Formação do código de setor censitário

Foram mantidos os critérios para delimitação dos setores censitários das malhas censitárias anteriores, mas por se tratar de uma malha intermediária, as informações de setores estão limitadas ao geocódigo, à divisão político-administrativa e à situação do setor, que permite aprofundar e distinguir diferentes categorias de dispersão e aglomeração de domicílios no território, subsidiando uma classificação geral dos setores censitários em urbanos ou rurais.

A classificação de situação sofreu pequenas alterações para o próximo Censo Demográfico, conforme a tabela abaixo:

CÓDIGO DESCRIÇÃO
1 Área urbana com alta densidade de edificações
2 Área urbana com baixa densidade de edificações (inclui expansão urbana, novos loteamentos, áreas verdes desabitadas, etc.)
3 Núcleo urbano (inclui as antigas áreas urbanas isoladas e aglomerados rurais de extensão urbana da metodologia do Censo 2010)
5 Aglomerado rural: Povoado (caracterizado pela existência de comércio e serviços)
6 Aglomerado rural: Núcleo (vinculado a um único proprietário, fazenda ou estabelecimento agropecuário)
7 Aglomerado rural: Lugarejo (não dispõe de comercio e serviços como o povoado)
8 Área rural (caracterizada pela dispersão de domicílios e estabelecimentos agropecuários)
9 Massa d’água (porções de água que por motivos operacionais foram isoladas em setor censitário)

Quantitativos

  • 5568 Municípios;
  • 1 Distrito Federal (Brasília – DF);
  • 1 Distrito Estadual (Fernando de Noronha – PE);
  • 2 Áreas Estaduais Operacionais (Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim, ambas atribuídas ao Rio Grande do Sul).
  • 444.261 Setores Censitários

Arquivos – Formatos e atributos

  • 1. .shp: X_Setores_2019.shp e BR_Setores_2019.shp
  • 2. .kml: Y_Z_Setores_2019.kml
Nome Campo Tipo Tamanho Descrição
1 CD_SETOR Text 15 Geocódigo do setor
2 CD_SIT Text 1 Código de situação do setor
3 NM_SIT Text 50 Descrição do código de situação do setor
4 CD_UF Text 2 Geocódigo da Unidade Federativa
5 NM_UF Text 50 Nome da Unidade Federativa
6 SIGLA_UF Text 2 Sigla da Unidade Federativa
7 CD_MUN Text 7 Geocódigo do município
8 NM_MUN Text 60 Nome do município
9 CD_DIST Text 9 Geocódigo do distrito
10 NM_DIST Text 100 Nome do distrito
11 CD_SUBDIST Text 11 Geocódigo do subdistrito
12 NM_SUBDIST Text 100 Nome do subdistrito

onde:
X = sigla da Unidade Federativa
Y = Geocódigo do município
Z = Nome do município

  • A Malha Censitária disponibilizada é compatível com escalas de 1:5.000 a 1:250.000, sem supressão de pontos, de acordo com critérios técnicos preestabelecidos pela IBGE/DGC/CETE.
  • Sistema Geodésico de Referência – SIRGAS 2000
  • Sistema de Coordenadas Geográficas

Codificação de texto - UTF-8

Destaque:

Os limites aqui representados não devem ser considerados como sendo definitivos até a divulgação formal do Censo e também não refletem a configuração de Censos anteriores. Exprimem o esforço do IBGE em representar geometricamente um cenário que abrange a visão instantânea e aproximada em que a precisão das linhas dependem de diversos fatores, tais como, completude da legislação, tipo de feição, qualidade gráfica e atualização da cartografia disponível ou da resolução das imagens orbitais ou ortofotos utilizadas.

Devido à esta particularidade, é necessário destacar que:

  • O IBGE não se responsabiliza por definir a posse de qualquer ilha localizada em rios, lagoas, lagos, baías, estuários ou no oceano, que não esteja definida a sua subordinação político-administrativa na legislação, obedecendo a critérios hierárquicos no nível federal e estadual;
  • O IBGE não se responsabiliza por definir a posse ou a subordinação político-administrativa de imóvel urbano/rural, linhas de dutos, usinas, aeroportos, antenas, poços de petróleo/gás, áreas de mineração, torres de parques eólicos, praças de pedágio, posto fiscal e qualquer outra edificação ou instalação comercial ou industrial.

O IBGE agradece a comunicação de quaisquer discordâncias com relação à malha de setores alertando os usuários que o referido produto não pode ser objeto de certidões e nem têm eficácia jurídica como prova ao assumirem para si, qualquer responsabilidade sobre o uso desta malha para finalidades outras, estando o IBGE isento de qualquer responsabilidade.

Downloads

Notícias e Releases

IBGE lança Malha Setorial Intermediária 2021

O IBGE divulga hoje (21) a Malha Setorial Intermediária 2021 em formato digital, com a classificação...

21/11/2022

IBGE divulga Malha Setorial Intermediária 2020

Erramos: Correção no release de divulgação da Malha Setorial Intermediária 2020 O IBGE divulga hoje...

25/02/2021

IBGE lança Malha Setorial Intermediária 2019

O IBGE lança hoje (30) a Malha Setorial Intermediária 2019 em formato digital, com a classificação de...

30/07/2020

Ver mais notícias

Erramos