Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Geografia do Brasil

O que é

A série Geografia do Brasil  busca oferecer um estudo abrangente das macrorregiões brasileiras, destacando as interações espaciais que deram e dão consistência ao recorte macrorregional escolhido. É possível perceber, ao longo da série, as transformações que marcaram a dinâmica socioespacial do território. Ao mesmo tempo, a seleção dos temas abordados evidencia a adequação das pesquisas às novas orientações no campo dos estudos geográficos, no Brasil e no mundo. A série é produzida pelo IBGE desde a década de 1950, tendo sido lançado um volume único em 1960, abrangendo as macrorregiões então identificadas. As edições seguintes produziram estudos sobre o país para as décadas de 1960, 1970 e 1980, tendo havido um hiato nas décadas de 1990 e nos anos 2000.  Em 2016, o instituto retomou as discussões em torno de uma nova edição desse estudo lançando um volume intitulado Brasil – uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI.

Sobre a publicação - Geografia do Brasil - Anos 1970

A segunda série da Geografia do Brasil compõe-se de cinco volumes representando as Macrorregiões Norte, Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, respectivamente. O lançamento da segunda série encontrou sob novos moldes não só a Instituição como a pesquisa geográfica a ela afeta, ambas compondo um sistema essencialmente diferente do anterior à época em que a primeira edição foi lançada. Ao mesmo tempo que reflete as realidades do Brasil na década de 1970 permite demonstrar o estágio da Geografia brasileira no período.

Assim como o conjunto de volumes permaneceu fiel aos seus primeiros objetivos - divulgar o conhecimento do território brasileiro, suas diferenciações regionais e seus problemas, para uma variada gama de leitores - nele também está manifestado o então novo objetivo da Instituição que consistia na produção da informação geográfica atualizada para a tomada de decisões tanto a nível de Govemo como do setor privado.

Dentro desta tônica, embora os volumes sejam regionais, cada capítulo representa uma análise voltada de forma direta ou indireta para os objetivos acima indicados abordando os principais aspectos da organização do espaço brasileiro, orientação que é seguida desde o quadro natural, com seu corolário de recursos naturais conhecidos, até à população, aos sistemas de cidades, à energia, à atividade agrária e industrial e aos transportes, dando uma visão completa do quadro nacional.

Este aspecto de detalhamento da informação regional se alinhava as preocupações dos diferentes Planos Nacionais de Desenvolvimento, ou seja, a diminuição dos desequilíbrios regionais. Esta importância se acentua porque buscava apresentar a informação numa perspectiva global, representada pela soma de informações contidas nos cinco volumes, sem perder de vista as peculiaridades regionais. A extensão de cada capítulo, bem como o número de ilustrações (cartográficas, tabelas, gráficos e fotografias) refletem a maior complexidade da obra, em relação à anterior.

Esta série de volumes procura atingir ampla faixa de público-leitor, planejadores regionais, professores, estudantes, que nela encontra - as informações e referências que sua formação profissional venha a exigir, e todos aqueles que se interessam pelo amplo espectro dos prtoblemas da estrutura socioeconômica. Todos os volumes estão disponíveis em meio digital.

Acesso ao produto - Geografia do Brasil - Anos 1970

Publicação

Saiba mais - Geografia do Brasil - Anos 1970

Perguntas frequentes

O que é a Geografia do Brasil?
A série Geografia do Brasil busca oferecer um estudo abrangente das macrorregiões brasileiras, destacando as interações espaciais que deram e dão consistência ao recorte macrorregional escolhido. É possível perceber, ao longo da série, as transformações que marcaram a dinâmica socioespacial do território. Ao mesmo tempo, a seleção dos temas abordados evidencia a adequação das pesquisas às novas orientações no campo dos estudos geográficos, no Brasil e no mundo.

Qual a periodicidade da série?
A série é produzida pelo IBGE desde a década de 1950, tendo sido lançado um volume único em 1960, abrangendo as macrorregiões então identificadas. As edições seguintes produziram estudos sobre o país para as décadas de 1960, 1970 e 1980, tendo havido um hiato nas décadas de 1990 e nos anos 2000. Em 2016, o instituto retomou as discussões em torno de uma nova edição desse estudo lançando um volume intitulado Brasil – uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI.

A sua dúvida não foi respondida aqui?
Então entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento.