Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Geografia do Brasil

O que é

A série Geografia do Brasil  busca oferecer um estudo abrangente das macrorregiões brasileiras, destacando as interações espaciais que deram e dão consistência ao recorte macrorregional escolhido. É possível perceber, ao longo da série, as transformações que marcaram a dinâmica socioespacial do território. Ao mesmo tempo, a seleção dos temas abordados evidencia a adequação das pesquisas às novas orientações no campo dos estudos geográficos, no Brasil e no mundo. A série é produzida pelo IBGE desde a década de 1950, tendo sido lançado um volume único em 1960, abrangendo as macrorregiões então identificadas. As edições seguintes produziram estudos sobre o país para as décadas de 1960, 1970 e 1980, tendo havido um hiato nas décadas de 1990 e nos anos 2000.  Em 2016, o instituto retomou as discussões em torno de uma nova edição desse estudo lançando um volume intitulado Brasil – uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI.

Sobre a publicação - Geografia do Brasil - Anos 1960

A primeira série da Geografia do Brasil (Série A) foi o resultado de longos estudos que o Conselho Nacional de Geografia realizou através seus departamentos técnicos. Esse trabalho, embora tenha aproveitado os estudos realizados para a Enciclopédia dos Municípios tem caráter distinto dessa que se destinava à apreciação regional dos elementos celulares do  tecido político nacional. A Geografia do Brasil, embora estude o Brasil através a sua divisão pelas grandes Regiões que o formam, condensa conhecimentos gerais na amplitude de uma visão integral do País. Compõe-se a obra de cinco volumes, estudando, com profundidade as Grandes Regiões Brasileiras na época e distribuído das seguinte forma:   v. 1. Grande Região Norte;  v. 2. Grande Região Centro-Oeste;  v. 3. Grandes Regiões Meio-Norte e Nordeste;  v. 4. Grande Região Sul; e v. 5. Grande Região Leste. Os volumes foram lançados entre os anos de 1959 e 1968. Os volumes 2 e 3 não estão disponíveis em versão digital.

Acesso ao produto - Geografia do Brasil - Anos 1960

Publicação

Publicações - Geografia do Brasil - Anos 1960

Saiba mais - Geografia do Brasil - Anos 1960

Perguntas frequentes

O que é a Geografia do Brasil?
A série Geografia do Brasil busca oferecer um estudo abrangente das macrorregiões brasileiras, destacando as interações espaciais que deram e dão consistência ao recorte macrorregional escolhido. É possível perceber, ao longo da série, as transformações que marcaram a dinâmica socioespacial do território. Ao mesmo tempo, a seleção dos temas abordados evidencia a adequação das pesquisas às novas orientações no campo dos estudos geográficos, no Brasil e no mundo.

Qual a periodicidade da série?
A série é produzida pelo IBGE desde a década de 1950, tendo sido lançado um volume único em 1960, abrangendo as macrorregiões então identificadas. As edições seguintes produziram estudos sobre o país para as décadas de 1960, 1970 e 1980, tendo havido um hiato nas décadas de 1990 e nos anos 2000. Em 2016, o instituto retomou as discussões em torno de uma nova edição desse estudo lançando um volume intitulado Brasil – uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI.

A sua dúvida não foi respondida aqui?
Então entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento.