Folhas da Carta Internacional do Mundo, ao Milionésimo

Menu do Produto

O que é

A Base Cartográfica Integrada do Brasil ao Milionésimo Digital - bCIMd, é um produto cartográfico do IBGE, que retrata a situação vigente do território na escala de 1:1.000.000, através da representação vetorial das linhas definidoras dos elementos cartográficos de referência, agregados em categorias de informação, constantes das 46 folhas que compõe a coletânea da Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo - CIM.

A sua elaboração utilizou como fonte de referência os fotolitos que originaram a 3a edição atualizada das Cartas CIM (1999) dos quais foram extraídos todos os elementos representados.

As etapas de produção em ambiente Intergraph MGE e Geomedia envolveram os seguintes processos: conversão automática (rasterização), vetorização semi-automática e edição dos arquivos correspondentes às folhas, junção de blocos de folhas, consolidação dos polígonos representativos de elementos de área (lagos, ilhas, UFs, etc.), validação topológica, incorporação de atributos semânticos e conversão para outros formatos para disseminação da informação.

Entre as muitas aplicações a que se destina, a principal seria o controle de planos e programas de governo em função da ampla visão territorial que proporciona, propícia para atividades de acompanhamento e inspeção. É insumo básico, também, para a Carta Aeronáutica Mundial (WAC) e para o projeto de Mapeamento Global.

A bCIMd pode ser utilizada como componente geoespacial tanto de um Sistema Nacional de Planejamento quanto de um Sistema Nacional de Segurança Institucional. A infra-estrutura nacional de transportes, energia, água, telecomunicação, entre outros, também pode se valer da base integrada para armazenamento e atualização de informações.

Da bCIMd, podem ser derivados, ainda, mapas estaduais e regionais e mapas para a composição do Atlas Nacional e Escolar. Pode servir de base para a representação temática de dados estatísticos, como os relativos à distribuição de população e para a sistematização de recursos naturais e pesquisa ambiental.