Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Geografia do Brasil

O que é

A série Geografia do Brasil  busca oferecer um estudo abrangente das macrorregiões brasileiras, destacando as interações espaciais que deram e dão consistência ao recorte macrorregional escolhido. É possível perceber, ao longo da série, as transformações que marcaram a dinâmica socioespacial do território. Ao mesmo tempo, a seleção dos temas abordados evidencia a adequação das pesquisas às novas orientações no campo dos estudos geográficos, no Brasil e no mundo. A série é produzida pelo IBGE desde a década de 1950, tendo sido lançado um volume único em 1960, abrangendo as macrorregiões então identificadas. As edições seguintes produziram estudos sobre o país para as décadas de 1960, 1970 e 1980, tendo havido um hiato nas décadas de 1990 e nos anos 2000.  Em 2016, o instituto retomou as discussões em torno de uma nova edição desse estudo lançando um volume intitulado Brasil – uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI.

Sobre a publicação - Brasil – Uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI

A publicação Brasil – Uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI visa ampliar o conhecimento das expressivas alterações verificadas no território brasileiro como resultado das transformações econômicas, demográficas, políticas e ambientais ocorridas nas últimas décadas. Se até o século XX a análise do espaço geográfico brasileiro passava pelo grande movimento de estruturação do território nacional marcado pelos processos de industrialização e urbanização e pela constituição de um sistema econômico nacionalmente integrado, atualmente essa análise percorre diversas perspectivas de observação, algumas das quais o IBGE tem a satisfação de oferecer ao público na presente obra.

Tais são os olhares que ajudam a decifrar o Brasil contemporâneo, que tem seu território rearticulado e, ao mesmo tempo, fragmentado continuamente a partir de interesses de toda ordem, provenientes das escalas global, nacional, regional e local. São eles, também, que tornam o conhecimento geográfico imprescindível para se entender o presente e para prospectar o futuro de um País de dimensões continentais, cuja análise impõe a releitura de realidade regionais em constante transformação.

Organizada em nove capítulos, essa publicação reúne estudos que gravitam em torno da formação territorial do Brasil, de seu processo demográfico, da formação de suas cidades e da evolução do espaço rural e das atividades agropecuárias, da questão ambiental, bem como das formas contemporâneas de vivenciar e gerir as múltiplas diversidades que identificam o Brasil no mundo.

Acesso ao produto - Brasil – Uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI

Saiba mais - Brasil – Uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI

Perguntas frequentes

O que é a Geografia do Brasil?
A série Geografia do Brasil busca oferecer um estudo abrangente das macrorregiões brasileiras, destacando as interações espaciais que deram e dão consistência ao recorte macrorregional escolhido. É possível perceber, ao longo da série, as transformações que marcaram a dinâmica socioespacial do território. Ao mesmo tempo, a seleção dos temas abordados evidencia a adequação das pesquisas às novas orientações no campo dos estudos geográficos, no Brasil e no mundo.

Qual a periodicidade da série?
A série é produzida pelo IBGE desde a década de 1950, tendo sido lançado um volume único em 1960, abrangendo as macrorregiões então identificadas. As edições seguintes produziram estudos sobre o país para as décadas de 1960, 1970 e 1980, tendo havido um hiato nas décadas de 1990 e nos anos 2000. Em 2016, o instituto retomou as discussões em torno de uma nova edição desse estudo lançando um volume intitulado Brasil – uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI.

A sua dúvida não foi respondida aqui?
Então entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento.