Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Atualização dos Mapas Municipais

O que é

A "Atualização dos Mapas Municipais"(1) se refere aos Mapas dos Municípios que sofreram algum tipo de atualização em seus limites. Estas atualizações não atingiram todos os municípios brasileiros, de modo que não foram produzidos mapas para todos eles.

Os Mapas Municipais representam a Divisão Político-Administrativa intramunicipal (distritos e subdistritos), limites intermunicipais e interestaduais, e os principais elementos planimétricos e de hidrografia.

Os Mapas Municipais produzidos anualmente pelo IBGE levam em conta a situação atualizada da Divisão Político-Administrativa Brasileira (DPA). A dinâmica da DPA reflete as atualizações ocorridas nos limites territoriais dos municípios, no âmbito dos Acordos de Cooperação Técnica (ACT) que o IBGE mantém com órgãos estaduais, responsáveis pela Divisão Político-Administrativa.

As atualizações territoriais são realizadas em decorrência de um dos seguintes fatores: publicação de nova legislação, decisão judicial e relatórios/pareceres técnicos confeccionados pelos respectivos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado e encaminhados ao IBGE. Entretanto esclarecemos que os fatores mais comuns são os ajustes cartográficos a partir dos relatórios/pareceres técnicos confeccionados pelos Estados e a publicação pelo Estado de nova Legislação atualizando os limites municipais.

As versões dos anos 2012 a 2019 atualizam a coleção dos Mapas Municipais Estatísticos do Censo 2010:
https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/mapas-municipais/27440-mapas-municipais-para-fins-estatisticos.html

E as versões entre 2021 e 2022 atualizam a coleção dos Mapas Municipais 2020:
https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/mapas-municipais/31452-colecao-de-mapas-municipais.html

Nota(1): A publicação "Atualização dos Mapas Municipais" passa a vigorar como renovação dos "Mapas Municipais das Estimativas Populacionais"

Sobre a publicação - 2021

As estimativas de população anuais produzidas pelo IBGE levam em conta a situação atualizada da Divisão Político-Administrativa Brasileira – DPA, com as atualizações ocorridas nos limites municipais a partir de análises efetuadas, no âmbito dos convênios de cooperação técnica que o IBGE mantém com órgãos estaduais para consolidação dos limites municipais.

As atualizações territoriais encaminhadas por estes órgãos ao IBGE no período entre 01/maio/2020 até a data de 30/abril/2021 foram incorporadas na metodologia das Estimativas Populacionais de 2021. A listagem dos municípios participantes podem ser consultada no seguinte documento: Estimativas da população residente para os municípios e para as unidades da federação brasileiros com data de referência em 01 de julho de 2021: [notas metodológicas], disponível no site do IBGE.

UNIDADE DA FEDERAÇÃO Nº DE MUNICÍPIOS ATUALIZADOS
MA 03
PI 03
CE 02
AL 06
BA 02
SP 08
PR 15
RS 09
MT 48
GO 246
TOTAL 342

Cabe destacar que os Municípios que não constem na lista das Estimativas Populacionais 2021, não tiveram o mapa atualizado no referido ano, e, seus mapas podem ser encontrados no repositório do Censo 2010, ou, nas pastas dos anos subsequentes, entre 2011 e 2020, se sofreram atualização de seus limites.

Acesso ao produto - 2021

Saiba mais - 2021

Downloads

Notícias e Releases

IBGE atualiza dados geográficos de estados e municípios brasileiros

O IBGE divulga hoje (29) a atualização de três estudos anuais de Geociências: Malha Municipal Digital...

29/03/2023

IBGE atualiza dados geográficos de estados e municípios brasileiros

O IBGE está lançando hoje a atualização de três estudos anuais de Geociências: Malha Municipal Digital...

09/03/2022

IBGE atualiza dados geográficos de estados e municípios brasileiros

O IBGE lança hoje (1º) a atualização de três estudos anuais de Geociências: Malha Municipal Digital 2020,...

01/03/2021

IBGE atualiza dados geográficos de estados e municípios brasileiros

Revisões anuais de áreas e limites territoriais e estimativa populacional foram publicadas em três estudos...

20/05/2020

IBGE atualiza mapas de 663 municípios e limites estaduais

O IBGE atualizou os mapas de 663 municípios que tiveram mudanças de área e de limites entre maio de 2018...

20/05/2020

Ver mais notícias