Tipologia Intraurbana: Espaços de diferenciação socioeconômica nas Concentrações Urbanas do Brasil

Menu do Produto

O que é

O estudo Tipologia Intraurbana: Espaços de diferenciação socioeconômica nas Concentrações Urbanas do Brasil retrata a diversidade das condições de vida da população. Alinhado às necessidades de se aprofundar o conhecimento das formas de organização da estrutura interna das cidades, o IBGE apresenta os resultados obtidos em uma escala de detalhe maior do que a do município. Tal esforço vem a contribuir para o planejamento urbano junto às instituições nacionais, além de ampliar o diálogo com as organizações internacionais voltadas para a transformação dos espaços urbanos de modo sustentável.

A metodologia adotada em sua elaboração apoiou-se em sucessivas análises de agrupamentos de temas ligados à adequação de moradia e condições socioeconômicas da população, nas 63 maiores Concentrações Urbanas do País (mais de 300 mil habitantes), além das Cidades de Palmas e Boa Vista, capitais dos Estados do Tocantins e de Roraima, respectivamente. O conjunto totalizou 435 municípios analisados, onde residiam, segundo o Censo Demográfico 2010, mais de 96 milhões de habitantes, ou 50,4% da população do Brasil naquele ano.

Os resultados propiciaram a criação de 11 tipos intraurbanos que representam as diversas condições de vida dos habitantes nos tecidos urbanos de nossas cidades. A análise dos dados foi realizada em quatro dimensões: a primeira caracteriza cada tipo intraurbano e seus respectivos subtipos; a segunda discute a distribuição dos tipos em escala nacional e nas Grandes Regiões do país; a terceira identifica alguns padrões de estrutura de condições de vida associando-os à forma urbana que as caracterizam; e, por fim, a quarta abordagem reúne as Concentrações Urbanas de mesmo porte populacional conforme a distribuição da população segundo os tipos intraurbanos.

Esta publicação conclui, assim, uma série de estudos sobre as escalas de urbanização elaboradas pelo IBGE. Nela são apresentados os principais pontos conceituais adotados, a metodologia empregada e as análises efetuadas. Um conjunto de apêndices ao final da publicação, vastamente ilustrados com mapas, quadros, gráficos e tabelas, complementa seu conteúdo.

Sobre - Tipologia Intraurbana: Espaços de diferenciação socioeconômica nas Concentrações Urbanas do Brasil

Nenhum conteúdo disponível para exibição

Acesso ao produto - Tipologia Intraurbana: Espaços de diferenciação socioeconômica nas Concentrações Urbanas do Brasil

Plataforma Geográfica Interativa

Acesse aqui

Principais resultados - Tipologia Intraurbana: Espaços de diferenciação socioeconômica nas Concentrações Urbanas do Brasil

Nenhum conteúdo disponível para exibição

Downloads

Informações técnicas - Tipologia Intraurbana: Espaços de diferenciação socioeconômica nas Concentrações Urbanas do Brasil

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Parcerias

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Resoluções e legislação

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Saiba mais - Tipologia Intraurbana: Espaços de diferenciação socioeconômica nas Concentrações Urbanas do Brasil

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Métodos e documentos de referência - Tipologia Intraurbana: Espaços de diferenciação socioeconômica nas Concentrações Urbanas do Brasil

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Publicações - Tipologia Intraurbana: Espaços de diferenciação socioeconômica nas Concentrações Urbanas do Brasil

    Erramos

    • Alteração no calendário - Tipologia Intraurbana

      Data de publicação: 30/11/2017 12:11

       

      Descrição: Alteração da data de divulgação, no 1º semestre de 2017, do produto: "Tipologia Intraurbana: espaços de diferenciação sócio econômica nas concentrações urbanas do Brasil" de maio de 2017 para 30/11/2017.

      Ações: Alteração do mes de divulgação já executada e disponível na internet.