Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Regiões Rurais | 2015

O que é

As Regiões Rurais têm por objetivo elaborar a divisão regional do Brasil a partir da dinâmica geográfica traçada pela produção agroindustrial no território nacional. Em termos conceituais-metodológicos, ele se alinha ao movimento de complementaridade entre a produção geográfica e estatística do IBGE ao propor uma base regional adequada para a divulgação das estatísticas agropecuária dessa instituição.

As Regiões Rurais configuram uma regionalização aderente não só as diferenças geográficas que caracterizam o espaço rural brasileiro, como em sintonia com as terras legalmente delimitadas para fins de preservação cultural e ambiental e os grandes espaços urbanos do país. Nesse sentido, a divisão regional irá proporcionar uma divulgação dos dados censitários mais próxima às demandas da sociedade em torno da produção de informações segundo recortes territoriais cada vez mais ajustados às diversas formas de ocupação construídas ao longo do tempo.

 

Sobre a publicação - 2015

As Regiões Rurais 2015 constituem a contribuição mais recente da longa tradição de estudos rurais desenvolvidos pelo IBGE ao processo de integração das informações estatísticas àquelas geradas no âmbito dos estudos e análises geográficas referentes ao agro nacional.

Assim, para a realização desse projeto foi fundamental o desenvolvimento de um referencial conceitual-metodológico que permitisse operacionalizar os novos conceitos do rural brasileiro que passam, na atualidade, pela compreensão da dinâmica territorial brasileira. Nesse contexto estão aí incluídas tanto as marcadas diferenças regionais que caracterizam o espaço geográfico de um país de dimensões continentais como o Brasil, como aquelas derivadas dos inúmeros fluxos econômicos que transpassam esse imenso espaço contínuo acentuando tais diferenças.

Tendo por base os conceitos, métodos e passos operacionais desenvolvidos no Relatório Técnico, foi possível definir as 104 Regiões Rurais Brasileiras, compostas pelo somatório de municípios contíguos identificadas segundo códigos e numeração obedientes a padrões estabelecidos pelo IBGE.

Finalmente, as Regiões Rurais ora propostas têm por objetivo proporcionar uma divulgação dos dados estatísticos mais próxima às novas demandas da sociedade em torno da produção de informações segundo recortes territoriais cada vez mais ajustados às diversas formas de povoamento construídas ao longo do tempo pela sociedade brasileira em seu imenso território nacional.

Acesso ao produto - 2015

Saiba mais - 2015

Downloads

Notícias e Releases

IBGE define 104 Regiões Rurais no Brasil

  O IBGE divulga hoje, 30 de abril de 2015, a 1ª parte do projeto Regiões Rurais, que tem por objetivo...

30/04/2015

Ver mais notícias

Perguntas frequentes

O que são as Regiões Rurais?
As Regiões Rurais têm por objetivo elaborar a divisão regional do Brasil a partir da dinâmica geográfica traçada pela produção agroindustrial no território nacional.

Como foram definidas as Regiões Rurais?
Foram utilizados conceitos de divisões regionais baseadas em área e estudos regionais (ou área de influência) baseados em redes. As primeiras definem espaços de contiguidade e uso da terra, enquanto os segundos, espaços polarizados estruturados por funções e fluxos. Embora distintos, os conceitos não são excludentes, e é de seu entrecruzamento que resultam alguns dos processos de regionalização mais complexos e abrangentes. Além de uma visão integrada do espaço rural com os centros urbanos nacionais, o projeto incorporou também a presença de grandes Terras Indígenas e Unidades de Conservação, que compõem, nos dias atuais, um complexo mosaico do território brasileiro muito além da estrita produção agropecuária.

Quantas Regiões Rurais foram identificadas no estudo de 2015?
Foram identificadas 104 Regiões Rurais.

Qual a relação das Regiões Rurais com o espaço urbano brasileiro?
As 104 Regiões Rurais foram designadas por uma ou mais cidades que articulam essas regiões. Essas cidades foram classificadas segundo sua importância na rede urbana brasileira, o que permite uma leitura conjugada das Regiões Rurais identificadas pela pesquisa aos centros urbanos de importância local, regional e nacional.

Qual a periodicidade de atualização das Regiões Rurais?
A atualização do estudo é decenal sempre após o último Regiões de Influência das Cidades - REGIC e o Censo Agropecuário de onde são retirados os dados que compõem um dos critérios de delimitação desses recortes. Fica a critério do IBGE, por necessidade ou conveniência, a realização de ajustes nos ciclos de atualização dos produtos

A sua dúvida não foi respondida aqui?
Então entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento.