Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Divisão Urbano Regional

O que é

A Divisão Urbano-Regional constitui uma contribuição do IBGE à análise da dinâmica territorial brasileira, fornecendo uma visão regional do Brasil a partir dos fluxos articulados por sua rede urbana. A identificação e delimitação dos novos desenhos regionais, aqui chamadas de Regiões de Articulação Urbana, encontram-se fortemente vinculadas à compreensão das transformações socioespaciais que ocorrem no país e também à maneira como se apreende essas transformações. Todas as regiões identificadas são formadas a partir de uma cidade que comanda a sua região, estabelecendo relacionamentos entre agentes e empresas nos respectivos territórios.

 

Sobre a publicação - 2021 - 2ª edição

Os modelos de divisão regional elaborados pelo IBGE representam diferentes concepções na abordagem e na identificação de seus elementos estruturais. Assim, cada quadro regional expressa as múltiplas possibilidades de leitura da organização espacial do território brasileiro e constitui uma das representações possíveis. A Divisão Urbano-Regional do Brasil, elaborada, pela primeira vez, em 2013, espelha um desses modelos de regionalização e privilegia, em sua construção, a estrutura urbana como elemento de organização do espaço, tendo como foco a identificação de regiões onde as Cidades se articulam de modo coeso em três escalas de Regiões de Articulação Urbana: Regiões Ampliadas, Regiões Intermediárias e Regiões Imediatas.

Com esta publicação, o IBGE divulga a segunda edição desse modelo de divisão regional, o qual deriva de um processo de regionalização resultante da pesquisa Regiões de Influência das Cidades - Regic 2018, divulgada em 2020, e incorpora os Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil, cuja identificação e delimitação foram trazidas a público pelo Instituto em 2016. Esse processo de regionalização é construído a partir da definição de critérios que distinguem as Regiões de Articulação Urbana, utilizando-se como referenciais a rede urbana brasileira, a hierarquia de seus centros e suas áreas de influência, além de informações adicionais sobre as gestões pública e privada do País e o consumo de bens e serviços. Na presente edição, foram definidos ainda, pela primeira vez, no interior das Regiões Imediatas, Subnúcleos que compartilham funções de apoio aos Núcleos das Regiões Imediatas e atuam de maneira a complementar as esferas de planejamento, de gestão pública e de fornecimento de bens e serviços difundidas dos principais polos urbanos do País, o que possibilita uma compreensão mais acurada dos espaços na escala Imediata.

A publicação, também disponibilizada no portal do IBGE na Internet, discorre sobre a atual configuração da Divisão Urbano-Regional do Brasil, em que se destacam, em variadas ilustrações, as principais transformações ocorridas ao longo do período, com realce para as permanências e modificações registradas nas Regiões de Articulação Urbana em relação a 2013. O volume inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre os critérios classificatórios adotados nesse modelo de regionalização e as principais alterações observadas face ao anterior, bem como um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão desses resultados.

 A presente Divisão Urbano-Regional do Brasil oferece uma visão contemporânea do País, centrada em uma de suas múltiplas facetas: a diversidade dos processos de interação espacial que impulsionam os fluxos materiais e imateriais entre as Cidades e configuram, no território, as Regiões de Articulação Urbana.

Publicações - 2021 - 2ª edição

Saiba mais - 2021 - 2ª edição

Downloads

Notícias e Releases

Ascensão de Vitória à metrópole diminui relevância do Rio de Janeiro na região Sudeste

Uma das três novas metrópoles do país, segundo a pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic 2018),...

15/12/2021

IBGE divulga Divisão Urbano-Regional do Brasil

O IBGE divulga hoje, 18 de junho de 2013, a Divisão Urbano-Regional do Brasil, que integra e conclui...

18/06/2013

Ver mais notícias

Erramos

Perguntas frequentes

O que é a Divisão Urbano Regional?
A Divisão Urbano Regional se constitui em um recorte territorial em três diferentes níveis escalares que recobre todo o território nacional. Nesta divisão, cada região criada é contígua e cada município pertence a uma única unidade territorial. Uma especificidade inerente ao trabalho é a identificação de um município polo para cada região. Poe ter como base a rede urbana, os seus limites não ficam restritos aos limites estaduais. A identificação e delimitação dos novos desenhos regionais, aqui chamadas de Regiões de Articulação Urbana, encontram-se fortemente vinculadas à compreensão das transformações socioespaciais que ocorrem no país e também à maneira como se apreende essas transformações.

O que são as Regiões de Articulação Urbana?
O presente estudo identificou regiões em três escalas de referência, nomeadas como Regiões Ampliadas de Articulação Urbana, Regiões Intermediárias de Articulação Urbana e Regiões Imediatas de Articulação Urbana. As Regiões de Articulação Urbana são espaços pautados numa organização em rede, onde os centros de gestão do território e os fluxos determinam as vinculações e o arranjo regional. Porém, tais características apenas refletem processos históricos que se formaram pela interação entre vários atores e palcos, tais como: os domínios ecológicos; a população; as atividades agrícolas e industriais; os transportes e as atividades terciárias, e que, ainda que subjacentes nessa análise permitem uma visão da diversidade do país.

Qual a periodicidade de atualização dos Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil?
A atualização do estudo é decenal sempre após o último Regiões de Influência das Cidades - REGIC de onde são retirados os dados que compõem um dos critérios de delimitação desses recortes. Fica a critério do IBGE, por necessidade ou conveniência, a realização de ajustes nos ciclos de atualização dos produtos

A sua dúvida não foi respondida aqui?
Então entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento.