Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Tabelas para cálculos no sistema de projeção universal transverso de mercator (UTM)

O que é

A superfície geométrica adotada como figura da Terra, nesse Sistema Geodésico, coincide com a do Elipsóide Internacional de Referência de 1967, então recomendado pela Associação Geodésica Internacional, na Assembléia Geral de Lucerne, para uso universal. Considerando as decisões e recomendações anteriores, os cálculos das posições planas dos pontos na superfície terrestre passaram, desde então, a ser conduzidos segundo o Elipsóide lnternaclonal de 1967.

Sobre a publicação - 1995 Tabelas para cálculos no sistema de projeção universal transverso de mercator (UTM), (elipsoide internacional de 1967) 

A partir de 1977 a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - passou a adotar o Sistema Geodésico Sul-Americano de 1969 (SAD-69) como referencial para os trabalhos geodésicos em território brasileiro.

A superfície geométrica adotada como figura da Terra, nesse Sistema Geodésico, coincide com a do Elipsóide Internacional de Referência de 1967, então recomendado pela Associação Geodésica Internacional, na Assembléia Geral de Lucerne, para uso universal.

A presente edição, revisada pelo autor Engenheiro Luiz Paulo Souto Fortes, Chefe da Divisão de Pesquisas e Análises do Departamento de Geodésia, tem por objetivo continuar oferecendo à comunidade cartográfica nacional as tabelas necessárias à realização dos cálculos no Sistema Projetivo Universal Transverso de Mercator - UTM.

Publicações - 1995 Tabelas para cálculos no sistema de projeção universal transverso de mercator (UTM), (elipsoide internacional de 1967) 

Saiba mais - 1995 Tabelas para cálculos no sistema de projeção universal transverso de mercator (UTM), (elipsoide internacional de 1967)