Serviço online para pós-processamento de dados GNSS - IBGE-PPP

Menu do Produto

O que é

O IBGE-PPP (Posicionamento por Ponto Preciso) é um serviço online gratuito para o pós-processamento de dados GNSS (Global Navigation Satellite System), que faz uso do programa CSRS-PPP (GPS Precise Point Positioning) desenvolvido pelo NRCan (Geodetic Survey Division of Natural Resources of Canada). Ele permite aos usuários com receptores GPS e/ou GLONASS, obterem coordenadas referenciadas ao SIRGAS2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas) e ao ITRF (International Terrestrial Reference Frame) através de um processamento preciso. O IBGE-PPP processa dados GNSS (GPS e GLONASS) que foram coletados por receptores de uma ou duas frequências no modo estático ou cinemático.

Os resultados são fornecidos através de relatórios os quais são aceitos pelo INCRA em processos para a certificação de imóveis rurais. Esta orientação encontra-se no manual técnico de posicionamento para o georeferenciamento de imóveis rurais - ano 2013( aplicação da lei 102267 - 28/08/2001)

É necessário apenas que o usuário informe o arquivo de observação no formato RINEX ou HATANAKA, se o levantamento foi realizado no modo estático ou cinemático, o modelo e a altura da antena utilizada, e um e-mail válido. Ao final do processamento será disponibilizado um link para obtenção dos arquivos com os resultados.

Sobre - Serviço online para pós-processamento de dados GNSS

Nenhum conteúdo disponível para exibição

Acesso ao produto - Serviço online para pós-processamento de dados GNSS

Nenhum conteúdo disponível para exibição

Principais resultados - Serviço online para pós-processamento de dados GNSS

Nenhum conteúdo disponível para exibição

Downloads

Informações técnicas - Serviço online para pós-processamento de dados GNSS

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Parcerias

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Resoluções e legislação

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Saiba mais - Serviço online para pós-processamento de dados GNSS

    Informações importantes:

    Erros, melhoramentos e atualizações:

    No dia 07-04-2009 foi detectado e corrigido um erro no aplicativo que reduz as coordenadas SIRGAS para a data 2000.4. Essas coordenadas são apresentadas no relatório PDF. Arquivos de observação processados entre os dias 02 e 06-04-2009 deverão ser re-processados.

    A partir das 18h do dia 27-07-2009, o método de processamento utilizando apenas a observável L1 foi alterado, passando a considerar o código como observável processada, e modelos de ionosfera disponibilizados pelo IGS. Para arquivos de observação com as freqüências L1/L2, nada foi alterado. Constatou-se que com as alterações realizadas, a precisão das coordenadas determinadas com o IBGE-PPP utilizando a observável L1 melhorou em aproximadamente 40% na planimetria e 50% na altimetria.

    A partir das 14h50min do dia 11-12-2009, o IBGE-PPP passou a utilizar a versão atualizada da grade de velocidades do modelo VEMOS, intitulada VEMOS2009 (Drewes and Heidbach 2009). Algumas alterações nas coordenadas referenciadas à época 2000.4 determinadas antes e após a mudança poderão ocorrer. As coordenadas determinadas na data do levantamento não sofrerão qualquer alteração.

    O link com o resultado do processamento de arquivos submetidos ao IBGE-PPP que continham em seus nomes caracteres especiais como, por exemplo, ~, ç, ^, não estavam conseguindo ser acessados. Esse problema já foi solucionado (16/12/2009), entretanto os arquivos deverão ser reprocessados.

    A partir das 11h55m do dia 07 de julho de 2010, as altitudes ortométricas foram calculadas usando o novo Modelo de Ondulação Geoidal - MAPGEO2010.

    Devido a problemas apresentados, desde as 16h42m do dia 26 de janeiro de 2010, o IBGE-PPP não está utilizando modelo de ionosfera nos processamentos de dados de uma freqüência (L1). Algumas alterações nas coordenadas determinadas poderão ocorrer. Estamos trabalhando para solucionar esse problema, e tão logo se resolvam, esses modelos serão utilizados novamente nos processamentos. Para os dados com dupla-freqüência (L1&L2) nada muda.

    Para observações GPS realizadas a partir do dia 17 de abril de 2011 (semana GPS 1632), o IBGE-PPP passará a utilizar no processamento os novos valores dos desvios de centro de fase absoluto das antenas disponibilizados pelo IGS: IGS08.ATX. Para modelos de antenas que tiveram seus valores de centro de fase alterados, variações nas coordenadas determinadas a partir de levantamentos GPS realizados antes e após essa data poderão ocorrer, principalmente na componente altimétrica.

    No período de 26 de janeiro de 2010 a 14 de março de 2012, o IBGE-PPP não utilizou modelo de ionosfera nos processamentos de observações GPS de uma frequência (L1). Durante esse período, as observações de uma frequência foram processadas sem correção ionosférica.

    Com o propósito de fornecer resultados de melhor qualidade pelo serviço IBGE-PPP, a partir de 30 de novembro de 2013 foram implementadas as seguintes melhorias:

    • Processamento GNSS (desde que os dados fornecidos pelo usuário sejam GNSS) 36 horas após o término do rastreio e em pontos observados no território nacional;
    • Processamento GPS partir de 2h30m após o término do rastreio e em pontos observados no território nacional;
    • Aplica a correção dos erros dos relógios dos satélites a cada 30 segundos;
    • Correção dos efeitos da troposfera através da função de mapeamento GMF (Global Mapping Function);
    • Cálculo da temperatura e pressão baseado no modelo empírico GPT (Global Pressure and Temperature);
    • Saída PDF com gráficos da precisão e convergência das coordenadas.

    Devido a problemas operacionais, os resultados obtidos entre os dias 14/01/2014 e 27/01/2014 foram gerados de forma incompleta, recomendando-se aos usuários submeterem seus dados novamente.

    No dia 22/07/2014 o serviço IBGE-PPP foi atualizado para a versão V1.05_34613 na qual foram realizadas as seguintes mudanças:

    • Nova modelagem para o cálculo do GDOP ( informado a cada época no arquivo POS) é estimado de forma a proporcionar resultados mais realistas;
    • Inclusão da correção ionosférica de primeira ordem para os satélites GLONASS;
    • Limites específicos para cada satélite na detecção e correção das perdas de ciclo;
    • Inclusão da Tendência Inter-frequencia (DCBs - Differential Code Biases) para os satélites GLONASS;
    • Implementação de uma modelagem de deriva mais refinada para os satélites GPS dos blocos IIA e IIF;
    • Inclusão das coordenadas UTM na saída do relatório PDF.

    A partir das 14h24m do dia 27/05/2015 as tolerâncias (ou filtragem) para detecção de perdas de ciclo foram alteradas.
    Deste modo, as tolerâncias para a combinação Narrowlane passaram de 20 cm para 8.1 cm, e para a combinação Widelane passaram de 150 cm para 130 cm. 
    Essa alteração pode melhorar a precisão das coordenadas, principalmente em resultados onde houve uma grande quantidade de observações rejeitadas. 
    Portanto, recomenda-se que o usuário sempre verifique no arquivo SUM o item 3.2 que contém as informações das observações processadas e rejeitadas. 
    No caso do processamento ter sido realizado antes de 27/05/2015 (14h24m) e a quantidade de observações rejeitadas for maior do que as processadas, sugerimos que reprocesse novamente os dados, devido a alteração dos parâmetros de filtragem.

    No dia 07/07/2015 algumas inconsistências na versão V1.05_34613 foram corrigidas, não caracterizando, entretanto, uma nova versão do programa.

    A partir do dia 07/07/2015 as observações realizadas fora do Brasil são processadas com arquivos de relógios dos satélites disponibilizados pelo IGS, interpolados a cada 30 segundos. Os processamentos realizados antes desta data eram realizados com arquivos de relógios dos satélites disponibilizados pelo IGS, interpolados a cada 5 minutos.

    No dia 07/07/2015 foi incluída na página www.ppp.ibge.gov.br/ppp.htm a pergunta através da qual o usuário autoriza ou não o IBGE a usar os resultados do processamento para avaliação de produtos e informações cartográficas e geodésicas, bem como do serviço IBGE-PPP.

    A partir das 13h30m do dia 30 de novembro de 2015, as altitudes ortométricas estão sendo calculadas usando o Modelo de Ondulação Geoidal MAPGEO2015.

    Para observações GNSS realizadas a partir do dia 29 de janeiro de 2017 (semana GPS 1934), um novo referencial (IGS14) e um novo conjunto atualizado de calibração de antenas (igs14.atx) serão utilizados pelo serviço IBGE-PPP. Em virtude disso, um novo conjunto de parâmetros de transformação serão utilizados para transformar as coordenadas no referencial SIRGAS2000. Essas mudanças poderão gerar pequenas alterações nas coordenadas determinadas pelo IBGE-PPP, principalmente na altitude. Para maiores informações sobre o IGS14 acesse:
    https://igscb.jpl.nasa.gov/pipermail/igsmail/2016/008589.html

    No dia 07/04/2017 o serviço IBGE-PPP sofreu as seguintes alterações:

    • Atualização do programa substituindo a versão CSRS-PPP 1.05/34613 pela versão 1.05/11216.
    • Implementação do uso dos parâmetros de orientação terrestre (NRCan e IGS) nos processamentos GNSS.
    • Adoção do modelo GPT2 para o cálculo dos dados meteorológicos da superfície, incluindo o cálculo da umidade relativa.
    • Alteração do método de processamento GNSS para dados de observações de receptores de uma frequência. Agora, passa-se a processar ambos pseudodistância e fase, melhorando as soluções determinadas para esse tipo de equipamento.

    A partir das 09h41m do dia 23/02/2018 o serviço IBGE-PPP passou a utilizar a versão 1.05/11216 atualizada do programa CSRS-PPP. Essa atualização desabilita a ponderação de outiliers, permite o processamento de dupla-frequência (L3) sem a necessidade da presença da observável P2, além de corrigir pequenos bugs.

    Métodos e documentos de referência - Serviço online para pós-processamento de dados GNSS

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Publicações - Serviço online para pós-processamento de dados GNSS

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Processar os dados

    

    !!ALERTA!!

    A partir do dia 07/04/2017 substituição da versão CSRS-PPP 1.05/34613 pela 1.05/11216
    Para maiores informações clique aqui

    Ver o manual completo (arquivo .pdf)

    Seja um colaborador do Sistema Geodésico Brasileiro!

    Prezado usuário, caso tenha feito o levantamento em uma estação geodésica do IBGE (VT, RN ou SAT), a sua colaboração será de grande valia para a atualização das informações do Sistema Geodésico Brasileiro - SGB, fornecendo-nos o código estampado na chapa da estação no campo abaixo (por exemplo: 1120R):
    Esta opção não é obrigatória. Caso não esteja fazendo o levantamento em um marco do SGB deixe em branco.


    Os valores selecionados abaixo serão adotados para todos os RINEX que estejam comprimidos em um único arquivo:

    Nota: O processamento iniciará após a transferência do arquivo, o que pode demorar alguns minutos.
    Caso o resultado não comece a apareçer em 2 horas, por favor reprocesse.

    Resultado do processamento

    Erramos

    Nenhum conteúdo disponível para exibição


    1º Prêmio Fotográfico
    Censo Agro 2017

    Veja e vote na fotografia mais bonita