Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Unidades de Relevo 1:5.000.000 | 2006

O que é

Mapa de Unidades de Relevo do Brasil, na escala de 1:5.000.000, visa oferecer uma visão sintética do relevo brasileiro, segundo uma classificação sistemática dos fenômenos geomorfológicos, incluindo os Domínios Morfoestruturais, as Regiões Geomorfológicas, as Unidades de Relevo e os Modelados. 

Saiba mais - 2006

O Mapa apresenta o número de unidades de relevo identificadas no país (depressões, morros, montanhas, vales, entre outras) um total de 167 unidades. A primeira edição, de 1993, contava com apenas 65 unidades. O aumento resulta do detalhamento de trabalhos realizados na Amazônia Legal, nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul, possibilitado pelo desenvolvimento tecnológico (observação por satélite e novas tecnologias de sensoreamento remoto e de posicionamento global) e por melhorias de acesso (novas estradas e equipamentos).

O relevo é um dos elementos do ambiente físico que, por sua natureza, mais interagem com os demais componentes ambientais – clima, vegetação, águas e solos - em múltiplas relações de causa e efeito. Por isso exerce influência sobre a distribuição da população e, em certa medida, condiciona as atividades econômicas e a estruturação da rede viária, com reflexos sobre a circulação de riquezas e de mercadorias. Seu conhecimento e representação, portanto, são de grande interesse para compreensão da organização territorial.

Downloads