Atlas de Saneamento

Menu do Produto

O que é

Nenhum conteúdo disponível para exibição

Sobre - 2011 Atlas de Saneamento

O Atlas de saneamento 2011 fornece informações atualizadas sobre o saneamento através de uma leitura geográfica das estatísticas contidas na Pesquisa Nacional de Saneamento Básico - PNSB 2008.

Acesso ao produto - 2011 Atlas de Saneamento

Atlas de saneamento 2011

Acesse aqui

Portal de Mapas

Acesse aqui

Principais resultados - 2011 Atlas de Saneamento

Nenhum conteúdo disponível para exibição

Downloads

Informações técnicas - 2011 Atlas de Saneamento

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Parcerias

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Resoluções e legislação

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Saiba mais - 2011 Atlas de Saneamento

    A trajetória da pesquisa de saneamento no IBGE, saindo de uma abordagem inicialmente restrita ao campo econômico, passando pelas estatísticas sociais e chegando aos temas territoriais e ambientais, acompanhou, de certo modo, a evolução de seu entendimento enquanto uma questão complexa que requer uma compreensão geográfica e, portanto, integradora, das relações sociedade-natureza que interferem no cotidiano da população brasileira, notadamente daquela que habita os grandes centros urbanos do país. A questão do saneamento não pode ser vista, assim, de forma homogênea e muito menos linear em todo o território nacional. Ao contrário, ela requer uma abordagem coerente com a diversidade ambiental e social que interfere, dinamicamente, na própria compreensão dessa questão como resposta ajustada às inúmeras realidades demográficas, sociais, políticas e ambientais presentes no imenso território nacional.

    As profundas desigualdades regionais existentes na infraestrutura de saneamento fazem da universalização e da melhoria dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, coleta de lixo e drenagem urbana, um objetivo a ser alcançado, ainda hoje, pelo Estado e conquistado pela sociedade brasileira. Ao reunir informações da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico - PNSB 2008, realizada em parceria com o Ministério das Cidades, bem como estatísticas do Censo Demográfico 2010 e de fontes provenientes de outros órgãos e entidades, este Atlas oferece uma ampla abordagem da questão enfocando não só a distribuição espacial, qualidade e eficiência das redes e dos serviços oferecidos no País, como também a natureza relacional do saneamento básico com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das populações. Apresenta ainda, espacialização de alguns temas segundo bacias hidrográficas, fundamental para o entendimento do impacto causado pelas formas de ocupação e uso do território sobre os recursos hídricos. Mapas, textos analíticos, gráficos, tabelas e imagens, além de um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes, facilitam a compreensão integrada dos temas selecionados.

    Métodos e documentos de referência - 2011 Atlas de Saneamento

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Publicações - 2011 Atlas de Saneamento

    Notícias e releases

    Não há nenhuma notícia vinculada a este produto.

    Erramos

    Nenhum conteúdo disponível para exibição