Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras

Menu do Produto

O que é

Nenhum conteúdo disponível para exibição

Sobre - Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras – Sertões Brasileiros II – Volume 3

Coleção em volumes (Brasil meridional e Sertões brasileiros) que cobre grande parte do território nacional, dando visibilidade às regiões geográficas formadas por força do processo histórico de sua ocupação, valendo-se, para tanto, das grandes obras da literatura brasileira.

Acesso ao produto - Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras – Sertões Brasileiros II – Volume 3

Atlas das representações literárias de regiões brasileiras - Sertões Brasileiros II - vol. 3

Acesse aqui

Principais resultados - Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras – Sertões Brasileiros II – Volume 3

Nenhum conteúdo disponível para exibição

Downloads

Informações técnicas - Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras – Sertões Brasileiros II – Volume 3

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Parcerias

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Resoluções e legislação

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Saiba mais - Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras – Sertões Brasileiros II – Volume 3

    A coleção Atlas das representações literárias de regiões brasileiras tem por objetivo identificar e representar, por meio de mapas em diferentes escalas, fotos e imagens de satélite, regiões brasileiras que constituíram elemento marcante da trama de algumas das grandes obras da literatura nacional, construindo, dessa forma, um mapeamento onde a identidade é o elemento central para individualização dos diferentes segmentos territoriais que compõem o quadro nacional. Ao oferecer à sociedade brasileira este Atlas, o IBGE alinha-se às tendências mais recentes dos estudos geográficos e das Ciências Humanas em geral, que buscam incorporar a dimensão cultural à agenda das pesquisas sobre dinâmica da população e do território.

    Sertões Brasileiros II reúne os recortes territoriais de Sertões do Oeste e Sertões de Passagem, seguindo a proposta que fundamentou as edições anteriores, qual seja, a de identificar regiões que se formaram no processo de ocupação do território e que, por suas peculiaridades, deixaram uma marca indelével em nossa história, ensejando o surgimento de manifestações culturais com forte presença no imaginário nacional. A construção dos contornos regionais delineados no presente volume foi efetuada a partir de publicações clássicas de geógrafos, historiadores, sociólogos, antropólogos e outros estudiosos das dinâmicas socioespaciais brasileiras, mas valendo-se, também, de recentes produções acadêmicas, resultantes de um cenário de expansão física e qualitativa do ambiente universitário e de sistemas de pós-graduação, que permitiram vir à tona novas análises e novos aportes aos conhecimentos já estabelecidos. Mantendo a proposta metodológica original do projeto, todo esse processo de percepção das regiões é coroado pela incorporação de romances nacionais. Na abordagem de Sertões Brasileiros II, foram selecionadas passagens de obras de Bernardo Élis, Mário Palmério, Agripa Vasconcelos, Visconde de Taunay, Bernardo Guimarães, Camilo Chaves, Hernani Donato, Moura Lima, Rogério de Camargo, Brígido Ibanhes, Maria José Silveira, Marcos Faustino, entre muitos outros que eternizaram, de forma brilhante, personagens memoráveis, conflitos sociais e processos históricos que marcaram a formação socioespacial brasileira.

     

    Métodos e documentos de referência - Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras – Sertões Brasileiros II – Volume 3

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Publicações - Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras – Sertões Brasileiros II – Volume 3

    Notícias e releases

    Não há nenhuma notícia vinculada a este produto.

    Erramos

    Nenhum conteúdo disponível para exibição