Atlas Nacional do Brasil

Menu do Produto

O que é

Nenhum conteúdo disponível para exibição

Sobre - 2017 Atlas Nacional Digital do Brasil

Coleção de mapas que reúne a síntese das características geográficas, ambientais e estatísticas do Território Nacional, proporcionando a difusão do conhecimento geográfico do Brasil.

Acesso ao produto - 2017 Atlas Nacional Digital do Brasil

Principais resultados - 2017 Atlas Nacional Digital do Brasil

Nenhum conteúdo disponível para exibição

Downloads

Informações técnicas - 2017 Atlas Nacional Digital do Brasil

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Parcerias

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Resoluções e legislação

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Saiba mais - 2017 Atlas Nacional Digital do Brasil

    O Atlas Nacional Digital do Brasil 2017 traz a atualização das seções "Brasil no mundo" e "Sociedade e economia", além de um caderno temático inédito sobre "Cidades Sustentáveis". A publicação incorpora, em ambiente interativo, as informações contidas no Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, publicado em 2010.

    A edição 2017 do Atlas Nacional Digital do Brasil revela as profundas transformações ocorridas na geografia brasileira, acompanhando as mudanças observadas no processo de ocupação do território nacional na contemporaneidade, e se estrutura em torno de quatro grandes temas: o Brasil no mundo; território e meio ambiente; sociedade e economia; e redes geográficas.

    Além de textos, o Atlas utiliza mapas, tabelas e gráficos para possibilitar um amplo cruzamento de dados estatísticos e feições geográficas, o que facilita o entendimento da diversidade demográfica, social, econômica, ambiental e cultural do território brasileiro.

    Geografia das cidades sustentáveis no Brasil. O caderno temático faz uma leitura espacial de um conjunto de informações produzidas pelo IBGE e por outras instituições públicas que abordam a questão da sustentabilidade em sua dimensão urbana, como forma de subsidiar as discussões em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS11): "tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

    O caderno é estruturado em torno de quatro eixos temáticos: urbanização, habitação e mobilidade urbana; ambiente urbano e segurança; planejamento, democratização e participação na sociedade; e cultura e patrimônio.

    O Atlas Nacional Digital do Brasil 2017 é uma aplicação de análise geográfica, voltada para usuários que desejam ter acesso somente ao conjunto de mapas e também para os que possuem um conhecimento mais avançado na busca de informações geográficas online.

    Na aplicação é possível acessar todas as páginas do Atlas, fazer download e consultar os dados geográficos, estatísticos e os metadados (informações sobre o dado). O usuário também pode navegar pelos mapas, alterar a escala de visualização, ver e exportar tabelas e arquivos gráficos, personalizar o mapa superpondo temas de várias fontes, gerar imagens, salvar o ambiente de estudo para posterior análise e abrir um ambiente personalizado de estudo.

    Ao usuário é permitido ter acesso a todas as páginas da publicação podendo fazer download dessas páginas e consultar, para um melhor entendimento, os seus metadados. Já ao usuário mais avançado, a aplicação permite analisar o mapa em um ambiente interativo.

    Para cada tema do Atlas é oferecido o metadado associado. Todos os temas encontram-se como geoserviços e podem ser exportados em outros formatos. A aplicação oferece a visualização temporal de alguns temas permitindo analisar as mudanças ao longo dos anos.

    Atlas é organizado em torno de quatro grandes questões:

    • O eixo temático “O Brasil no mundo” aborda questões como a desigualdade social, o acesso a informações, redes geográficas e fontes energéticas.
    • A relação entre “Território e meio ambiente” ressalta as diversas divisões do território brasileiro e traz mapas de relevo, clima, solos, recursos hídricos, vegetação, fauna ameaçada, além de informações sobre riscos ambientais.
    • O tema “Sociedade e economia” aborda a dinâmica geográfica, a urbanização, a desigualdade social, saúde, educação, saneamento, cidadania e espaço econômico.
    • O eixo das “Redes geográficas” considera os sistemas e as redes – geodésicas, cartográficas, viárias, aéreas, comunicação e energia – como componentes da logística territorial e, portanto, da localização geográfica das atividades econômicas no Brasil.

    Métodos e documentos de referência - 2017 Atlas Nacional Digital do Brasil

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Publicações - 2017 Atlas Nacional Digital do Brasil

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Erramos

    • Substituição dos mapas temáticos em pdf do Atlas Brasil 1 por 1

      Data de publicação: 02/02/2018 12:02

      Descrição:  Substituição de todos os mapas temáticos em pdf do Atlas Brasil 1 por 1, devido a um engano no posicionamento das siglas dos Estados de Pernambuco (PE) e Paraíba (PB).

      Ações: Todos os mapas temáticos do Atlas foram substituídos na área de download do portal IBGE e na aplicação online.