Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Menu do Produto

O que é

A Pesquisa Mensal de Emprego - PME foi encerrada em março de 2016, com a divulgação dos resultados referentes ao mês de fevereiro de 2016. Ela abrangia seis Regiões Metropolitanas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre), e seu tema básico era trabalho, associado a características de educação e demográficas, tendo como unidade de investigação o domicílio. A PME foi substituída, com metodologia atualizada, pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, que abrange todo o País. Com isso, o IBGE atendeu à demanda de seus usuários por informações conjunturais sobre a força de trabalho, com abrangência nacional.

A PME foi iniciada em 1980, sendo submetida a uma revisão completa em 1982 e a duas parciais, em 1988 e 1993, por meio das quais foram realizados ajustamentos restritos somente ao plano de amostragem. Em 2001, passou por um amplo processo de revisão metodológica, visando não só à captação mais abrangente das características de trabalho e das formas de inserção da população ocupada no mercado de trabalho, como também à atualização da cobertura temática da pesquisa e sua adequação às recomendações da Organização Internacional do Trabalho - OIT (International Labour Organization - ILO).

Ao longo dos 36 anos de sua existência, a PME tornou-se uma das principais fontes de referência para o acompanhamento da situação conjuntural do mercado de trabalho, propiciando, com seus resultados, a avaliação constante das flutuações e tendências, a médio e longo prazos, da força de trabalho nas regiões metropolitanas de abrangência.