Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

POF - Pesquisa de Orçamentos Familiares

Sobre - Perfil das despesas no Brasil: indicadores selecionados

A Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 teve por objetivo fornecer informações sobre a composição dos orçamentos domésticos, a partir da investigação dos hábitos de consumo, da alocação de gastos e da distribuição dos rendimentos, segundo as características dos domicílios e das pessoas. A POF investigou, também, a autopercepção das condições de vida da população brasileira.

Ao concluir a divulgação dos resultados da pesquisa, o IBGE oferece mais uma perspectiva de estudo do amplo potencial de sua base de dados, contemplando, nesta publicação, análises sobre as despesas e os rendimentos segundo características da pessoa de referência da família, tais como: idade, escolaridade, posição na ocupação, sexo, cor ou raça, religião, entre outros aspectos.

São apresentados comentários sobre as despesas, objetivando identificar, nas variáveis associadas à pessoa de referência, fatores explicativos da grande diversidade dos gastos observada no País, tanto em relação aos valores como no que diz respeito a sua distribuição, e abordado, também sob a ótica das despesas, o tema da desigualdade, a partir da comparação entre as classes extremas das distribuições de rendimentos. Complementam esse estudo, análises sobre os vários aspectos da inserção da pessoa de referência da família no mercado de trabalho, os hábitos de aquisição de alimentos no domicílio segundo a composição dos arranjos familiares, além de considerações sobre a aquisição de produtos ou serviços de saúde pela população, mais detalhadas, na presente publicação, do que naquelas anteriormente divulgadas. São apresentados, ainda, os conceitos e definições das variáveis investigadas pela pesquisa, os procedimentos utilizados na coleta das informações, bem como uma descrição da metodologia subjacente às análises apresentadas.

Os resultados ora divulgados, também disponíveis no CD-ROM que acompanha a publicação contribuem para a compreensão integrada dos vários aspectos que compõem o retrato das condições socioeconômicas das famílias brasileiras.

O IBGE disponibiliza também os microdados da pesquisa para facilitar a exploração de sua base de dados segundo a perspectiva de interesse dos usuários. 

Principais resultados - Perfil das despesas no Brasil: indicadores selecionados

#tabelasidra20176584237753

#tabelasidra20176584348207

#tabelasidra20176584959190

#tabelasidra20176585446609

 

Tabelas - Perfil das despesas no Brasil: indicadores selecionados

Tabelas Completas

Alimentar

Cor ou raça

Escolaridade

Familias

Idade

Ocupação

Religião

Rendimento

Saúde

Sexo

 

Coeficientes de variação

Conceitos e métodos - Perfil das despesas no Brasil: indicadores selecionados

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
As informações da pesquisa são utilizadas para atualizar as estruturas de ponderações, necessárias para a produção dos Índices de Preços ao Consumidor (Índices, calculados e publicados mensalmente pelo IBGE, que indicam a variação média ocorrida nos preços do conjunto de bens consumidos e de serviços utilizados pela população) e também na atualização da participação das despesas das famílias no cálculo das Contas Nacionais. Além disso, permitem estudar a evolução dos hábitos de consumo das famílias e possibilitam os mais variados estudos e planejamentos sobre: distribuição, concentração e desigualdade de renda, aspectos demográficos e socioeconômicos, quantidade adquirida "per capita".

A partir da POF 2002-2003, além de cobrir todo o País (áreas urbana e rural), foram incluídas as aquisições de produtos realizadas pelas famílias através de aquisições não monetárias (doações, trocas, retiradas do negócio, produção própria). Também foram incluídos novos temas relacionados à nutrição, investigando as medidas antropométricas - peso e altura -, a quantidade de alimentos adquiridos no domicílio e pesquisando também aspectos sobre as condições de vida das famílias - Questionário de avaliação subjetiva das condições de vida.   

Na POF 2008-2009, todos os objetivos e temas descritos anteriormente foram mantidos como também a abrangência geográfica. Também, nesta pesquisa atendendo novas demandas, foram incluídas variáveis relacionadas aos temas Meio Ambiente, Turismo, Assistência à Saúde, Fecundidade e também maiores detalhamentos em relação a antropometria. Nesta versão da pesquisa, foi incluída uma primeira experiência na utilização de um modelo metodológico para investigação do consumo efetivo pessoal, definido e trabalhado em parceria com o Ministério da Saúde. Este modulo foi pesquisado através do Bloco de consumo alimentar pessoal - POF7.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de orçamento familiar
Tipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilística
Periodicidade de divulgação
Quinquenal
População-alvo
Domicílios particulares permanentes ocupados e seus moradores, na área de abrangência da pesquisa nas situações urbana e rural.
Foram excuídas as áreas definidas pelo IBGE como sendo quartéis, bases militares, alojamentos, acampamentos, embarcações, penitenciárias, colônias penais, presídios, cadeias, asilos, orfanatos, conventos e hospitais.

Metodologia

A POF visa principalmente mensurar as estruturas de consumo das famílias e possibilita traçar um perfil das condições de vida da população a partir da análise de seus orçamentos domésticos.     

A seleção da amostra adotada nas pesquisas utilizou um plano amostral conglomerado em dois estágios de seleção, com estratificação geográfica e estatística das unidades de primeiro estágio. Os setores correspondem às unidades do primeiro estágio de seleção e os domicílios particulares permanentes, às unidades do segundo estágio.

Para garantir a distribuição de todos os estratos geográficos e socioeconômicos durante os doze meses, a POF foi dividida em 52 períodos de sete dias. Para cada domicílio selecionado, foram indicados aleatoriamente, dentre esses períodos, dois consecutivos em que obrigatoriamente foi iniciada a coleta.

As informações da POF foram obtidas diretamente nos domicílios particulares permanentes selecionados, por meio de entrevistas realizadas pelas Equipes Regionais do IBGE, junto aos seus moradores, durante um período de nove dias consecutivos, através da aplicação de equipamentos eletrônicos sob a forma de entrevistas e de registros diários pelo informante.

Os procedimentos metodológicos adotados para o tratamento das informações coletadas na POF são: validação na entrada de dados, tratamento do efeito inflacionário sobre as informações de valores (deflacionamento ou inflacionamento), análise do valor das despesas e rendimentos, alocação das despesas informadas na forma agregada, tratamento da não resposta de valores de despesas e rendimentos, anualização dos valores de despesas e rendimentos e o tratamento das informações de quantidades adquiridas de alimentos.

O Bloco de consumo alimentar pessoal (POF7) foi investigado em uma subamostra de domicílios selecionados, durante dois dias não consecutivos, para os moradores com 10 anos ou mais de idade, para o registro de todos os alimentos e bebidas consumidos dentro e fora do domicílio.
Técnica de coleta:
CAPI - Entrevista pessoal assistida por computador, PAPI - Entrevista pessoal com questionário em papel

Temas

Temas e subtemas
Família, Grupos populacionais específicos, Rendimento, despesa e consumo, Estatísticas multidomínio, População, Condições de vida, pobreza e desigualdade, Habitação, Saúde, Proteção social
Principais variáveis
Domicilio: tipo do domicílio; cômodos - total, servindo de dormitórios e total de banheiros; condição de ocupação; abastecimento de água; esgotamento sanitário; origem da energia elétrica; material que predomina no piso; pavimentação na rua do domicílio; tempo de moradia; e características do aluguel.

Famílias: tamanho da família; e bens duráveis (inventário), condições de vida.

Pessoas: relação com a pessoa de referência da família; condição de presença; idade; sexo; nível de escolaridade; cor ou raça; religião; peso e altura; atividade/ocupação.

Orçamentos: despesa global; despesa corrente; despesa de consumo; aumento do ativo; diminuição do passivo; local de compra; despesa mensal familiar; rendimento total; rendimento do trabalho; transferências; rendimento de aluguel; outros recebimentos; rendimento mensal domiciliar; rendimento mensal familiar; rendimento mensal pessoal e movimentação financeira.

Na POF 2008-2009, foram incluídas as seguintes variáveis relacionadas ao tema meio ambiente: localização do domicílio, separação do lixo, coleta seletiva do lixo, destino do lixo, origem da energia elétrica, fonte própria de energia elétrica, aquecimento de água, combustível utilizado no fogão.

Também foram incluídas variáveis relacionadas ao tema nutrição como: amamentação materna, alimentação escolar. E ainda foram incluídas variáveis do tema fecundidade.   

Unidades de informação

.

Períodos de referência

Data - 15/01/2003

Disseminação

Nível de divulgação
Para áreas urbanas, os resultados foram produzidos nos níveis Nacional, Grandes Regiões, Unidades da Federação, nove Regiões Metropolitanas (Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre) e todas as capitais das Unidades da Federação.

Para áreas rurais, os resultados foram produzidos nos níveis Nacional e Grandes Regiões.

Instrumentos de coleta

Histórico

O Estudo Nacional de Despesa Familiar - ENDEF realizado no período de 1974-1975 serviu de base para a realização da primeira Pesquisa de Orçamentos Familiares que ocorreu no período de 1987-1988, tendo como abrangência geográfica as áreas metropolitanas de Belém. Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, além do Distrito Federal e do Município de Goiânia.

A segunda pesquisa realizada no período de 1995-1996, teve a mesma abrangência da anterior e visou a atender aos mesmos objetivos. 

A terceira Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 deu igual prioridade às utilizações descritas anteriormente, além de atender a novas demandas, principalmente aquelas relacionadas a aspectos de nutrição e condições de vida. A partir desta edição a abrangência geográfica foi ampliada para todo território Nacional, cobrindo todas as áreas urbana e rural do país.

Em 2008-2009 o IBGE realizou a quarta pesquisa, que além de manter o objetivo principal - Orçamentos Familiares -, que permite obter as estruturas de consumo das famílias e também o valor total da conta família, também incluiu os temas nutrição e condições de vida, tendo um maior aprofundamento no tema nutrição. O modelo metodológico da pesquisa também atendeu diversas novas demandas, sendo incluídas diversas variáveis relacionadas a Meio Ambiente, Turismo, Assistência à Saúde e Fecundidade.

Nesta pesquisa, também foi incluída uma primeira experiência metodológica de investigação do consumo efetivo pessoal. Através de um novo questionário - Bloco de consumo pessoal individual (POF7), o consumo efetivo de alimentos e bebidas no domicílio e fora do domicílio foi investigado para uma subamostra de domicílios, .

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/OF

Publicações - Perfil das despesas no Brasil: indicadores selecionados

O que é

Avalia as estruturas de consumo, de gastos, de rendimentos e parte da variação patrimonial das famílias, oferecendo um perfil das condições de vida da população a partir da análise dos orçamentos domésticos. Além das informações diretamente associadas à estrutura orçamentária, várias características dos domicílios e das famílias são também investigadas, incluindo a autoavaliação subjetiva sobre qualidade de vida. Os resultados da pesquisa possibilitam, ainda, estudar a composição dos gastos das famílias segundo as classes de rendimentos, as disparidades regionais, as situações urbana e rural, a difusão e o volume das transferências entre as diferentes classes de renda, bem como a dimensão do mercado consumidor para grupos de produtos e serviços.  A pesquisa tem como unidade de investigação o domicílio e é realizada por amostragem. 

A POF 2008-2009 foi a quinta pesquisa realizada pelo IBGE sobre orçamentos familiares. As edições anteriores foram: o Estudo Nacional da Despesa Familiar - ENDEF 1974-1975, com âmbito territorial nacional, à exceção das áreas rurais das Regiões Norte e Centro-Oeste; a POF 1987-1988; a POF 1995-1996; e a POF 2002-2003. As Pesquisas de Orçamentos Familiares dos anos 1980 e 1990 foram concebidas para atender, prioritariamente, à atualização das estruturas de consumo dos índices de preços ao consumidor produzidos pelo IBGE, sendo realizadas nas Regiões Metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, no Município de Goiânia, e no Distrito Federal. Além da realização em todo o território brasileiro, as POFs dos anos 2000 apresentam temas adicionais importantes em relação às anteriores em virtude da necessidade de informações detalhadas sobre as condições de vida a partir do consumo, especialmente das famílias de menor rendimento, razão pela qual incluiu-se no âmbito geográfico a área rural, e foram investigadas também as aquisições não monetárias.

O desenho atual da amostra da POF foi estruturado de tal modo que propicia a publicação de resultados nos seguintes níveis: Brasil, Grandes Regiões, e também por situações urbana e rural. Para as Unidades da Federação, os resultados contemplam o total e a situação urbana. Nas nove Regiões Metropolitanas e nos Municípios das Capitais, os resultados correspondem à situação urbana. A partir do projeto denominado Amostra Mestra, desenvolvido pelo IBGE para a implantação do Sistema Integrado de Pesquisa Domiciliares - SIPD, as Pesquisas de Orçamentos Familiares passaram a ter o desenho amostral definido pela Amostra Mestra, e seus setores são selecionados dentre aqueles que compõem a referida amostra.

Microdados

2017-2018

Atualizado em 13/7/2023

2008-2009

Atualizado em 9/10/2023

2002-2003

Downloads

Informações técnicas

Notas técnicas

Notas metodológicas

Considerações metodológicas sobre a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados.


Outras informações técnicas

O Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - CNEFE é um repositório de endereços de abrangência nacional criado, em 2005, a partir da sistematização dos dados coletados pelo Censo Demográfico 2000. Este Cadastro contempla informações sobre domicílios e estabelecimentos de todo o País. A cada Censo Demográfico, ele é totalmente revisto e passa por um processo contínuo de atualizações pontuais, de acordo com a demanda das demais pesquisas da Instituição, como é o caso do Censo Agropecuário 2017, no qual foram verificados e coletados todos os endereços de estabelecimentos agropecuários recenseados durante a operação. A atualização do CNEFE retrata tanto o registro textual dos endereços investigados no referido levantamento, quanto a distribuição de tais estabelecimentos no Território Nacional. Para informações mais detalhadas sobre a rotina de atualização desse Cadastro e do seu uso por parte das pesquisas amostrais do IBGE, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF, a Pesquisa Nacional de Saúde - PNS, entre outras, consultar o documento Padrão de registro de endereços: definições e orientações de uso.

Notícias e Releases

POF 2017-2018

Três novos índices mostram queda da pobreza e da vulnerabilidade entre 2008-2009 e 2017-2018

O IBGE divulga pela primeira vez, como estatística experimental, a Evolução dos Indicadores não Monetários...

25/08/2023

POF 2017-2018

POF: Índice de desempenho socioeconômico para o Brasil cresce 12,8% entre 2008 e 2018

O IBGE divulgou hoje (23) uma atualização dos indicadores que medem a qualidade de vida da população...

23/06/2023

POF 2017-2018

POF 2017-2018: Perda na qualidade de vida é quase duas vezes maior nas áreas rurais

O IBGE apresenta pela primeira vez um índice multidimensional para a perda de qualidade de vida (IPQV),...

26/11/2021

POF 2017-2018

Perda na qualidade de vida é quase duas vezes maior nas áreas rurais

A perda na qualidade de vida das pessoas que vivem nas áreas rurais do país é quase duas vezes superior...

26/11/2021

POF 2017-2018

POF 2017-2018: 72,4% dos brasileiros viviam em famílias com alguma dificuldade para pagar suas despesas mensais

Cerca de 72,4% dos brasileiros viviam em famílias com alguma dificuldade para pagar suas despesas mensais,...

19/08/2021

POF 2017-2018

Famílias chefiadas por brancos gastam quase o dobro com lazer do que pretos ou pardos

As famílias chefiadas por brancos gastaram quase o dobro com lazer e viagens, entre 2017 e 2018, do que...

19/08/2021

POF 2017-2018

72,4% dos brasileiros vivem em famílias com dificuldades para pagar as contas

Cerca de 72,4% da população brasileira viviam em famílias com alguma dificuldade para arcar com as despesas...

19/08/2021

POF 2017-2018

POF 2017-2018: cerca de ¼ da renda disponível das famílias brasileiras é não monetária

A Renda Disponível Familiar Per Capita (RDFPC) média no Brasil em 2018 ficou em R$ 1.650,78 e 23% dela...

25/11/2020

POF 2017-2018

30% da população com menores rendimentos vivem com menos que o necessário

Cerca de 30% das pessoas que tinham os menores rendimentos no país, entre 2017 e 2018, viviam com menos...

25/11/2020

POF 2017-2018

POF 2017-2018: proporção de domicílios com segurança alimentar fica abaixo do resultado de 2004

Em 2017-2018, dos 68,9 milhões de domicílios no Brasil, 36,7% (o equivalente a 25,3 milhões) estavam...

17/09/2020

Ver mais notícias

Erramos

Valores nutricionais dos alimentos

Tabelas de Composição Nutricional dos Alimentos Consumidos no Brasil

Para ver os gráficos comparativos e as tabelas com informações, selecione ao menos um item abaixo no menu "Alimento" e no menu "Modo(s) de preparo" e clique em "Inserir alimento".