Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

SIIC - Sistema de Informações e Indicadores Culturais

Sobre - 2009-2020

O Sistema de Informações e Indicadores Culturais - SIIC visa desenvolver uma base consistente e contínua de informações sobre o setor cultural e construir indicadores relacionados ao tema, de modo a fomentar estudos, pesquisas e publicações, fornecendo aos órgãos governamentais e privados subsídios para o planejamento e a tomada de decisão e, aos usuários em geral, informações para análises setoriais mais aprofundadas. Sua origem histórica remonta a uma parceria celebrada com o então Ministério da Cultura, em 2004, da qual resultou a primeira edição do estudo, referida a 2003. Desde então, o IBGE vem implementando análises sobre a produção (oferta) de bens e serviços, os gastos (demanda) das famílias e do governo, e as características da população ocupada desse setor, com base na consolidação de estatísticas diversas.

Com o lançamento deste informativo, o IBGE divulga os resultados da quinta edição do SIIC, referente ao período de 2009 a 2020, tendo como quadro orientador o Marco Referencial para as Estatísticas Culturais (Framework for Cultural Statistics - FCS) elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - Unesco).

A exemplo da edição pregressa, foram utilizadas, nesta investigação, estatísticas sociais e econômicas do IBGE e registros externos provenientes de sistemas de informação das administrações públicas, o que permitiu caracterizar a população inserida nas atividades culturais, atualizar o escopo da produção de bens e serviços e o índice de preços para mensuração do custo de vida associado a esse setor, bem como identificar os gastos governamentais e das famílias com tais atividades no período considerado. Além do novo formato editorial adotado nesta edição, a presente divulgação do SIIC se destaca pelo aprimoramento de suas análises – há mais desagregações por setores econômicos, grupos populacionais e recortes geográficos, em comparação com a edição anterior. Ademais, houve a aplicação dos resultados da pesquisa Regiões de Influência das Cidades - Regic, realizada pelo Instituto, cujas estimativas permitem conhecer os deslocamentos efetuados pelas pessoas em busca de atividades culturais, ou, ainda, o potencial atrativo de cada Município em relação aos demais relativamente a esse aspecto. Cumpre realçar que algumas das fontes de informação utilizadas se prestam a uma análise de mais curto prazo, relevante, neste momento, para a avaliação dos impactos da pandemia de COVID-19 sobre o setor cultural, enquanto outras permitem delinear a sua estrutura, viabilizando comparações em um horizonte temporal maior.

O informativo também está disponibilizado em meio impresso. As notas técnicas que o acompanham, divulgadas em separado e acessíveis apenas em meio digital, trazem considerações metodológicas em que se destacam a descrição e a classificação das atividades econômicas ligadas à cultura e a sua correspondência com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0, as principais características das pesquisas utilizadas como fontes de informação, e os indicadores selecionados para a delimitação desse setor produtivo, e são complementadas com um glossário que reúne os conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados.

O portal do IBGE na Internet reproduz o volume impresso e disponibiliza o plano tabular detalhado do estudo, com desagregações por recortes diversos, possibilitando aos usuários a exploração do conjunto dessas informações sob diferentes perspectivas.

Tabelas - 2009-2020

Atividades formalmente constituídas (em formato xlsx e ods)

Pesquisas estruturais em empresas (em formato xlsx e ods) - atualizado em 31/10/2023

Gastos da administração pública (em formato xlsx e ods)

Índice de Preços da Cultura – IPCult (em formato xlsx e ods)

Gastos das famílias (em formato xlsx e ods)

Ocupação no setor cultural (formal e informal) (em formato xlsx e ods)

Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal (em formato xlsx e ods)

Regiões de influência das cidades - REGIC (em formato xlsx e ods)

Índice de tabelas (em formato pdf)

Conceitos e métodos - 2009-2020

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
O Sistema de Informações e Indicadores Culturais 2009-2020 buscou traçar um panorama a partir de diversas dimensões da Cultura no Brasil. Segue o Marco Referencial para Estatísticas Culturais da UNESCO (2009). O recorte utilizado no SIIC incluiu setores econômicos relacionados à cultura, gastos públicos e privados, ocupação em trabalhos formais e informais, variação de preços, acesso à tecnologia (TV e Internet), atração das cidades para atividades culturais. Sob os limites das fontes utilizadas e do recorte proposto, mostrou variabilidade no tempo e no espaço, além de pontuar desigualdades sociais. A periodização dos indicadores é variável em função da fonte utilizada, com dados entre 2009 e 2020.
Tipo de operação estatística
Sistema de indicadores síntese
Tipo de dados
Registros administrativos, Dados de pesquisa por amostragem probabilística, Dados de cadastros, Indicadores
Periodicidade de divulgação
Eventual
População-alvo
Não se aplica

Metodologia

Técnica de coleta:
Não se aplica

Temas

Temas e subtemas
Estatísticas multidomínio, Cultura, recreação e esporte

Unidades de informação

Unidade de investigação
Não se aplica
Unidade de análise
Não se aplica.

Períodos de referência

Período - 01/01/2009 a 31/12/2020

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online)

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/BR

O que é

O SIIC iniciou-se em 2004 partir de um convênio celebrado entre o IBGE e o Ministério da Cultura em 2004 e que visou desenvolver uma base consistente e contínua de informações relacionadas ao setor cultural e construir indicadores culturais de modo a fomentar estudos, pesquisas e publicações, fornecendo aos órgãos governamentais e privados subsídios para o planejamento e a tomada de decisão e, aos usuários em geral, informações para análises setoriais mais aprofundadas.

Como fruto dessa parceria, o IBGE vem realizando estudos sobre a produção (oferta) de bens e serviços, os gastos (demanda) das famílias e do governo, e as características da população ocupada desse setor, com base nas estatísticas produzidas pelo Instituto.

 

Em material de apoio à publicação (CD-ROM e ftp do IBGE), há um conjunto de tabelas e os coeficientes de variação associados às estimativas divulgadas.

Downloads

Informações técnicas

Considerações metodológicas sobre a pesquisa podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados.

Notícias e Releases

De 2011 a 2022, setor cultural ganha empresas, mas perde participação na economia

Em uma década, o número de empresas do setor cultural cresceu 3,1%, chegando a 387,5 mil em 2021. Em...

01/12/2023

Região Norte tem menor acesso a cinemas, teatros e museus

Em 2021, em 14,9% dos municípios do país, os habitantes precisariam se deslocar por pelo menos uma hora...

01/12/2023

SIIC 2009-2020: setor cultural ocupava 4,8 milhões de trabalhadores em 2020

O setor cultural ocupava 4,8 milhões de pessoas em 2020, segundo a PNAD Contínua, representando 5,6%...

08/12/2021

Com pandemia, setor cultural perde 11,2% de pessoas ocupadas em 2020

A pandemia teve forte efeito no setor cultural em 2020, que perdeu, em relação ao ano anterior, percentual...

08/12/2021

SIIC 2007-2018: Setor cultural ocupa 5,2 milhões de pessoas em 2018, tendo movimentado R$ 226 bilhões no ano anterior

O setor cultural ocupava, em 2018, mais de 5 milhões de pessoas, de acordo com dados da Pesquisa Nacional...

05/12/2019

Setor cultural tem inflação média de 3,5% em sete anos, abaixo do IPCA

Os preços da cultura tiveram crescimento anual médio de 3,5%, abaixo da inflação oficial, que foi de...

05/12/2019

Participação da cultura no orçamento reduz em todas esferas de governo em 2018

O setor público destinou para a área de cultura R$ 9,1 bilhões em 2018, equivalente a 0,21% do total...

05/12/2019

País tem quase 40% da população em municípios sem salas de cinema

O acesso aos cinemas ainda é restrito para grande parte da população brasileira. Em 2018, 39,9% das pessoas...

05/12/2019

Ver mais notícias

Erramos