Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

TIC-Empresa - Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas | 2010

Sobre - 2010

A Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas investigou, em 2010, aspectos do uso dessas tecnologias pelo segmento empresarial brasileiro, contemplando, entre seus temas, a utilização de computadores e Internet no exercício das atividades dessas organizações e os motivos apontados para explicar sua não utilização, além de informações sobre as políticas e medidas de segurança em TIC adotadas e as habilidades do pessoal ocupado em relação a essas tecnologias.

Com a presente publicação, o IBGE apresenta os resultados dessa investigação, cujos indicadores são pautados em recomendações metodológicas e conceituais internacionais, o que assegura a qualidade das informações e a comparabilidade das estatísticas. Divulgados para o conjunto do País, eles abarcam empresas dos setores secundário e terciário, por grupamentos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0, e estão acompanhados de análises que realçam as principais características observadas em cada um dos temas tratados. Revelam, pela primeira vez em uma pesquisa da Instituição, o alcance, as barreiras e os distintos usos que o setor empresarial brasileiro tem feito de tais tecnologias.

A publicação inclui notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa, em que se destacam as conceituações das variáveis investigadas e os aspectos da amostragem. O CD-ROM que a acompanha reproduz o volume impresso e contém, adicionalmente, tabelas com os números absolutos correspondentes às proporções apresentadas na publicação.

O conjunto desses indicadores, também disponibilizado no portal do IBGE na Internet, traz importantes subsídios para o desenvolvimento de políticas visando à universalização do uso das TIC nas empresas brasileiras, sendo também de grande utilidade aos tomadores de decisões no setor privado.

Tabelas - 2010

Tabelas Completas

Dados gerais

Tabela 1.1 - Empresas, total e que usaram computadores, telefone celular e Internet, segundo as atividades incluídas no âmbito da pesquisa e as faixas de pessoal ocupado - Brasil - 2010 (xls | ods)

 

Empresas com 1 ou mais pessoas ocupadas

Informações gerais sobre o uso das TIC (xls | ods)

Motivos para não usar computador (xls | ods)

Uso da Internet (xls | ods)

Segurança no uso das TIC (xls | ods)

Habilidades em TIC (xls | ods)

Motivos para não usar a Internet (xls | ods)

 

Empresas com 10 ou mais pessoas ocupadas

Informações gerais sobre o uso das TIC (xls | ods)

Motivos para não usar computador (xls | ods)

Uso da Internet (xls | ods)

Segurança no uso das TIC (xls | ods)

Habilidades em TIC (xls | ods)

Motivos para não usar a Internet (xls | ods)

 

Conceitos e métodos - 2010

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
Levantar informações que visam à construção de indicadores nacionais sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas, compatíveis com as recomendações internacionais em termos conceituais e metodológicos e à definição de estratégias de investimento e qualificação de recursos humanos pelas empresas.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de tecnologia da informação e comunicação - TIC
Tipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilística
Periodicidade de divulgação
Eventual
População-alvo
Engloba todas as empresas formalmente constituídas, com uma ou mais pessoas ocupadas e com situação ativa no Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, do IBGE e que tenham como atividade principal, conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 os setores secundário (Indústrias extrativa, Indústrias de transformação e Construção) e terciário (Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas; serviços selecionados de Informação e comunicação; Transporte, armazenagem e correio; Alojamento e alimentação; Atividades imobiliárias; Atividades profissionais, científicas e técnicas; Atividades administrativas e serviços complementares; Artes, cultura, esporte e recreação; e Outras atividades de serviço).

Metodologia

A amostra da TIC-Empresa foi uma subamostra das amostras das pesquisas da área econômica, desta forma o cadastro básico de seleção foi formado pelas amostras das quatro pesquisas estruturais da área econômica para o ano de referência 2010 - Pesquisa Industrial Anual - PIA-Empresa, Pesquisa Anual da Indústria da Construção - PAIC, Pesquisa Anual de Comércio - PAC e Pesquisa Anual de Serviços - PAS - delimitado pela população-alvo da pesquisa. As amostras das quatro pesquisas citadas foram selecionadas do respectivo Cadastro Básico de seleção - CBS obtido a partir do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE do IBGE, com situação ativa. As fontes principais de dados que atualizam anualmente o CEMPRE são as pesquisas econômicas do IBGE e os registros administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego, em particular a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED.

Como a PIA-Empresa e a PAIC não pesquisam as empresas com zero pessoas ocupadas, o cadastro de seleção da TIC-Empresa foi, também, formado apenas por empresas com pelo menos uma pessoa ocupada.

O plano amostral da TIC-Empresa emprega amostragem estratificada por corte com 5 estratos para cada um dos setores de atividade econômica conforme a CNAE 2.0 e pertencentes à população-alvo. A delimitação desses estratos obedeceu a um critério gerencial, de acordo com o número de pessoas ocupadas. A definição dos limites dos estratos ficou da seguinte forma: de 1 a 9 pessoas, de 10 a 19 pessoas, de 20 a 49 pessoas, de 50 a 499 pessoas, e com 500 ou mais pessoas ocupadas.

Em cada um dos estratos de tamanho, as empresas foram também estratificadas pelo seu setor de atividade econômica. No primeiro estrato, de empresas com 1 a 9 pessoas ocupadas, foram definidos 4 estratos: Indústria (Indústria extrativa, Indústria de Transformação e Construção); Comércio, reparação de veículos e motocicletas: Informação e comunicação; e Outros Serviços (Seções H, I, L, M, N, R e S). E nos demais estratos de tamanho das empresas as empresas foram separadas em estratos considerando as 12 seções de atividade da CNAE 2.0 que pertencem à população alvo da pesquisa.

As empresas com 500 ou mais pessoas ocupadas foram incluídas na amostra (estrato certo). Para os demais estratos, foram dimensionadas amostras aleatórias simples para estimar proporções em torno de 50% comum coeficiente de variação máximo da ordem de 12,5%, em cada um dos estratos.
Os tamanhos de amostra calculados para cada estrato foram ajustados de acordo com as taxas médias de não resposta observadas, historicamente, pelas pesquisas econômicas do IBGE.
A TIC-Empresa 2010, o tamanho final da amostra foi de 21 567 empresas de uma população de 2 751 569 empresas.
Embora o dimensionamento tenha sido feito supondo amostragem aleatória simples, a seleção das empresas da amostra da TIC-Empresa foi feita com probabilidades proporcionais ao tamanho (método PPT), pois verificou-se que a taxa de informatização das empresas é correlacionada com o número de pessoas nelas ocupadas. Este procedimento de seleção tende a melhorar a precisão das estimativas.
Para garantir o espalhamento geográfico da amostra, evitando sua concentração em poucas Unidades da Federação, a seleção foi feita, em cada estrato, utilizando-se o método PPT sistemático, com as empresas ordenadas segundo a Unidade da Federação e o pessoal ocupado.

Como a amostra da TIC-Empresa foi selecionada como uma subamostra das pesquisas econômicas estruturais das áreas de indústria, comércio e serviços realizadas pelo IBGE, os seus pesos amostrais foram calibrados de maneira a reproduzirem as mesmas estimativas obtidas pelo conjunto dessas pesquisas para as variáveis número de empresas e pessoal ocupado em cada um dos estratos de seleção da TIC-Empresa.

A escolha por obter as informações através de entrevista direta com todas as empresas da amostra foi feita para assegurar uniformidade no entendimento conceitual da pesquisa. Para tal, foram adotados os seguintes procedimentos: a primeira etapa consiste na identificação do informante, profissional da área de tecnologia da informação na empresa, capaz de apreender os conceitos da pesquisa e deter as informações requeridas. A segunda etapa refere-se ao agendamento da entrevista, ou seja, definição da data e hora para a realização da entrevista. E a última etapa foi a realização da entrevista. As entrevistas foram realizadas através de um sistema de entrevistas telefônicas assistidas por computador (Computer Assisted Telephone Interview - CATI).
Técnica de coleta:
CATI - Entrevista por telefone assistida por computador

Temas

Temas e subtemas
Estatísticas multidomínio, Sociedade da Informação
Principais variáveis
-Informações gerais sobre o uso das TIC pela empresa:
Uso de computadores;
Pessoas ocupadas, na empresa, que usaram computadores para fins de trabalho de forma rotineira;
Pessoal especializado em TI/TIC;
Tipo de rede utilizada (Rede Local, Intranet, Extranet)
Tipo e finalidade dos softwares utilizados;
Uso de telefone celular.

-Motivos para não usar computador

-Uso da Internet:
Uso da Internet;
Pessoas ocupadas, na empresa, que usaram Internet para fins de trabalho de forma rotineira;
Existência de homepage ou website ou portal da empresa na Internet;
Serviços disponíveis na homepage ou website ou portal da empresa na Internet;
Tipo de conexão à Internet;
Compras e/ou vendas efetuadas pela Internet;
Uso de serviços eletrônicos do governo;
Atividades realizadas através da Internet.

-Segurança no uso das TIC:
Existência de política de segurança;
Procedimentos de segurança em TI/TIC;
Incidentes relacionados à segurança em TI/TIC.

-Habilidades em TIC:
Treinamento/qualificação proporcionados pela empresa;
Dificuldades em recrutar especialistas em TI/TIC por áreas e motivos.

-Motivos para não usar Internet.




Unidades de informação

Unidade de investigação
Empresa
Unidade de análise
Empresa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2010 a 31/12/2010

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online)
Nível de divulgação
Brasil e empresas dos setores secundário e terciário, por grupamentos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 discriminadas na população-alvo.

Instrumentos de coleta

Histórico

Primeira pesquisa realizada pelo IBGE que explora o uso das Tecnologias de Informação em Comunicação nas empresas brasileiras.
A TIC-Empresa possui natureza transversal do ponto de vista setorial, possibilitando o conhecimento acerca de aspectos como a infraestrutura para o acesso e o uso de TIC, com informações sobre o uso e o não uso de computador e Internet, e de temas ligados à segurança e habilidades em TIC do pessoal ocupado nas empresas. Os indicadores divulgados são pautados em recomendações metodológicas e conceituais internacionais, o que assegura a qualidade das informações e servem de subsídios ao desenvolvimento de políticas pelo governo e à definição de estratégias de investimento e qualificação de recursos humanos pelas empresas, bem como a comparação com indicadores TIC de outros países.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/HA

O que é

Investiga informações para a construção de indicadores nacionais sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas empresas, tendo como unidade de investigação a empresa formalmente constituída.

A primeira edição da Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas - TIC-Empresa foi realizada em 2010, em consonância com os indicadores-chave estabelecidos pela Parceria para a Medição das TIC para o Desenvolvimento (Partnership on Measuring ICT for Development) em seu relatório Core ICT indicators 2010. O âmbito da TIC-Empresa contemplou as empresas com 1 ou mais pessoas ocupadas em 31 de dezembro de 2009 que exerciam atividade principal compreendida nas seguintes seções da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0: B - Indústrias extrativas; C - Indústrias de transformação; F - Construção; G - Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (exceto comércio ambulante e outros tipos de comércio varejista); H - Transporte, armazenagem e correio (exceto transporte espacial); I - Alojamento e alimentação; J - Informação e comunicação; L - Atividades imobiliárias; M - Atividades profissionais, científicas e técnicas (exceto cartórios, sedes de empresas e unidades administrativas locais, pesquisa e desenvolvimento científico e atividades veterinárias); N - Atividades administrativas e serviços complementares (exceto condomínios prediais); R - Artes, cultura, esporte e recreação (exceto atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental e clubes sociais, esportivos e similares); e S - Outras atividades de serviços (exceto atividades de organizações associativas).

Em sua edição de 2010, a pesquisa efetuou o levantamento de variáveis que englobam os seguintes aspectos: uso de computadores e de Internet; segurança em TIC; habilidades em TIC; e motivos do não uso de computadores e Internet nas empresas brasileiras.

A periodicidade da pesquisa é eventual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil.

Downloads