Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Contagem da População

Tabelas - Agregado por Setores Censitários

Tabelas (em formato XLS)

AC

AL

AM

AP

BA

CE

ES

GO

MA

MG

MS

MT

PA

PB

PE

PI

PR

RJ

RN

RO

RR

RS

SC

SE

SP

TO


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Conceitos e métodos - Agregado por Setores Censitários

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A Contagem da População, assim denominada por ser uma operação muito mais simples do que um Censo Demográfico, é planejada para ser realizada no meio da década, com o objetivo de atualizar as estimativas de população no período intercensitário e atualizar a base cadastral do próximo Censo, incorporando as mudanças demográficas ocorridas no Território Nacional.
Tipo de operação estatística
Censo demográfico
Tipo de dados
Dados de Censo
Periodicidade de divulgação
Decenal
População-alvo
População residente em 5 435 municípios onde, 5 414 possuíam até 170 mil habitantes e outros 21 municípios pertencentes a 14 Unidades da Federação com apenas um ou dois municípios com população acima de 170 mil habitantes.

Metodologia

A coleta da Contagem 1996 foi realizada por meio de entrevista presencial com a aplicação de questionário em papel.
Uma grande novidade trazida pelos Censos 2007 é a tecnológica, com a substituição do tradicional questionário em papel pelo computador de mão ou Personal Digital Assistant - PDA. Esse equipamento digital já era utilizado em outras pesquisas do IBGE, entretanto foi a primeira vez que a Instituição fez uso desse recurso numa operação censitária. O PDA, intensivamente empregado na coleta de dados, trouxe inúmeras vantagens, dentre as quais estão a crítica imediata no momento em que os dados eram coletados, possibilitando a correção da informação no ato da entrevista; o preenchimento de todos os quesitos obrigatórios, evitando a não resposta por esquecimento ou erro do recenseador; a otimização do preenchimento dos dados a partir de saltos automáticos no formulário, dispensando a passagem por quesitos para os quais, eventualmente, não havia informações e otimizando o tempo do recenseador e do entrevistado; e a dispensa do transporte de grandes volumes de questionários em papel e o manuseio dos mesmos nos centros de captura de dados, proporcionando ganhos na precisão da informação e agilidade no seu processamento.
Uma vez que a Contagem da População 2007 possui como principal objetivo a atualização das estimativas populacionais de cada município, foi decidido estimar as pessoas residentes em domicílios fechados que por motivos vários não foi possível entrevistar seus moradores. Para tanto utilizou-se uma metodologia, denominada - Metodologia de Estimação do Número de moradores em Domicílios Fechados.
Durante a transmissão de apenas 11 setores, em nível Brasil, para o servidor central no Rio de Janeiro os mesmos foram perdidos ou danificados, restando, porém, os totais de domicílios particulares ocupados e das pessoas residentes.
Seguindo a mesma linha de raciocínio no que diz respeito ao aperfeiçoamento das estimativas populacionais em nível municipal, considerou-se relevante o aproveitamento desse contingente populacional já coletado, com 5 800 pessoas e 1 734 domicílios.
Técnica de coleta:
CAPI - Entrevista pessoal assistida por computador

Temas

Temas e subtemas
População, Características gerais da população, Habitação
Principais variáveis
Situação Urbana e Rural
Unidades domiciliares
Sexo, Relação com a pessoa responsável pelo domicílio e Idade

Unidades de informação

Unidade de investigação
Pessoa, Domicílio
Unidade de análise
Domicílio, Pessoa.

Períodos de referência

Período de 7 anos - 31/07/2000 a 31/07/2007
Data - 01/04/2007 a 31/07/2007

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online), CD-ROM com microdados
Nível de divulgação
Os resultados das Contagens populacionais de 1996 e 2007 foram divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios e estão disponibilizados por meio de publicações impressas, CD-ROM, mapas e internet.

Instrumentos de coleta

Histórico

A crescente demanda por informações detalhadas em níveis municipais, necessárias ao planejamento e avaliação de políticas públicas, tornaram as estimativas de população para essas unidades político-administrativas fator preponderante de controle e análise das ações de planejamento.
Assim, a partir de 1989, o IBGE passou a ter a obrigação legal de fornecer anualmente estimativas municipais de população residente, em cumprimento a dispositivo constitucional, regulamentado pela Lei Complementar no 59, de 22 de dezembro de 1988.
A realização da Contagem da População de 1996, primeira operação censitária com estas características levada a efeito para o conjunto do País, vem ao encontro destas necessidades trazendo como principais objetivos subsidiar a atualização das estimativas de população em nível municipal, possibilitando aos usuários dispor de projeções precisas no período intercensitário.
Por razões de natureza orçamentária, a realização da Contagem da População, prevista para 2005, só ocorreu em 2007. Pelas mesmas razões não foi possível realizar a contagem em todos os 5 564 municípios do País e, após estudos, o IBGE concluiu que os recursos disponíveis permitiriam a realização da Contagem da População nos municípios com até 170 mil habitantes, ou seja, pouco acima do limite em que o efetivo populacional causa impacto direto nos valores repassados pelo FPM.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/CM

Publicações - Agregado por Setores Censitários

O que é

Realizada no meio da década, tem como principal objetivo atualizar os contingentes populacionais municipais e subsidiar no cálculo das estimativas populacionais dos municípios nos anos subsequentes. Tem como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional.

A Contagem da População teve início em 1996, em todo o Brasil, uma vez que, a partir de 1989, o IBGE passou a ter a obrigação legal de fornecer, anualmente, estimativas municipais de população residente, em cumprimento a dispositivo constitucional, regulamentado pela Lei Complementar n. 59, de 22.12.1988. Além disso, de acordo com o que estabelece o Art. 102 da Lei n. 8.443, de 16.07.1992, o IBGE passou a publicar no Diário Oficial da União, até 31 de agosto de cada ano, a relação das estimativas populacionais anuais para estados e municípios, e, até 31 de outubro, a encaminhar ao Tribunal de Contas da União - TCU tal relação, utilizada como um dos critérios para a repartição do Fundo de Participação dos Municípios - FPM. Por razões de natureza orçamentária, a realização da Contagem da População, prevista para 2005, só ocorreu em 2007, em uma operação censitária conjunta que abrangeu, também, o Censo Agropecuário 2006 e o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos - CNEFE, com o objetivo duplo de atualizar as estimativas populacionais e as informações sobre as atividades econômicas realizadas, no País, pelos indivíduos e empresas agropecuárias. Por razões também orçamentárias, não foi possível efetuar o levantamento da Contagem da População 2007 em todos os 5 564 municípios então existentes. Após estudos, o IBGE concluiu que os recursos disponíveis permitiriam sua realização nos municípios com até 170 mil habitantes, faixa em que o efetivo populacional causa impacto direto nos valores repassados pelo FPM. Como, em algumas Unidades da Federação, apenas um ou dois municípios ficariam fora dessa faixa por terem mais de 170 mil habitantes, optou-se por incluí-los na pesquisa. Sendo assim, a Contagem da População 2007 abrangeu 5 435 municípios – os 5 414 com até 170 mil habitantes e mais 21 contemplados pelo critério anteriormente mencionado, perfazendo, dessa forma, 97% do total de municípios do País. Para os 129 municípios restantes, a população de 2007 foi estimada.

A Contagem da População fornece informações sobre os totais populacionais, por sexo, idade e relação de parentesco com a pessoa responsável pelo domicílio, bem como sobre a espécie dos domicílios visitados.

A periodicidade da pesquisa é decenal, excetuando-se os anos em que o levantamento foi suspenso. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios.

Downloads

Informações técnicas

Notas Técnicas

Aspectos da contagem

Metodologia de estimação dos domicílios fechados

Populações de 128 municípios e Distrito Federal para 2007