Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PeNSE - Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar

Estatísticas Experimentais

Sobre - 2009-2019 Análise de indicadores comparáveis dos escolares do 9º ano do ensino fundamental

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE, realizada pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde e com o apoio do Ministério da Educação, investiga informações que permitem conhecer e dimensionar os fatores de risco e proteção à saúde dos escolares, utilizando como referência para seleção o cadastro das escolas públicas e privadas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.

Nesta publicação, o IBGE analisa um conjunto de indicadores comparáveis dos diversos temas abordados pela pesquisa desde a sua primeira edição, selecionando-se para tal os escolares do 9o ano do ensino fundamental com frequência regular em escolas públicas e privadas dos Municípios das Capitais. A adoção desse público-alvo para análise, cabe destacar, foi motivada não somente por sua apreciação em todas as edições da PeNSE, mas também por concentrar a faixa de interesse (13 a 15 anos de idade) preconizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS (World Health Organization - WHO) para inquéritos de saúde escolar – afinal, é nesse grupo etário que se iniciam hábitos e atitudes desencadeadores da maioria das Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT que perduram por toda a vida, o que o torna especialmente singular.

A publicação descreve os procedimentos metodológicos que nortearam as quatro edições do levantamento e tece comentários analíticos que fornecem um perfil multifacetado dos escolares investigados e evidenciam os principais aspectos observados em cada um dos temas considerados.

Considerando-se que parte dos procedimentos implementados para análise da série histórica de 2009 a 2019 configuram estatísticas obtidas a partir da aplicação de novos métodos, não utilizados anteriormente pelo IBGE, elas são caracterizadas, na presente publicação, como experimentais, isto é, estão sob avaliação porque ainda não atingiram um grau completo de maturidade em termos de harmonização, cobertura ou metodologia. Tais estatísticas, no entanto, cumprem um papel estratégico e inovador. Ao ensejar análises de tendência e informações sobre a prevalência de fatores de risco e proteção referentes à década anterior à pandemia de COVID-19, cujos efeitos se refletiram em profundas implicações nas condições de vida e saúde de toda a população e forte impacto nos jovens e adolescentes, esses indicadores poderão, também, subsidiar o planejamento de políticas sociais e planos de recuperação capazes de considerar as enormes desigualdades e vulnerabilidades às quais os adolescentes brasileiros estão expostos.

Além desta publicação, são disponibilizados também, no portal do IBGE na Internet, o plano tabular com os resultados desses indicadores para os Municípios das Capitais, obtidos na PeNSE 2019, bem como o plano tabular específico correspondente à presente análise histórica.

Estatísticas Experimentais

Tabelas - 2009-2019 Análise de indicadores comparáveis dos escolares do 9º ano do ensino fundamental

Municípios das Capitais

Tema 1 - Características Gerais (xls | ods)

Tema 2 - Contexto Familiar (xls | ods)

Tema 3 - Saúde Mental (xls | ods)

Tema 4 - Imagem Corporal (xls | ods)

Tema 5 - Padrão Alimentar (xls | ods)

Tema 6 - Comportamento Sedentário (xls | ods)

Tema 7 - Cigarro (xls | ods)

Tema 8 - Bebidas Alcoólicas (xls | ods)

Tema 9 - Outras Drogas (xls | ods)

Tema 10 - Segurança e Violências (xls | ods)

Tema 11 - Saúde Sexual e Reprodutiva (xls | ods)

Tema 12 - Uso dos serviços de Saúde (xls | ods)

Tema 13 - Saúde Bucal (xls | ods)

Tema 14 - Higiene (xls | ods)

 

Guia de tabelas (xls | ods)

 

Estatísticas Experimentais

Conceitos e métodos - 2009-2019 Análise de indicadores comparáveis dos escolares do 9º ano do ensino fundamental

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
O objetivo da pesquisa é produzir informações que permitam conhecer a magnitude dos fatores de risco e proteção à saúde, orientar e avaliar as intervenções em saúde adequadas ao adolescente, contribuindo para o monitoramento da saúde do escolar.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de estabelecimento de ensino
Tipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilística
Periodicidade de divulgação
Eventual
População-alvo
Escolares na faixa etária de 13 a 17 anos (frequentando as etapas de ensino desde o 7º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio).

Metodologia

Esta edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE foi planejada para fornecer resultados representativos de escolares matriculados e com frequência regular em escolas públicas e privadas de todo o Território Nacional, utilizando uma amostra probabilística única de estudantes do 7° ano do ensino fundamental (antiga 6ª série) ao 3° ano do ensino médio. Os grupos analíticos correspondem aos estudantes de 13 a 17 anos de idade. A abrangência geográfica da PeNSE 2019 contempla Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios das Capitais.
Técnica de coleta:
CAPI - Entrevista pessoal assistida por computador, CASI - Questionário eletrônico autopreenchido
Procedimento de amostragem
O plano amostral da pesquisa foi definido como uma amostra de conglomerados em dois estágios, cujas escolas correspondem ao primeiro estágio de seleção e as turmas de alunos matriculados ao segundo. O conjunto dos estudantes das turmas selecionadas formaram a amostra de alunos.

O cadastro de seleção da amostra da PeNSE 2019 foi construído com base nas informações disponíveis do Censo Escolar 2017 , realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. A seleção de turmas se concentrou nas etapas de ensino que abrangem a maior parte dos escolares com idade de 13 a 17 anos, que é a população-alvo da pesquisa, desconsiderando as escolas com menos de 20 alunos matriculados.

A estratificação das escolas que formaram o cadastro de seleção da amostra para a PeNSE 2019 levou em consideração a localização geográfica e a dependência administrativa das instituições de ensino, totalizando 106 estratos de dimensionamento. O dimensionamento da amostra foi realizado em função do número necessário de estudantes para obter estimativas com nível de precisão controlado para cada estrato de dimensionamento, sendo o número de turmas e escolas obtidos, posteriormente, a partir deste número. Dessa maneira, a amostra foi dimensionada para estimar indicadores para os seguintes níveis geográficos: Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Municípios das Capitais e Distrito Federal.

Devido à heterogeneidade em relação ao tamanho das escolas, foram criados estratos de alocação com base nas faixas de tamanho das escolas. O número de turmas a serem selecionadas em cada faixa seguiu o seguinte critério: para escolas com até 10 turmas foi selecionada 1 turma; para escolas com 11 a 20 turmas foram selecionadas 2 turmas; para escolas com 21 a 50 turmas foram selecionadas 3 turmas; e para escolas com mais de 50 turmas foram selecionadas 4 turmas para a amostra.

A seleção das turmas para cada escola foi feita com probabilidades iguais (amostragem aleatória simples) e de acordo o estrato de alocação ao qual a escola pertence, como definido anteriormente.

Do total de escolas selecionadas para a amostra, 119 não foram pesquisadas ou não puderam ter suas informações utilizadas por diversos motivos, tais como: escola desativada ou impedida, escola sem turmas elegíveis e perda de informações. Outro fator que impediu o uso dos dados coletados, em alguns casos, foi a introdução de um controle de qualidade pós-coleta, onde as turmas com baixo número de questionários válidos em relação ao total de alunos frequentes não tiveram suas informações aproveitadas. Um aspecto importante a ser destacado na edição 2019 da pesquisa é que a equipe de coleta conseguiu superar as resistências e reverter todas as recusas, não havendo, ao final, nenhuma recusa de escolas na PeNSE 2019.
Crítica e imputação
Em linhas gerais, o tratamento da base de dados teve como objetivo definir quais dos questionários aluno existentes na base seriam considerados válidos para efeito de análise, partindo das informações registradas sobre a concordância em participar da pesquisa, sexo e idade do escolar.

Em seguida, identificou-se a existência de 44 turmas que apresentaram baixo aproveitamento de questionários, ou seja, turmas em que a proporção de questionários válidos era menor que 60% do total de alunos frequentes. Para estes casos, foi feita uma verificação individual, considerando-se dois critérios: taxa de presença dos alunos da turma na data de aplicação da pesquisa e taxa de aproveitamento dos questionários dos respondentes em relação ao número de frequentes na turma. Assim, definiu-se pela exclusão de 35 turmas que não atenderam aos critérios metodológicos da pesquisa, quantitativo que corresponde a 0,5% do total.

Outro tratamento geral aplicado a todas as variáveis consistiu na especificação, dos campos sem registro dos questionários, em: (1) “saltos” de fluxo; (2) abandono precoce; e (3) ausência de resposta para o quesito. Cada uma destas situações recebeu uma codificação diferente na base de dados, o que poderá ser visualizado no dicionário de dados da pesquisa.

A base de dados da PeNSE precisou de imputação, em função de uma falha de sistema relacionada às variáveis B03005b e B03010, onde, para ambas, o código 99 (ausência de resposta) estava agregado à última opção de resposta do quesito (9). Para o processo de imputação, foi ajustado um modelo linear generalizado, com função de ligação probito, aos dados da PeNSE 2015, para estimar a probabilidade de um estudante ter ignorado a pergunta com base num conjunto de variáveis preditoras. O modelo foi estimado para cada uma das duas variáveis supracitadas. Os resultados dos modelos ajustados foram aplicados à base da PeNSE 2019, para diferenciar os casos de resposta e não resposta, permitindo efetuar a recodificação nas duas variáveis.

Temas

Temas e subtemas
Grupos populacionais específicos, População, Educação, Saúde, Justiça e segurança
Principais variáveis
QUESTIONÁRIO ALUNO
Principais variáveis investigadas: características básicas da população de estudo; contexto familiar; hábitos alimentares; atividade física e comportamento sedentário; cigarro, álcool e outras drogas; saúde sexual e reprodutiva; segurança e violências; hábitos de higiene pessoal; imagem corporal; saúde mental; uso de serviços de saúde; políticas de saúde na escola.

Principais variáveis derivadas: características gerais (sexo, idade, cor/raça, ano escolar em curso); escolaridade da mãe; posse de bens e serviços (celular, computador, acesso à internet, carro, moto/motocicleta); perspectiva de educação do escolar; coabitação com pai e mãe; conhecimento dos pais ou responsáveis sobre o tempo livre do escolar; absenteísmo escolar sem permissão dos pais ou responsáveis; entendimento dos pais quanto aos problemas e preocupações dos filhos; bullying; consumo de alimentos ultraprocessados no dia anterior; consumo habitual de alimentos marcadores de alimentação saudável e não saudável; perfil de realização das refeições (hábito de tomar café da manhã, almoço ou jantar com pais ou responsáveis, comer fazendo outras atividades); merenda escolar (oferta e consumo); hábito de consumo de alimentos comercializados na cantina e no entorno da escola; tempo de tela sedentário (televisão e computadores/celular/videogame etc); atividade física acumulada; aulas de educação física na escola; cigarro e outros produtos do tabaco (experimentação, consumo atual do escolar e pessoas próximas, hábito de fumar de pais ou responsáveis); bebidas alcoólicas (experimentação, consumo atual do escolar e pessoas próximas, episódios de embriaguez, hábito de consumo de pais ou responsáveis); uso de drogas ilícitas (experimentação, consumo atual do escolar e pessoas próximas); iniciação sexual; uso de camisinha ou preservativo (primeira e última relação sexual, formas de obtenção); uso da pílula do dia seguinte; orientações na escola; gravidez na adolescência; uso de cinto de segurança (banco da frente e de trás); uso de capacete; condução de veículo motorizado; percepção de segurança; envolvimento em brigas com luta física, arma de fogo ou outras armas; agressão física perpetrada por pais ou responsáveis ou outra pessoa; violência sexual (exposição do corpo, relação sexual forçada); lavagem das mãos; escovação dental; dor de dente; visita ao dentista; existência de amigos próximos; sentimento de preocupação, tristeza, desamparo e irritação; sensação de que a vida não vale a pena ser vivida; percepção do estado de saúde; absenteísmo escolar por motivo de saúde; procura por serviço de saúde; motivo de procura; percepção da imagem corporal; atitude em relação ao próprio corpo; indução de vômito ou consumo de produtos para perda de peso; consumo de produtos para ganho de peso; opinião sobre o questionário.

Principais indicadores: escolaridade da mãe; posse de bens e serviços; perspectiva de educação do escolar; coabitação com pai e/ou mãe; contexto familiar (ciência dos pais ou responsáveis sobre o tempo livre dos escolares, refeições com pais ou responsáveis, absenteísmo escolar sem permissão dos pais ou responsáveis, entendimento dos pais quanto aos problemas e preocupações; bullying); consumo alimentar no dia anterior (alimentos ultraprocessados) e habitual (alimentos marcadores de alimentação saudável e não saudável); perfil de realização das refeições; tempo de tela sedentário; atividade física acumulada; cigarro e outros produtos do tabaco; bebidas alcoólicas; uso de drogas ilícitas; iniciação sexual; uso de camisinha ou preservativo; uso da pílula do dia seguinte; orientações na escola; gravidez na adolescência; segurança no trânsito; percepção de segurança; violências; agressão física; violência sexual; hábitos de higiene pessoal; saúde bucal; imagem corporal; saúde mental; percepção do estado de saúde; procura por serviço de saúde; motivo de procura


QUESTIONÁRIO ESCOLA
Principais variáveis investigadas: informações gerais do ambiente escolar; atividade física; alimentação; saneamento básico e higiene; segurança; políticas de saúde.

Principais variáveis derivadas: presença de biblioteca; laboratório de informática; recursos multimídia; computadores e/ou tablets; Conselhos Escolares; instalações e práticas de atividade física; instalações e oferta de merenda escolar; comercialização de alimentos na cantina e no entorno da escola (itens ofertados); propaganda de alimentos industrializados; horta (existência, ações de educação alimentar e nutricional e utilização de alimentos na merenda escolar); infraestrutura de saneamento; Programa Saúde na Escola (PSE); ações de saúde na escola; registros de saúde dos escolares.

Principais indicadores: presença de biblioteca; laboratório de informática; recursos multimídia; computadores e/ou tablet; conselhos escolares; merenda escolar; alimentos comercializados dentro e no entorno da escola; aulas de educação física na escola; políticas de saúde na escola (Programa Saúde na Escola); ações na escola; registros de Saúde
Palavras-chave
Grupos populacionais específicos População Educação Saúde Justiça e segurança

Unidades de informação

Unidade de investigação
Pessoa, Estabelecimento
Unidade de análise
Pessoa
Unidade informante
Estabelecimento, Pessoa.

Períodos de referência

Período - 08/04/2019 a 30/09/2019
Data de início da coleta
09/04/2019
Data do fim da coleta
30/09/2019

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação impressa, Publicação Digital (online), Microdados no Portal do IBGE, Banco de Dados Agregados - SIDRA, Banco Multidimensional de Estatísticas - BME
Nível de desagregação geográfica
Município da Capital
Nível de divulgação
Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Municípios da Capitais

Instrumentos de coleta

Histórico

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE fornece dados para o Sistema de Monitoramento da Saúde do Escolar, do Ministério da Saúde, criado no âmbito do Decreto Presidencial nº 6.286, de 05/12/2007, para subsidiar gestores na vigilância de fatores de risco e proteção à saúde de escolares. Este inquérito é realizado, desde 2009, pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE mediante convênio com o Ministério da Saúde.

A primeira edição aconteceu em 2009 e utilizou o Personal Digital Assistent - PDA, onde foi inserido o questionário eletrônico autoaplicável para ser respondido diretamente pelo escolar sem interferência do entrevistador. Tal método resguarda a privacidade do informante e o sigilo das informações. A PeNSE incorporou ainda à sua metodologia, a realização de reuniões e discussões conjuntas entre representantes e gestores da Saúde e da Educação em diferentes esferas administrativas e de governo visando à sensibilização desses atores para a coleta de dados. Neste ano foram coletados dados de 63.411 escolares frequentando o 9o ano (antiga 8a série) do ensino fundamental em 1.453 escolas públicas e privadas nos 26 Municípios das Capitais e no Distrito Federal.

Na edição de 2012, mantendo a população de estudo (escolares frequentando o 9o ano do ensino fundamental) e metodologia, a PeNSE entrevistou 109.104 estudantes em 2 842 escolas públicas e privadas e ampliou a abrangência geográfica, que passou a contemplar dados para o conjunto do País e as Grandes Regiões, além dos Municípios das Capitais e do Distrito Federal.

Em 2015, a inovação referiu-se à disponibilização de resultados, oriundos de dois planos amostrais distintos, representativos de escolares frequentando o 9o ano do ensino fundamental - mantendo, assim, a comparabilidade com edições anteriores - e de escolares de 13 a 17 anos de idade comparáveis com os indicadores do Global School-based Student Health Survey - GSHS, desenvolvido pela OMS. Adicionalmente, a amostra de estudantes frequentando o 9o ano do ensino fundamental foi objeto de ampliação da abrangência geográfica, permitindo a desagregação de dados, além dos já disponíveis em edições anteriores, por Unidades da Federação. Deste modo, foram coletados dados de 102.301 escolares do 9o ano do ensino fundamental, oriundos de 3.160 escolas, e de 10.926 escolares de 13 a 17 anos de idade, de 380 escolas. Ressalta-se que a amostra dos escolares de 13 a 17 anos foi representativa para Grandes Regiões e Brasil.

Em 2019, a PeNSE completou uma década de monitoramento de fatores de risco e proteção à saúde dos escolares brasileiros. Trouxe como novidades a ampliação da abrangência da amostra dos escolares de 13 a 17 anos de idade, onde foram entrevistados estudantes do 7o ano do ensino fundamental ao 3o ano do ensino médio, representativa para Municípios das Capitais, Unidades da Federação, Grandes Regiões e Brasil. Além disso, permitiu comparabilidade com as edições anteriores, em diversos quesitos, para os escolares do 9o ano do ensino fundamental. Outrossim, a coleta dos dados passou a ser feita utilizando o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), um smartphone configurado especificamente para realização das pesquisas do IBGE.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/AA

Estatísticas Experimentais

Publicações - 2009-2019 Análise de indicadores comparáveis dos escolares do 9º ano do ensino fundamental

O que é

Investiga informações que permitem conhecer e dimensionar os fatores de risco e proteção à saúde dos adolescentes. A pesquisa é realizada por amostragem, utilizando como referência para seleção o cadastro das escolas públicas e privadas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.  

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE teve início em 2009, fruto de parceria com o Ministério da Saúde e apoio do Ministério da Educação. Na primeira edição, os escolares do 9o ano do ensino fundamental (antiga 8a série) das escolas públicas e privadas dos Municípios das Capitais constituíram sua população-alvo. A escolha do 9o ano do ensino fundamental, cabe destacar, teve como justificativa o mínimo da escolarização necessária para responder questionário autoaplicável e também a proximidade da idade de referência preconizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS (World Health Organization - WHO), que é de 13 a 15 anos. Em 2012, embora mantida sua população-alvo, a PeNSE passou a abarcar dados para o conjunto do País e as Grandes Regiões, e a investigar, também, algumas características do ambiente escolar e do entorno. Na edição de 2015, importantes inovações foram introduzidas na pesquisa, dentre as quais se destaca a disponibilização de informações oriundas de dois planos amostrais distintos: escolares frequentando o 9o ano do ensino fundamental e escolares de 13 a 17 anos de idade frequentando as etapas do 6o ao 9o ano do ensino fundamental (antigas 5a a 8a séries) e da 1a a 3a série do ensino médio. A primeira amostra, tradicional da PeNSE, não só permite a comparação temporal entre os Municípios das Capitais nas três edições da pesquisa, como também possibilita a desagregação das informações por Unidades da Federação, oferecendo, assim, dados de saúde mais próximos da realidade local desses estudantes. A segunda amostra, por sua vez, proporciona melhor identificação e acompanhamento de fatores relacionados ao desenvolvimento físico-biológico e ao tempo de exposição às condições de risco para o grupo etário considerado, e viabiliza maior comparabilidade com indicadores internacionais, em especial aqueles provenientes da OMS.

A pesquisa fornece informações sobre as características básicas da população de estudo, incluindo aspectos socioeconômicos, como escolaridade dos pais, inserção no mercado de trabalho e posse de bens e serviços; contextos social e familiar; fatores de risco comportamentais relacionados a hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo, consumo de álcool e outras drogas; saúde sexual e reprodutiva; exposição a acidentes e violências; hábitos de higiene; saúde bucal; saúde mental; e percepção da imagem corporal, entre outros tópicos. Características do ambiente escolar e do entorno são também contempladas, incluindo informações relacionadas à infraestrutura disponível para alimentação e atividade física; acessibilidade; saneamento básico; existência de regras e normas de conduta adotadas pelas escolas; políticas de assistência à saúde; e nível de segurança do entorno, entre outros aspectos.

A periodicidade da pesquisa é eventual. Sua abrangência geográfica é nacional: na edição de 2015, realizada com dois planos amostrais distintos, os resultados da amostra 1 estão disponíveis para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios das Capitais; e para a amostra 2, Brasil e Grandes Regiões.

Séries históricas

#seriehistorica201792151245656

#seriehistorica201792151426267

#seriehistorica201792151529808

#seriehistorica201792151631235

#seriehistorica201791163536744

#seriehistorica201792152311516

 

Microdados

Arquivos de Microdados da PeNSE 2019 - incluído em 13/07/2022

Arquivos de Microdados da PeNSE 2015 - atualizado em 25/05/2018

Histórico de atualizações - Microdados 2015

  • 25/05/2018: As atualizações referem-se a:
    1- Inclusão do documento “Nota metodológica n.01: Informações para utilização dos microdados – Amostras 1 e 2”, que contém orientações para a utilização dos dados da PeNSE 2015, na seção “Informações técnicas”.
    2- Inclusão do documento “Nota metodológica n.02: Especificação de tabelas e indicadores – Amostra 1”, que contém os filtros utilizados para a construção das tabelas da Amostra 1 disponibilizadas na publicação e na página da PeNSE 2015, na seção “Informações técnicas”.
    3- Inclusão do documento “Nota metodológica n.03: Especificação de tabelas e indicadores – Amostra 2”, que contém os filtros utilizados para a construção das tabelas da Amostra 2, na seção “Informações técnicas”.
    4- Inclusão da pasta “PeNSE_2015_AMOSTRA1.zip” contendo os microdados da Amostra 1 nos formatos “.csv”, “.sas” e “.xlsx”, além do arquivo “Dicionario_PENSE_Microdados_Amostra1.xls” em substituição ao arquivo “Dicionario_PENSE_Microdados.xls”. O novo arquivo contém duas abas (“AMOSTRA1_ALUNO” e “AMOSTRA1_ESCOLA”) com a descrição de variáveis associadas a quesitos dos questionários aplicados aos alunos e escolas selecionados para a Amostra 1. Adicionalmente, em relação ao arquivo anteriormente disponibilizado:
    4.1- A descrição “Não aplicável” atribuída ao código “-1”, foi substituída por “Pulo no questionário”.
    4.2- Correção da codificação das opções de resposta atribuídas à variável “V008 – Esfera administrativa da escola” (anteriormente codificada como “1 – Municipal; 2 – Estadual; 3 – Federal; 4 – Privada”): no documento ora disponibilizado passa a valer a codificação “1 – Federal; 2 – Estadual; 3 – Municipal; 4 – Privada”.
    5- Inclusão da pasta “PeNSE_2015_AMOSTRA2.zip” contendo os microdados da Amostra 2 nos formatos “.csv”, “.sas” e “.xlsx”, além do arquivo “Dicionario_PENSE_Microdados_Amostra2.xls” que contém duas abas (“AMOSTRA2_ALUNO” e “AMOSTRA2_ESCOLA”)com a descrição de variáveis associadas a quesitos dos questionários aplicados aos alunos e escolas selecionados para a Amostra 2.

  • 05/05/2017: As atualizações referem-se a:
    1- Exclusão da variável EXTRATO_EXP_CHAR dos arquivos "PENSE_AMOSTRA2.csv", "pense_amostra2.sas7bat", e "PENSE_2015_Microdados.v3.xlsx" por se tratar da mesma variável que EXTRATO_EXP.
    2- Inclusão da variável escola que corresponde a unidade primária de amostragem (UPA) nos arquivos "PENSE_AMOSTRA2.csv", "pense_amostra2.sas7bat" e "PENSE_2015_Microdados.v3.xlsx".
    3- Correção da variável escola nas abas AMOSTRA1_ALUNO e AMOSTRA1_ESCOLA do arquivo "Dicionário_PENSE_Microdados.xls", cuja descrição passa a ser UPA (unidade primária de amostragem).
    4- Inclusão da variável escola na aba AMOSTRA2 do arquivo "Dicionário_PENSE_Microdados.xls", cuja descrição é UPA (unidade primária de amostragem).

     
  • 02/09/2016: Foram adicionadas variáveis de estrato, utilizadas na expansão. 

  • 02/09/2016: Os microdados passaram a ser disponibilizados também em formato XLSX. 


Arquivos de Microdados da PeNSE 2012

Arquivos de Microdados da PeNSE 2009

Downloads

Informações técnicas

Considerações metodológicas sobre a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados.

Notas explicativas

  • Nota técnica 01/2022 - Controle estatístico de confidencialidade para ampliar a segurança da privacidade do informante no arquivo de microdados da PeNSE 2019

Notas metodológicas complementares sobre a edição da pesquisa realizada em 2015

Notícias e Releases

IBGE divulga uma década de informações sobre a saúde dos escolares

Uma década de pesquisas sobre a saúde dos adolescentes e suas tendências. É o que IBGE divulga hoje no...

13/07/2022

PeNSE 2019: uma em cada cinco escolares sofreu violência sexual

Cerca 14,6% dos escolares de 13 a 17 anos, alguma vez na vida e contra a sua vontade, foram tocados,...

10/09/2021

Uma em cada cinco estudantes já sofreu violência sexual

A violência sexual se mostra presente na vida de um significativo percentual de meninos e meninas que...

10/09/2021

Seis em cada dez estudantes haviam experimentado bebida alcoólica na pré-pandemia

Cerca de 63,3% dos estudantes de escolas públicas e particulares entre 13 e 17 anos já experimentaram...

10/09/2021

Questão de gênero: indicadores de saúde mental são piores para as meninas

Elas têm se sentido mais tristes, a maior parte do tempo, do que os meninos. E também mais preocupadas,...

10/09/2021

Pesquisa traça perfil das condições de saúde e hábitos dos estudantes no país

Responsáveis por 72% dos óbitos no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças...

08/04/2019

Dia Nacional de Combate ao Fumo: tabagismo mata 6 milhões de pessoas por ano no mundo

O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Em estudo da Organização Mundial da Saúde...

29/08/2017

PeNSE 2015: 55,5% dos estudantes já consumiram bebida alcoólica e 9,0% experimentaram drogas ilícitas

  Dos cerca de 2,6 milhões de estudantes que cursavam o 9º ano do ensino fundamental em 2015, 55,5%...

26/08/2016

Ver mais notícias

Erramos

Estas estatísticas são classificadas como experimentais e devem ser usadas com cautela, pois são estatísticas novas que ainda estão em fase de teste e sob avaliação. Elas são desenvolvidas e publicadas visando envolver os usuários e partes interessadas para avaliação de sua relevância e qualidade. Caso deseje deixar uma crítica ou sugestão, clique aqui para deixar sua opinião.

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida

0/500

Preencha corretamente.
Entrada Inválida