Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Pesquisa Sindical

Sobre - 2001

A Pesquisa Sindical 2001, realizada em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego, com a interveniência do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador - Codefat, teve por objetivo retratar a estrutura sindical brasileira.

As informações da pesquisa foram divulgadas em duas publicações. A primeira, contendo os primeiros resultados do levantamento, apresenta estatísticas sobre o número de sindicatos, segundo os tipos e as categorias econômicas e profissionais, sua distribuição regional e estadual, e o tamanho dos sindicatos, segundo classes de associados e abrangência da base territorial de representação. Contempla também aspectos da filiação dos sindicatos a centrais, federações e confederações sindicais e entidades de assessoramento técnico. A segunda publicação abarca um amplo conjunto de informações sobre o tema, dentre as quais se destacam os seguintes indicadores: número de sindicatos e de associados; taxa de sindicalização; negociações coletivas de trabalho realizadas; características das pessoas sindicalizadas; formas de representação nos locais de trabalho; principais serviços prestados e atividades oferecidas pelos sindicatos, como cursos de qualificação e requalificação de mão de obra; contribuições arrecadadas; filiação a centrais, federações e confederações sindicais e a entidades civis de assessoramento técnico, entre outros. A análise desses resultados evidencia as transformações ocorridas na organização sindical brasileira no período de 1992 a 2001 e as diferenças regionais observadas.

Ambas as publicações incluem notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa e glossário com os termos e conceitos considerados essenciais para a compreensão dos resultados.

O conjunto dessas informações permite identificar o perfil dos sindicatos de empregadores e trabalhadores urbanos e rurais do País no ano de referência.

Conceitos e métodos - 2001

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A Pesquisa Sindical é um levantamento abrangente de informações estatísticas sobre o universo de sindicatos brasileiros, tendo como principais objetivos: - retratar a estrutura sindical brasileira, seu perfil institucional e organizacional e atividades desenvolvidas pelas entidades; - subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas nas áreas de relações de trabalho, qualificação, treinamento e intermediação de mão-de-obra; e - contribuir para a avaliação dos efeitos da redefinição do papel do Estado, das aberturas comercial e financeira, da reestruturação produtiva e da modernização econômica sobre as entidades sindicais de trabalhadores e empregadores.
Tipo de operação estatística
Outros
Tipo de dados
Dados de Censo
Periodicidade de divulgação
Anual
População-alvo
A unidade de investigação da pesquisa é o sindicato, sendo investigados aqueles que se encontravam formalizados até 31/12/2001, a partir de um dos instrumentos, a seguir, relacionados: _ carta de reconhecimento no Ministério do Trabalho e Emprego - MTE (carta sindical); ou _ registro sindical no Ministério do Trabalho e Emprego - MTE; ou _ apenas registro em cartório; ou _ registro em cartório e pedido de registro sindical no Ministério do Trabalho e Emprego - MTE.

Metodologia

Questionário fechado aplicado através de entrevistas em todos os sindicatos urbanos e rurais, com referência ao ano anterior à coleta. Elaborado em parceria com o Ministério do Trabalho e do Emprego - instituição governamental diretamente envolvida com o tema e com a participação das instituições componentes do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador - CODEFAT, órgão tripartite constituído por entidades governamentais, da iniciativa privada e dos trabalhadores.
Técnica de coleta:
PAPI - Entrevista pessoal com questionário em papel
Procedimento de amostragem
Não se aplica.
Crítica e imputação
Não se aplica.

Temas

Temas e subtemas
Administração pública e participação político-social
Principais variáveis
- identificação do sindicato
- tipo de sindicato
- movimento e caracterização dos associados
- filiação a federação, confederação, centrais sindicais e a entidades civis
- classificação das categorias profissionais ou econômicas representadas
- representação nos locais de trabalho
- comissões de conciliação prévia
- negociações coletivas
- informações sobre a diretoria
- informações sobre o estatuto
- principais serviços prestados
- cursos de educação, qualificação de mão-de-obra e formação sindical
- quadro de pessoal
- receita e despesa
- base territorial
- formas de comunicação
- ocorrências de greve.
Palavras-chave
sindicatos

Unidades de informação

Unidade de investigação
Estabelecimento
Unidade de análise
Estabelecimento
Unidade informante
Pessoa, Estabelecimento.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2001 a 31/12/2001

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação impressa com CD-ROM, Banco Multidimensional de Estatísticas - BME
Nível de desagregação geográfica
Unidade da Federação
Nível de divulgação
Os resultados são divulgados a nível de Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação através de: - Catálogo Brasileiro de Entidades Sindicais Urbanas; - Catálogo Brasileiro de Entidades Sindicais Rurais; - "Data-base" e "Base Territorial" das Categorias Profissionais.

Instrumentos de coleta

Histórico

No período 1988/92, o IBGE elaborou a Pesquisa Sindical, com periodicidade anual e investigando o universo dos sindicatos brasileiros, urbanos e rurais, de empregados, empregadores, profissionais liberais, agentes e trabalhadores autônomos, que foi interrompida desde então.
Com a realização da Pesquisa Sindical 2002 (ano base 2001), procura-se suprir lacuna de informações sobre o meio sindical na última década, que têm sido permanentemente demandadas não apenas pelas entidades de classe, mas também pelo próprio governo e pela comunidade científica.
Ressalta-se que a década de 90 foi marcada por profundas transformações econômicas, sociais e políticas, levando à redefinição das relações de trabalho em vários setores e atividades econômicas. Isso implicou, de um lado, novas formas de estruturação e de encaminhamento das reivindicações pelos sindicatos de empregados e empregadores e, de outro, a redefinição do escopo das políticas governamentais relacionadas às relações de trabalho, à qualificação e ao emprego da mão-de-obra.
O levantamento de informações estatísticas sobre a dimensão, estrutura e perfil sindical no Brasil contribuirá positivamente para a formulação e implementação de políticas na área de relações de trabalho e de qualificação da mão-de-obra, bem como subsidiará os diversos atores envolvidos com o tema, na elaboração de diagnósticos e análises acerca das condições vigentes no sindicalismo, frente às alterações ocorridas na sociedade brasileira, nos anos 90.
Nesse contexto, é de suma importância que o IBGE, enquanto órgão nacional responsável pela elaboração de estatísticas e coordenação do Sistema Estatístico Nacional, retome o levantamento de informações básicas sobre a situação dos sindicatos brasileiros e, o que é tão ou mais relevante, o faça em parceria com o Ministério do Trabalho e do Emprego - instituição governamental diretamente envolvida com o tema, com a participação das instituições componentes do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador - CODEFAT, órgão tripartite constituído por entidades governamentais, da iniciativa privada e dos trabalhadores.

Periodicidade:
Anual, podendo ter estudos realizados e divulgados a uma periodicidade menor.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/PN

O que é

Em complementação aos primeiros resultados divulgados da Pesquisa Sindical realizada em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego, com a interveniência do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador - CODEFAT, esta publicação apresenta um amplo conjunto de informações que permitem identificar o perfil dos sindicatos de empregadores e trabalhadores urbanos e rurais do país em 2001. 

Contém informações sobre o número de sindicatos e de associados; taxa de sindicalização; negociações coletivas de trabalho realizadas; características das pessoas sindicalizadas; formas de representação nos locais de trabalho; principais serviços prestados e atividades oferecidas pelos sindicatos, destacando-se os cursos de qualificação e requalificação de mão-de-obra; contribuições arrecadadas; filiação a centrais, federações e confederações sindicais e a entidades civis de assessoramento técnico, entre outros indicadores. A análise dos resultados evidencia as transformações ocorridas na organização sindical brasileira no período de 1991 a 2001 e as diferenças regionais observadas. 

A publicação inclui, ainda, notas técnicas, glossário com a conceituação da terminologia utilizada, e anexos contendo séries históricas de algumas variáveis selecionadas das pesquisas sindicais realizadas pelo IBGE e classificações das categorias profissionais e econômicas adotadas na pesquisa.

Downloads

Informações técnicas

Considerações metodológicas sobre a Pesquisa Sindical podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados.