Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Contas Econômicas Ambientais

O que é

Constituem um sistema de medição e análise, representado por um conjunto de tabelas, que permite entender as interações entre o meio ambiente e a economia, apoiando o planejamento e a tomada de decisão para políticas públicas e empresariais.

A metodologia da contabilidade econômica e ambiental vem sendo estabelecida pelas Nações Unidas por meio do Sistema de Contas Econômicas Ambientais - SCEA (System of Environmental-Economic Accounting - SEEA) com vistas à integração de dados econômicos, ambientais e sociais em uma única estrutura estatística, considerando-se, também, as características do país no que diz respeito a particularidades ambientais, sociais e econômicas e a disponibilidade de dados. O SEEA possui oito áreas temáticas, incluindo recursos naturais específicos, como água e energia, além de Contas de Ecossistemas, entre outras. A metodologia proposta para as contas de recursos específicos baseia-se em um marco central que contabiliza os recursos naturais envolvidos na produção de bens e serviços, estabelecendo uma relação entre os recursos naturais utilizados e a renda gerada pelas diferentes atividades econômicas. No Brasil, a série de informações sobre Contas Econômicas Ambientais - CEA, fruto de parceria entre o IBGE e a Agência Nacional de Águas - ANA, teve início com a divulgação de resultados sobre as Contas Econômicas Ambientais da Água - CEAA, contemplando o período de 2013 a 2015, com base nas recomendações metodológicas contidas em manual específico sobre esse recurso, o System of environmental-economic accounting for water, SEEA-Water. A contabilidade de ecossistemas, por sua vez, é realizada com base nas recomendações metodológicas contidas em manual também específico, o System of environmental-economic accounting 2012: experimental ecosystem accounting, SEEA-EEA, dada a necessidade de cruzamento de dados espaciais georreferenciados. Essa metodologia está sendo consolidada e testada pelas Nações Unidas, e as contas ainda são chamadas de Contas Experimentais de Ecossistemas. O IBGE iniciou os testes metodológicos para a contabilidade de ecossistemas em 2017, a partir de sua participação no projeto Contabilidade do Capital Natural e Valoração dos Serviços Ecossistêmicos (Natural Capital Accounting and Valuation of Ecosystem Services - Ncaves) – projeto global das Nações Unidas, financiado pela União Europeia que inclui cinco países (África do Sul, Brasil, China, Índia e México). Os primeiros resultados das Contas de Ecossistemas contemplam o Uso da Terra nos Biomas Brasileiros, abarcando o período de 2000 a 2018, e as Espécies Ameaçadas de Extinção no Brasil, com referência no ano de 2014.   

Atualmente, estão sendo desenvolvidas, testadas ou planejadas pelo IBGE, em conjunto com instituições especializadas, as contas de água, energia, florestas (recursos madeireiros e não madeireiros), biodiversidade, ecossistemas de extensão e ecossistemas de condição. A abrangência geográfica desses estudos é nacional, com resultados divulgados para diferentes recortes territoriais.

Informações técnicas

Contas Econômicas Ambientais da Água

Contas de Extensão dos Biomas

Nota técnica:
As áreas totais do Brasil e dos Biomas apresentam valores ligeiramente diferentes daqueles divulgados oficialmente pelo IBGE. Isto se deve ao uso da grade territorial estatística, com células ou quadrículas de 1 km², que gera efeitos de borda nas fronteiras e inclui as 12 milhas do mar territorial.

Sobre a publicação - 2018-2020

Sendo a água um componente-chave do desenvolvimento econômico, faz-se necessária a adoção de políticas que integrem o planejamento setorial à gestão dos recursos hídricos, tornando indispensável a incorporação de informações econômicas, sociais e hidrológicas para a gestão sustentável dos recursos naturais. Visando organizar tais informações, a Divisão de Estatística das Nações Unidas (United Nations Statistics Division - UNSD) elaborou o manual System of environmental-economic accounting for water, SEEA-Water, cujas diretrizes possibilitam uma avaliação sistemática e periódica de indicadores-chave que envolvem a integração dos dados físicos e monetários da água.

Com o lançamento do presente informativo, o IBGE, em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico - ANA, por intermédio do então Ministério do Meio Ambiente, divulga os resultados da terceira edição do estudo Contas Econômicas Ambientais da Água - CEAA, contemplando, nesta oportunidade, o período de 2018 a 2020. Essas contas fornecem indicadores físicos e monetários sobre a oferta e a demanda de água no Brasil, pelas atividades econômicas e pelas famílias, os quais, ainda passíveis de melhorias e ampliações, poderão ser revisados posteriormente.

As informações ora divulgadas mostram a participação das atividades econômicas e das famílias nos fluxos de retiradas de água e de retornos ao meio ambiente, e em que condições, em termos de custos para os usuários, se dá a utilização dos recursos hídricos. Elas estão organizadas em três grupos: Tabelas de Estoques, Tabelas de Recursos e Usos Físicas - TRU Físicas e Tabelas de Recursos e Usos Híbridas - TRU Híbridas. As Tabelas de Estoques apresentam os incrementos e as subtrações no estoque dos recursos hídricos; as TRU Físicas informam as retiradas por captação do meio ambiente para a economia, os fluxos da água dentro da economia e o retorno da economia para o meio ambiente; e as TRU Híbridas relacionam, por fim, os valores monetários de produção, consumo e custos associados à atividade Água e esgoto. O detalhamento por atividades econômicas tem por base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 e as recomendações metodológicas do SEEA-Water.

O conjunto desses resultados também está disponibilizado no portal do IBGE na Internet, que reúne, ainda, um vasto leque de informações sobre as CEAA, com tabelas de resultados para o período considerado e notas técnicas com considerações metodológicas sobre o estudo, incluindo um glossário com as conceituações utilizadas em sua elaboração.

Tabelas - 2018-2020

Tabela de Estoques - 2018-2020 (em formato xls e ods)

Tabela de Recursos e Usos Física - 2018-2020 (em formato xls e ods)

Tabela de Recursos e Usos Híbrida - Recursos - 2018-2020 (em formato xls e ods)

Tabela de Recursos e Usos Híbrida - Usos - 2018-2020 (em formato xls e ods)

Indicadores de Estoques e Físicos - 2018-2020 (em formato xls e ods)

Indicadores Híbridos - 2018-2020 (em formato xls e ods)

Conceitos e métodos - 2018-2020

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
As CONTAS ECONÔMICAS AMBIENTAIS DA ÁGUA (CEAA) visam a produção e disseminação de informações referentes ao balanço entre a disponibilidade de recursos hídricos e as demandas de água pela economia em escala nacional e das cinco grandes regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Apresenta dados sobre os estoques de água no território nacional, além dos fluxos trocados entre o meio-ambiente, as atividades econômicas e as Famílias, permitindo, assim, analisar a contribuição da água para o desenvolvimento econômico e o impacto da economia sobre os recursos hídricos.
Tipo de operação estatística
Sistema de contas nacionais
Tipo de dados
Dados agregados, Outro tipo de dados
Periodicidade de divulgação
Bienal

Metodologia

Segue a metodologia estabelecida pelo System of Environmental-Economic Accounting for Water (SEEA-Water), que oferece um quadro conceitual para organização e sistematização das bases de dados hidrológicos e informações relativas à economia do país de uma maneira consistente e concisa, descrevendo as interações entre a economia e o meio ambiente. As CEAA conforme o modelo SEEA-Water são compostas por um conjunto de tabelas padronizadas que expressam a disponibilidade, demandas e fluxos estabelecidos entre o meio ambiente, as atividades econômicas e Famílias.
Técnica de coleta:
Não se aplica

Temas

Temas e subtemas
Meio Ambiente, Outras estatísticas econômicas não especificadas anteriormente
Principais variáveis
Principais Variáveis:
Tabelas de Estoques: Total de Recursos Hídricos Renováveis (TRHR); volume captado como proporção do TRHR; índice de consumo (IC); e razão de dependência (RD).
Tabelas de Recursos e Usos Físicas: Dados sobre os volumes de retirada, uso e fornecimento, retorno e consumo total de água, para o total da economia, por atividade econômica e Famílias.
Tabela de Recursos e Usos Híbridas: Dados em valor sobre a produção dos serviços relacionados a água e esgoto e dos custos associados ao uso desses serviços. Eficiência de consumo de água total, por atividade e Famílias; custo da água por volume de água recebida pelo Abastecimento; custo dos serviços de esgoto por volume de águas residuais enviadas à rede de esgoto.

Unidades de informação

Unidade de investigação
Não se aplica
Unidade de análise
Não se aplica.

Períodos de referência

Triênio - 01/01/2018 a 31/12/2020

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação impressa, Publicação Digital (online)
Nível de desagregação geográfica
Nacional

Histórico

As Contas Econômicas Ambientais da Água - CEAA foram divulgadas, pela primeira vez, em 2018, com informações para o total Brasil referentes ao período de 2013 a 2015. A segunda divulgação, em 2020, teve ampliação da sua série temporal, contemplando o período de 2013 a 2017, com informações para o Brasil e as Grandes Regiões. Nesta terceira publicação das CEAA, aprimoramentos na aferição dos dados hídricos foram implementados. Tais melhorias tornaram o presente estudo mais acurado, porém implicaram na criação de uma nova série (2018-2020), que possui variáveis físicas não diretamente comparáveis com os estudos anteriores. Os esclarecimentos a respeito dessas melhorias se encontram na Nota Técnica que acompanha esta publicação.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/C4

Saiba mais - 2018-2020

Downloads

Notícias e Releases

Contas econômicas ambientais da água: Brasil

Em 2020, para cada R$ 1,00 gerado pela economia foram consumidos 6,2 litros de água

Em 2020, foram consumidos 6,2 litros de água para cada real de valor adicionado bruto (VAB) gerado pela...

02/06/2023

Contas de Ecossistemas

IBGE atualiza estatísticas das espécies ameaçadas de extinção nos biomas brasileiros

O IBGE divulga hoje (24) a atualização dos dados sobre espécies ameaçadas de extinção, referente ao ano...

24/05/2023

Contas de EcossistemasContas Econômicas Ambientais da Terra

Entre 2000 e 2020, a área agrícola do país cresceu 230 mil km² e a vegetação natural diminuiu 513 mil km²

O IBGE divulgou hoje (07) as Contas Econômicas Ambientais da Terra: Contabilidade Física, pesquisa inédita...

07/10/2022

Contas de Ecossistemas

Em parceria com a ONU, IBGE publica análise integrada das Contas de Ecossistemas

O IBGE divulga hoje (20) as “Contas de ecossistemas: resultados do projeto NCAVES no Brasil”, que compila...

20/05/2022

Contas Econômicas Ambientais de Energia: produtos da biomassa

Em 2018, o Brasil gerou R$ 84 bilhões em produtos energéticos da biomassa

Em 2018, a produção nacional dos insumos naturais energéticos da biomassa foi de 91,3 milhões de toneladas...

09/12/2021

Contas Econômicas Ambientais de Energia: produtos da biomassa

Produtos da biomassa representaram 9% da energia elétrica do país em 2018

Em 2018, a produção de energia elétrica proveniente dos produtos energéticos da biomassa foi de 54,4...

09/12/2021

Contas de Ecossistemas

Estudo experimental estima valor dos corpos hídricos na captação, tratamento e distribuição de água

Erramos: Correção na publicação “Contas de ecossistemas: Valoração do serviço do ecossistema de provisão...

28/04/2021

Contas de Ecossistemas

Estudo experimental avalia condição da água nos biomas brasileiros

O IBGE divulga hoje (15) as Contas de Ecossistemas: Condição dos Corpos Hídricos, estatísticas experimentais...

15/04/2021

Contas de Ecossistemas

Estudo experimental analisa quantidade e valor da produção florestal não madeireira por bioma

O IBGE lança hoje (15) as Contas de Ecossistemas: Produtos Florestais Não Madeireiros, estatística experimental...

15/04/2021

Contas de Ecossistemas

Em 2014, Mata Atlântica era o bioma com maior número de espécies ameaçadas de extinção

A pesquisa “Contas de Ecossistemas: Espécies Ameaçadas de Extinção no Brasil”, que o IBGE divulga hoje,...

05/11/2020

Ver mais notícias

Erramos