Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PINTEC - Pesquisa de Inovação

O que é

Fornece informações para a construção de indicadores setoriais, regionais e nacionais das atividades de inovação das empresas brasileiras com 10 ou mais pessoas ocupadas, tendo como universo de investigação as atividades das Indústrias extrativas e de transformação, bem como dos setores de Eletricidade e gás e Serviços selecionados.

O levantamento, a princípio denominado Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica - PINTEC, teve início em 2000, com resultados nacionais para o triênio 1998-2000, seguindo as diretrizes estabelecidas no Manual de Oslo, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico - OCDE (Organisation for Economic Co-operation and Development - OECD), com vistas à comparabilidade internacional de suas informações. Naquela oportunidade, apenas as empresas das Indústrias extrativas e de transformação foram investigadas. A segunda edição, contemplando o triênio 2001-2003, ampliou a disponibilidade de informações para as Grandes Regiões e as Unidades da Federação mais industrializadas. Ao longo do tempo, os referenciais teóricos e metodológicos internacionais da pesquisa foram mantidos, com suas respectivas atualizações e aprimoramentos, o que se refletiu, também, em alterações e aperfeiçoamentos em variados aspectos da pesquisa, dentre os quais se destacam: redefinição de seu universo para além das atividades industriais e incorporação de atividades selecionadas das empresas de Serviços, daí resultando, também, a sua denominação atual; ampliação da amostra para divulgação de estatísticas em níveis setoriais mais desagregados; investigação sobre o uso de biotecnologia e nanotecnologia; divulgação de seus resultados segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0; e introdução de novos módulos temáticos, sobretudo em sua mais recente edição, referente ao triênio 2015-2017, a qual, repercutindo as tendências internacionais, pesquisou os impactos relativos à introdução de inovações ambientais, os fatores para a introdução de tais inovações, e a frequência de publicação de relatórios anuais de sustentabilidade e produção de energia renovável pelas empresas. A partir do ano de 2021, iniciou-se a realização de uma nova pesquisa, derivada da PINTEC, porém com amostra, forma de coleta e conteúdo distintos. Esse levantamento, Pesquisa de Inovação Semestral - PINTEC Semestral, fruto de parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI e a Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, tem o objetivo de fornecer indicadores de inovação e temas correlatos, de forma mais tempestiva que a PINTEC tradicional.

A pesquisa investiga os fatores que influenciam o comportamento inovador das empresas, bem como estratégias adotadas, esforços e incentivos empreendidos, obstáculos enfrentados e alguns resultados da inovação. Para tal, as principais variáveis são: incidência das inovações de produto e/ou processo; investimentos em atividades inovativas; fontes de financiamento; características das atividades internas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); compra de serviços de P&D; impactos das inovações; fontes de informação utilizadas; cooperação para inovação; apoio governamental; métodos de proteção estratégicos; problemas e obstáculos à inovação; inovações organizacionais e de marketing implementadas; uso e produção de biotecnologias e nanotecnologias; e inovações ambientais.

A periodicidade da pesquisa é trienal. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados setoriais, regionais e nacionais para as empresas das Indústrias extrativas e de transformação; regionais e nacionais para os setores selecionados das atividades de Serviços; e nacionais para as empresas de Eletricidade e gás.

Séries históricas

#tabelasidra201795143956534

#tabelasidra201795144115296

#tabelasidra201795144237838

Downloads

Informações técnicas

As alterações ocorridas na pesquisa posteriormente à divulgação dos relatórios metodológicos são apresentadas sob a forma de Notas técnicas. Até 2014, essas notas constituem um capítulo próprio das publicações de resultados e, a partir de 2015, são divulgadas em separado. As notas posteriores a 2015 podem ser consultadas abaixo:

Notícias e Releases

Primeira edição da Pesquisa de Inovação Semestral encerra coleta de dados em setembro

Empresas do setor industrial têm até o dia 30 de setembro para responder à primeira edição da Pesquisa...

06/09/2022

IBGE e ABDI lançam Pesquisa Semestral de Inovação

O IBGE e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançam, nesta quinta-feira (8), às...

08/04/2021

PINTEC Sustentabilidade: 40,6% das empresas inovadoras introduziram inovações com impactos ambientais positivos entre 2015 e 2017

Entre 2015 e 2017, 40,6% das 39.329 empresas inovadoras introduziram mudanças de produto e/ou processo...

03/07/2020

Melhorar a imagem é o principal motivo para empresas realizarem inovações ambientais

A implementação de inovações com benefícios ambientais tem sido motivada, principalmente, por fatores...

03/07/2020

Pintec 2017: caem a taxa de inovação, os investimentos em atividades inovativas e os incentivos do governo

Entre 2015 e 2017, 33,6% das 116.962 empresas brasileiras com dez ou mais trabalhadores fizeram algum...

16/04/2020

Com menos investimento, cai para 33,6% quantidade de empresas inovadoras

A recessão econômica e a queda nos investimentos em bens de capital tiveram impacto direto nas atividades...

16/04/2020

Pintec 2014: taxa de inovação se mantém estável e apoio governamental aumenta

  Entre 2012 e 2014, 36,0% das 132.529 empresas brasileiras com 10 ou mais trabalhadores fizeram algum...

09/12/2016

Ver mais notícias

Erramos