Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PRODLIST-Agro/Pesca - Lista de Produtos da Agropecuária e Pesca

Sobre - 2021

Derivada da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, elaborada pelo IBGE, a Prodlist - Agro/Pesca é articulada com a Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM e tem correspondência, também, com a Clasificación Central de Productos - CCP (Central Product Classification - CPC), da Organização das Nações Unidas - ONU (United Nations - UN), e com classificações de produtos básicos da agropecuária e de animais e plantas aquáticas, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (Food and Agriculture Organization of the United Nations - FAO).

A Prodlist - Agro/Pesca, cuja primeira versão foi divulgada em 2003, constitui um importante instrumento para a organização de pesquisas e o levantamento de estatísticas de produtos desse segmento econômico, possibilitando, ainda, a comparabilidade das informações da produção interna com os registros de fluxos de exportação e importação de bens e serviços. Desde então, foram divulgadas tabelas com a atualização de suas nomenclaturas, levando-se em conta as alterações da NCM e a inclusão de novos produtos, bem como os códigos que sofreram atualizações em relação à versão anterior.

Com esta publicação, o IBGE apresenta a versão atualizada dessa nomenclatura. O volume inclui anexos com a estrutura detalhada da CNAE relativamente às atividades de agropecuária e pesca, as unidades de medida padrão para mensuração da produção física de seus produtos, bem como os códigos que sofreram atualizações em relação à Prodlist - Agro/Pesca 2018.

Tabelas - 2021

Lista de Produtos (em formato XLS)

Conceitos e métodos - 2021

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A Lista de Produtos da Agropecuária/Pesca - PRODLIST- Agro/Pesca tem como principal objetivo criar uma mesma referência para as especificações de produtos da agro/pesca em pesquisas sobre a produção agrícola nacional, realizadas pelo IBGE ou por outras instituições, garantindo a articulação destas fontes entre si e com as estatísticas dos fluxos de exportação e importação. A PRODLIST-Agro/Pesca, foi organizada por associação às classes CNAE e desenvolvida com base em classificações internacionais.
Tipo de operação estatística
Classificação de produtos
Tipo de dados
Não se aplica
Periodicidade de divulgação
Eventual

Metodologia

Técnica de coleta:
Não se aplica

Temas

Temas e subtemas
Classificações e listas estatísticas

Unidades de informação

Unidade de investigação
Não se aplica
Unidade de análise
Não se aplica
Unidade informante
Não se aplica.

Períodos de referência

Período - 01/01/2022 a 31/12/2024

Disseminação

Formas de disseminação
Página da CONCLA, Publicação Digital (online)
Nível de desagregação geográfica
Não se aplica

Histórico

A Lista de Produtos e Serviços da Agropecuária e Pesca, PRODLIST-Agro/Pesca foi desenvolvida como uma das etapas do projeto de elaboração de uma classificação central de produtos para o sistema estatístico nacional. Seu objetivo é possibilitar a padronização das informações produzidas a partir dos levantamentos da agropecuária e pesca.

A elaboração de uma classificação de produtos padronizada para os produtos das atividades da agropecuária e da pesca tem como objetivo criar uma mesma referência para as especificações desses produtos nos levantamentos do IBGE, bem como nas demais instituições produtoras de informações sobre esse tema, de forma a possibilitar a articulação das informações entre distintas fontes.

A PRODLIST-Agro/Pesca organiza-se por associação às classes da CNAE e está referenciada à Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM, à Classificação Central de Produtos - CPC das Nações Unidas e à classificação da Food and Agricultural Organization - FAO. Foram desenvolvidas tabelas de correspondência da PRODLIST-Agro/Pesca com essas classificações e com a de Categorias de Uso das Nações Unidas (Broad Economic Categories - BEC) e desenvolvida uma proposta provisória de Classificação de Produtos para a Agropecuária e Pesca para 2003.

A PRODLIST-Agro/Pesca foi implantada no Sistema Estatístico a partir de julho de 2003, inicialmente, nas pesquisas Produção Agrícola Municipal - PAM e na Produção Pecuária Municipal - PPM. As informações estatísticas destas pesquisas foram associadas aos códigos da PRODLIST-Agro/Pesca, para o período de 1975 a 2001, e encontram-se disponíveis no Banco Multidimensional de Estatísticas - BME no endereço da Internet "http://www.bme.ibge.gov.br/app/adhoc/index.jsp".

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/L3

O que é

A elaboração de uma classificação de produtos padronizada para as atividades da agropecuária e da pesca visa criar uma mesma referência para as especificações desses produtos em pesquisas realizadas pelo próprio IBGE ou por outras instituições produtoras de dados sobre o tema, de forma a possibilitar a articulação de informações entre distintas fontes.  Com essa perspectiva, a Lista de Produtos da Agropecuária e Pesca, Prodlist-Agro/Pesca, foi desenvolvida, constituindo uma das etapas do projeto de elaboração de uma classificação central de produtos para o Sistema Estatístico Nacional - SEN.

Derivada da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, a Prodlist-Agro/Pesca é articulada com a Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM  e tem correspondência, também, com a Clasificación Central de Productos - CCP (Central Product Classification - CPC), da Organização das Nações Unidas - ONU, e com classificações de produtos básicos da agropecuária e de animais e plantas aquáticas, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

A PRODLIST-Agro/Pesca teve sua primeira versão divulgada em 2003, contendo, além da lista de produtos, anexos com a estrutura detalhada da CNAE relacionada às atividades da agropecuária e da pesca e as unidades de medida padrão para mensuração da produção física. Desde então, foram divulgadas tabelas com a atualização de suas nomenclaturas, levando-se em conta as alterações da NCM e a inclusão de novos produtos, bem como os códigos que sofreram atualizações em relação à versão anterior.

A PRODLIST-Agro/Pesca constitui um importante instrumento para a organização de pesquisas e o levantamento de estatísticas de produtos desse segmento econômico, possibilitando, ainda, a comparabilidade das informações da produção interna com os registros de fluxos de exportação e importação de bens e serviços.

Downloads