Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 - IPCA-15

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O que é

O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - SNIPC produz contínua e sistematicamente índices de preços ao consumidor e, na sua produção, tem como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos internet.

Com divulgação na Internet iniciada em maio de 2000, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 – IPCA-15 difere do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, apenas no período de coleta que abrange, em geral, do dia 16 do mês anterior ao 15 do mês de referência e na abrangência geográfica.

Atualmente a população-objetivo do IPCA-15 abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte. residentes em 11 áreas urbanas das regiões de abrangência do SNIPC, as quais são: regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e do município de Goiânia.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial– IPCA-E foi criado em dezembro de 1991 e, a partir de janeiro de 1995, passou a ser divulgado trimestralmente. Desse modo, o IPCA-E é o acumulado trimestral do IPCA-15.

Calendário de Coleta - Ano/2018

Mês Período
Janeiro 14/12 - 15/01
Fevereiro 16/01 - 15/02
Março 16/02 - 15/03
Abril 16/03 - 13/04
Maio 14/04 - 15/05
Junho 16/05 - 13/06
Julho 14/06 - 12/07
Agosto 13/07 - 13/08
Setembro 14/08 - 13/09
Outubro 14/09 - 11/10
Novembro 12/10 - 12/11
Dezembro 13/11 - 12/12
Janeiro de 2019 13/12 - 15/01

Sobre - Abril 2018

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Principais resultados - Abril 2018

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Tabelas - Abril 2018

Abril 2018

O IBGE, a partir do mês de maio de 2000, passou a disponibilizar através da Internet o IPCA-15, Índice de Preços ao Consumidor-15, cujo período de coleta de preços situa-se, aproximadamente, do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês de referência.

O IPCA-15 é calculado segundo a mesma metodologia do IPCA, que tem coleta de preços realizada ao longo do mês civil. O período de coleta e a abrangência geográfica é que constituem a diferença entre os dois índices. Assim, a coleta de referência do IPCA-15 de abril de 2018 teve início no dia 16 de março e término no dia 13 de abril de 2018. Os preços vigentes neste período foram comparados com os praticados no período de 16 de fevereiro a 15 de março de 2018.

O IPCA-15 tem como população objetivo as famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.

Resultados Gerais

Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 - IPCA-15
Resultados Gerais
Área Variação (%)
Rio de Janeiro
0,43
Porto Alegre
0,20
Belo Horizonte
0,22
Recife
-0,07
São Paulo
0,28
Brasília
0,27
Belém
0,15
Fortaleza
0,18
Salvador
0,09
Curitiba
0,14
Goiânia
-0,10
   
Geral
0,21

 

Resultados por subitem (em formato xls)

Quadros sintéticos - Abril 2018

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    Microdados - Abril 2018

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    Informações técnicas

    Notas Técnicas

    2018
    2017
    2016
    2015
    Anos Anteriores

     

    Notas Metodológicas - Metodologia de cálculo

    Metodologia de cálculo da inflação dos subitens do SNIPC Empregado Doméstico e Mão de Obra para Reparos Domésticos a partir das informações de rendimentos da PNAD Contínua.

     

    Estrutura de pesos regionais, segundo áreas pesquisadas IPCA / INPC - 2009 

    Áreas Pesquisadas Peso
    IPCA1 INPC2
    BRASIL 100,0 100,0
    Belém 4,7 7,0
    Fortaleza 3,5 6,6
    Recife 5,1 7,2
    Salvador 7,4 10,7
    Belo Horizonte 10,9 10,6
    Vitória 1,8 1,8
    Rio de Janeiro 12,1 9,5
    São Paulo 30,7 24,2
    Curitiba 7,8 7,3
    Porto Alegre 8,4 7,4
    Campo Grande 1,5 1,6
    Goiânia 3,6 4,2
    Brasília 2,8 1,9

    Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Índices de Preços.

    1 IBGE - Rendimento Monetário mensal familiar disponível(POF 2008-2009).

    2 IBGE - População residente urbana (POF 2008-2009).

     

    Notas Metodológicas - IPCA Dessazonalizado

    Ajustamento Sazonal dos Índices de Preços ao Consumidor Ampla - IPCA/1998

    É inerente à produção de índices de preços ao consumidor a atualização metodológica objetivando fornecer aos usuários instrumentos que possibilite uma melhor compreensão do fenômeno inflacionário.

    Neste contexto, a questão do ajustamento sazonal das séries de Índices de Preços ao Consumidor,produzidas pelo IBGE, foi objeto de um projeto desenvolvido nestes últimos anos pelo Departamento de Índices de Preços - DESIP, cujos primeiros resultados estão sendo divulgados.

    O objetivo do projeto é a produção de Índices de Preços ao Consumidor sazonalmente ajustados que possibilitem o conhecimento e a interpretação da Inflação, sem as variações sazonais, tanto a nível Regional, quanto Nacional.

    Variações sazonais são movimentos periódicos e intra-anuais provocados pelos calendários climáticos ou institucionais (páscoa, carnaval, etc.).

    Produtos sazonais são aqueles que apresentam ciclos bem definidos de produção, consumo e preços. Resumidamente, existem épocas do ano em que a sua disponibilidade nos mercados varejistas ora é escassa, com preços elevados; ora é abundante, com preços baixos.

    Consequentemente há uma combinação de reduzido nível de consumo e preços altos e vice-versa.

    É importante ressaltar que a produção e divulgação de séries ajustadas sazonalmente tem como pressuposto a produção de uma estatística adicional que:

    possibilite uma melhor compreensão dos fatores determinantes dos movimentos de preços;

    oriente a tomada de decisão dos agentes econômicos,uma vez que possibilita distinguir movimentos localizados no ano, provocados pelos fenômenos sazonais, dos mais duradouros ou denominados tendênciais;

    auxilie a definição de políticas governamentais e setoriais que visem atenuar ou eliminar as influências dos movimentos sazonais através, por exemplo, de importação de produtos e manutenção de estoques reguladores;

    possibilite em conjunto com outros indicadores a elaboração de estudos macroeconômicos.

    Cabe destacar, que os produtos sazonais identificados pertencem aos Grupos: Alimentação e Bebidas e Vestuário e têm seus impactos mais significativos nos meses de janeiro, abril e agosto, aproximadamente.

    É necessário enfatizar que os resultados anuais (acumulado no ano) das duas séries (original e ajustada) são os mesmos. Isto se deve ao fato de que o fenômeno sazonal situa-se dentro do ano (ficando abaixo da média em alguns meses e acima em outros), o que leva, consequentemente, a uma inflação anual idêntica a da série original.

    Os resultados dos Índices Ajustados Sazonalmente são obtidos através da aplicação do procedimento X11-ARIMA - Estela B. Dagum do "Time Series Research anda Analysis Division, Statistics Canadá"- Versão Microcomputador.

    A metodologia do ajuste encontra-se em Ajustamento Sazonal dos Índices de Preços ao Consumidor - IBGE/DESIP/RECON - de maio de 1996.

    O IBGE divulga as séries do IPCA (originais e ajustadas), colocando à disposição dos usuários mais um instrumento analítico analítico fundamental à interpretação do fenômeno inflacionário.

    Análise do Fenômeno do Sanzonal no Ano

    Sabe-se que um processo de estabilização de preços mais duradouro leva, a longo prazo, a ausência de indexação, em especial aquela baseada na inflação passada (inercial), assim, a oscilação no nível da inflação, a curto prazo, passa a ser influenciada pelo impacto de fatores exógenos tais como: alta de preços de produtos agrícolas motivada por acidentalidade (seca, inundações, etc.), correção de preços administrados (públicos ou privados) e por movimentos sazonais, dentre outros.

    A sazonalidade nos índices de preços ao consumidor, portanto no varejo, tem um comportamento bem nítido ao longo do ano e pode ser descrita da seguinte maneira: no primeiro semestre do ano,a sazonalidade influencia pressionando para cima a inflação; no segundo semestre, o fenômeno inverte-se com a sazonalidade contribuindo com quedas de preços.

    No primeiro semestre a pressão altista sobre a inflação, advinda do fenômeno sazonal, é motivada, principalmente, pela entressafra e consequente escassez de produtos sazonais agrícolas. Neste semestre, também, existe a influência de movimentos sazonais de alguns produtos do Grupo Vestuário, que pode ser descrita da seguinte forma: no primeiro trimestre (final de fevereiro até março), as liquidações de produtos das coleções de verão, tão costumeiras nessa época do ano, imprimem um movimento de desaceleração e/ou queda de preços que atenuam, levemente, as pressões altistas exercidas pelos sazonais agrícolas em entressafra; no segundo trimestre (abril/jun.), os preços de alguns produtos sazonais do Vestuário, em especial, os de inverno, exercem pressões altistas sobre os preços, motivados pelos lançamentos das coleções de inverno.

    Esse comportamento vem reforçar o impacto altista sobre os preços do fenômeno sazonal no primeiro semestre.

    No segundo semestre do ano, a sazonalidade pressiona para baixo a inflação. Os produtos sazonais alimentícios, em sua grande maioria, tem sua maior oferta concentrada nesse semestre, exceto a carne bovina, cuja entressafra situa-se no segundo semestre.

    Também os sazonais de inverno do Grupo Vestuário iniciam suas liquidações a partir de julho/agosto e perduram com preços em queda até o final de agosto, quando ocorrem as maiores liquidações.

    As coleções de verão são lançadas em ínicio de setembro, porém, a intensidade das variações de preços (crescimento) são inferiores às do lançamento da moda inverno, bem como às variações de preços (queda) dos sazonais alimentícios.

    Este comportamento leva a que o fenômeno sazonal contribua para a desaceleração/queda da inflação no segundo semestre de cada ano.

    Em suma, os preços dos produtos sazonais são mais elevados no primeiro semestre do ano.

    Por isso, a série ajustada sazonalmente revela, sempre nesse período do ano, um patamar inflacionário inferior ao da série original. No segundo semestre o comportamento é inverso.

    O comportamento, acima descrito, revela uma das características do fenômeno sazonal: a sazonalidade é um fenômeno intra-anual, que se repete, mais ou menos regularmente, em determinados meses do ano, em todos os anos.

    Esse comportamento sazonal já é bem conhecido pelos "policy-makers",analistas de mercado, bem como dos consumidores.

    No entanto, o que é relevante identificar é a magnitude desse fenômeno e poder verificar o que de fato está acontecendo em termos de variações de preços relativos, quando a componente sazonal é isolada. Isso possibilita uma avaliação, mais acurada, por exemplo, da eficácia de políticas econômicas de curto prazo, no que diz respeito a seus impactos sobre a componente inflacionária.

    Nesse sentido, a divulgação do IPCA sazonalmente ajustado visa suprimir uma lacuna importante em termos de análise do processo inflacionário.

     

    Notas Metodológicas - IPCA/INPC

    1. Descrições

    - Descrição Sumária

    O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor - SNIPC, consiste em uma combinação de processos destinados a produzir índices de preços ao consumidor. O objetivo é acompanhar a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias.

    O sistema abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além do Distrito Federal e do município de Goiânia. É a partir da agregação dos índices regionais referentes a uma mesma faixa de renda que se obtém o índice nacional.

    Os índices mensais resultam, regra geral, da comparação dos preços vigentes nos 30 (trinta) dias do período de referência com os 30 (trinta) do período base. A coleta integral de preços se dá a cada período de 30 (trinta) dias que é segmentado, sem interrupção, em 4 (quatro) subperíodos. Cada um deles contém cerca de 7 (sete) dias com datas definidas através do Calendário Anual de Coleta do SNIPC.

    Em um subperíodo efetua-se a coleta de uma quarta parte fixa de estabelecimentos. Desta forma, é possível extrair do sistema índices com períodos base e de referência de 30 (trinta) dias ao final de cada conjunto de quatro subperíodos.

    Os índices podem ser obtidos para diversas populações-objetivo desde que estejam disponíveis as respectivas estruturas de ponderações correspondentes a famílias de diferentes faixas de rendimento mensal.

    Do ponto de vista temporal, além dos índices mensais, podem ser calculadas as variações de preços ocorridas em 2 (dois) meses ou mais, a partir das séries históricas produzidas.

    Ressaltando que o sistema, na forma como é montado, possibilita várias alternativas de cálculo de índices, passamos a descrever, abaixo, os Índices Nacionais de Preços ao Consumidor:

    Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA

    - Descrição Atual

    O INPC e o IPCA são calculados de forma contínua e sistemática para as áreas abrangidas pelo sistema.

    A população-objetivo do INPC é referente a famílias residentes nas áreas urbanas das regiões de abrangência do SNIPC com rendimentos de 1 (hum) e 6 (seis) salários-mínimos e cujos chefes são assalariados; e a do IPCA é referente a famílias residentes nas áreas urbanas das regiões de abrangência do SNIPC com rendimentos de 1 (hum) e 40 (quarenta) salários-mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos.

    Para cada região são utilizadas as informações das seguintes pesquisas básicas:

    Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF

    Realizada no período compreendido entre julho de 2002 a junho de 2003.

    Forneceu as estruturas de ponderação das populações-objetivo.

    Pesquisa de Locais de Compra - PLC

    Realizada no período de maio a junho de 1988. Forneceu o cadastro de informantes da pesquisa, cuja manutenção é contínua.

    Pesquisa de Especificação de Produtos e Serviços - PEPS

    Realizada na época de implantação de cada uma das regiões para todos os produtos e serviços constantes da estrutura de ponderações.

    Forneceu o cadastro de produtos e serviços pesquisado, que é permanentemente atualizado com o objetivo de acompanhar a dinâmica de mercado.

    2. Principais Variáveis Investigadas e Unidades de Investigação

    Os preços obtidos são os efetivamente cobrados ao consumidor, para pagamento à vista.

    A Pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios e concessionárias de serviços públicos.

    3. Abrangência Geográfica

    Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além do Distrito Federal e do município de Goiânia.

    4. Periodicidade

    Mensal

    5. Metodologia

    Os índices são calculados para cada região. A partir dos preços coletados mensalmente, obtém-se, na primeira etapa de síntese, as estimativas dos movimentos de preços referentes a cada produto pesquisado.

    Tais estimativas são obtidas através do cálculo da média aritmética simples de preços dos locais da amostra do produto que, comparadas em dois meses consecutivos, resultam no relativo das médias.

    Agregando-se os relativos dos produtos através da média geométrica é calculada a variação de preços de cada subitem, que se constitui na menor agregação do índice que possui ponderação explícita.

    A partir daí é aplicada a fórmula Laspeyres, obtendo-se todos os demais níveis de agregação da estrutura item, subgrupo, grupo e, por fim, o índice geral da região.

    Os índices nacionais INPC e IPCA são calculados a partir dos resultados dos índices regionais, utilizando-se a média aritmética ponderada.

    A variável de ponderação do INPC é a "População Residente Urbana" (Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF - 2002-2003) e a do IPCA "Rendimento Familiar Monetário Disponível " (Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF - 2002-2003).

    6. Época de Coleta

    O período de coleta do INPC e do IPCA estende-se, em geral, do dia 01 a 30 do mês de referência.

    7. Tempo Previsto entre Coleta e Divulgação

    Aproximadamente 8 (oito) dias Úteis.

    8. Início da Pesquisa

    Janeiro/1979 - Rio de Janeiro;

    Junho/1979 - Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife;

    Janeiro/1980 - São Paulo, Brasília e Belém;

    Outubro/1980 - Fortaleza, Salvador e Curitiba;

    Janeiro/1991 - Goiânia;

    A série Brasil encontra-se disponível a partir de setembro de 1981.

    Séries históricas

    Tabela completa de séries históricas

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    Microdados

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    Portaria de precedência

    Divulgação dos resultados de indicadores conjunturais

     

    Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
    GABINETE DO MINISTRO
    PORTARIA Nº 355, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2007
    (Publicada no Diário Oficial da União nº 213, Seção 1, de 06.11.2007)

     

    O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II, do artigo 87 da Constituição Federal, resolve:

    Art. 1º - A divulgação dos resultados de indicadores conjunturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE seguirá as seguintes etapas:

    I - às sete horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados, acompanhados de um sumário-executivo elaborado pelo IBGE, para as autoridades da lista de precedência;

    II - às nove horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados para os órgãos de imprensa e disseminados na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br.

    § 1º. Os técnicos do IBGE estarão disponíveis para prestar esclarecimentos aos usuários sobre os resultados da pesquisa divulgada a partir do encaminhamento de que trata o inciso II do caput.

    § 2º. O disposto nesta portaria aplica-se a qualquer indicador conjuntural produzido pelo IBGE, especialmente aos seguintes:

    I - Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);

    II - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);

    III - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E);

    IV - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15);

    V - Pesquisa Mensal de Emprego (PME);

    VI - Contas Nacionais Trimestrais;

    VII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil);

    VIII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional);

    IX - Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário - (PIMES);

    X - Pesquisa Mensal de Comércio (PMC);

    XI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI);

    XII - Conjuntura Agropecuária (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal; Pesquisa Trimestral de Abate de Animais; Pesquisa Trimestral de Leite; Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha; Pesquisa Trimestral do Couro).

    Art. 2° - A relação das autoridades constantes da lista de precedência específica a cada pesquisa de indicadores conjunturais, será divulgada por intermédio de Nota Oficial da Instituição e disseminada no portal do IBGE na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br

    Art. 3º - As autoridades constantes da lista de precedência deverão observar o mais rigoroso sigilo das informações referentes aos indicadores de que trata esta Portaria, nos termos do disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

    Art. 4º - Revogam-se as Portarias nº 164/MP, de 20 de dezembro de 1999, e nº 167/MP, de 5 de setembro de 2003.

    Art. 5º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

     

    PAULO BERNARDO SILVA 


     O IBGE divulga a relação das autoridades que recebem com precedência os resultados das pesquisas conjunturais produzidas por esta Instituição: 

    Ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - Esteves Pedro Colnago Júnior

    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
    • Contas Nacionais Trimestrais
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
    • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
    • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
    • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
    • Conjuntura Agropecuária
      • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
      • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
      • Pesquisa Trimestral de Leite
      • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
      • Pesquisa Trimestral do Couro
    • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
    • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

     

    Ministro de Estado da Fazenda - Eduardo Refinetti Guardia

    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
    • Contas Nacionais Trimestrais
    • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
    • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
    • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
    • Conjuntura Agropecuária
      • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
      • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
      • Pesquisa Trimestral de Leite
      • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
      • Pesquisa Trimestral do Couro
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física - Brasil (PIM-PF Brasil)
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
    • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
    • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

     

    Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Blairo Borges Maggi

    • Conjuntura Agropecuária
      • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
      • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
      • Pesquisa Trimestral de Leite
      • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
      • Pesquisa Trimestral do Couro
    • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

     

    Ministro de Estado da Indústria, Comércio e Serviços

    • Contas Nacionais Trimestrais
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física - Brasil (PIM-PF Brasil)
    • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
    • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
    • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

     

    Ministro-Chefe da Casa Civil da Presidência da República - Eliseu Lemos Padilha

    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
    • Contas Nacionais Trimestrais
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
    • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
    • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
    • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
    • Conjuntura Agropecuária
      • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
      • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
      • Pesquisa Trimestral de Leite
      • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
      • Pesquisa Trimestral do Couro
    • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
    • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

     

    Presidente do Banco Central - Ilan Goldfajn

    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
    • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
    • Contas Nacionais Trimestrais
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
    • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
    • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
    • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
    • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
    • Conjuntura Agropecuária
      • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
      • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
      • Pesquisa Trimestral de Leite
      • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
      • Pesquisa Trimestral do Couro
    • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
    • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

     

    Presidente da Caixa Econômica Federal - Nelson Antônio de Souza

      Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)

     

    Ministro de Estado do Trabalho - Hélton Yomura (Interino)

    • Contas Nacionais Trimestrais
    • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

     

    Diretor do Departamento de Estudos Econômicos e Pesquisas do Ministério do Turismo - José Francisco de Salles Lopes

    • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)

     

    Roberto Luís Olinto Ramos
    Presidente do IBGE
    Atualizado em 10 de abril de 2018

      

    Divulgação dos resultados de indicadores estruturais

     

    Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
    GABINETE DO MINISTRO
    PORTARIA Nº 15, DE 27 DE JANEIRO DE 2005
    (Publicada no Diário Oficial da União edição número 20 de 28/01/2005)

     

    O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, INTERINO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição e considerando o disposto no art. 27, inciso XVII, alínea "c", da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, resolve:

    Art. 1º - Disciplinar os procedimentos a serem observados na divulgação dos resultados de indicadores estruturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

    Art. 2º Os resultados serão encaminhados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, com antecedência mínima de quarenta e oito horas do horário fixado no art. 3º, inciso I, desta Portaria.

    Art. 3º No dia da divulgação dos resultados dos indicadores de que trata esta Portaria, serão observados:

    I - liberação para a imprensa e disponibilização pela Internet, no endereço: (https://www.ibge.gov.br), às 10 horas;

    II - os técnicos do IBGE somente poderão prestar esclarecimentos sobre os resultados dos indicadores estruturais após a liberação e publicação na forma do inciso I.

    Art. 4º Os servidores que tenham conhecimento prévio dos resultados deverão manter rigoroso sigilo, sob pena de responsabilidade nos termos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

    Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

     

    NELSON MACHADO

     

     

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    Conceitos e métodos - Abril 2018

    As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

    Objetivo

    O IPCA-15 tem por objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias, cujo rendimento varia entre 1 e 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos. Esta faixa de renda foi criada com o objetivo de garantir uma cobertura de 90 % das famílias pertencentes as áreas urbanas de cobertura do SNIPC, qualquer que seja a fonte dos rendimentos.

    Tipo de operação estatística

    Pesquisa de preços e custos

    Tipo de dados

    Dados de pesquisa por amostragem não probabilística

    Periodicidade de divulgação

    Mensal

    Abrangência geográfica

    Nacional

    População-alvo

    A população objetivo do IPCA-15 é representada pelas famílias residentes em áreas urbanas com rendimento familiar monetário compreendido entre 1 e 40 salários mínimos mensais, qualquer que seja as fontes de rendimento.

    Metodologia

    De maneira geral, o escopo metodológico do IPCA abrange os seguintes temas: montagem da estrutura geral de pesos; definição das bases cadastrais de produtos e locais; coleta de preços e método de cálculo.

    As estruturas de ponderadores são montadas utilizando-se uma organização de códigos em grupamentos logicamente estabelecidos de forma que ficam juntas as categorias de consumo de mesma natureza, hierarquicamente estruturadas em grupos, subgrupos, itens e subitens. Estes últimos representam o nível mais desagregado para o qual se obtêm os pesos utilizados no cálculo dos índices de preços. Estes ponderadores retratam o grau de importância ou representatividade dos subitens pertencentes à cesta de consumo das famílias, que são constituídas a partir dos hábitos de consumo da população-alvo da pesquisa.

    A coleta de preços é realizada a partir da definição dos cadastros de informantes e de produtos, seguindo métodos de coleta. Na geração do cadastro de informantes são utilizadas duas linhas de procedimentos, conforme a natureza das diversas mercadorias pesquisadas. A linha principal consiste no levantamento de informantes através da Pesquisa de Locais de Compra - PLC, que define onde coletar os preços da grande maioria dos subitens. A segunda linha adota procedimentos específicos para subitens cujas peculiaridades assim o exigiam - os chamados subitens extra-PLC - para os quais a metodologia da PLC não é adequada, sendo necessário tratamento especial, ou seja, métodos específicos para determinar onde coletar preços. São exemplos de subitens extra-PLC o aluguel de moradia, empregados domésticos, condomínio, serviços públicos e taxas, etc.

    Portanto, o cadastro de informantes é essencialmente formado por estabelecimentos comerciais de venda de produtos e prestadores de serviços; domicílios alugados; empresas concessionárias responsáveis pela prestação de serviços; órgãos oficiais; além de alguns profissionais autônomos, como médicos e dentistas.

    Para definir o conjunto dos produtos que compõe o cadastro, considera-se a representatividade da totalidade dos produtos consumidos pela população a que o índice se refere. Sendo assim, o ponto de partida para a geração do cadastro de produtos é a relação dos subitens componentes da estrutura de pesos de cada área e de cada faixa de renda. É realizada uma Pesquisa de Especificação de Produtos e Serviços - PEPS que serve de base para a definição do cadastro de produtos, caracterizando os níveis de especificação utilizados na coleta de preços.

    Quanto ao método de cálculo, estima-se o índice do subitem através de algumas etapas:
    - primeiramente, calcula-se a média aritmética dos preços pesquisados em diferentes estabelecimentos comerciais para cada produto pesquisado no mês corrente. Através do mesmo processo, este preço médio é comparado com o resultado obtido no mês anterior;
    - em seguida, para se calcular o índice do subitem, aplica-se a média geométrica simples para agregação dos resultados dos produtos pertencentes ao subitem; e
    - por último, para todos os níveis superiores de agregação, emprega-se a fórmula de Laspeyres.

    Para aplicação desta fórmula de cálculo, os relativos de preços são ponderados por valores de despesas obtidos a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares. O método de cálculo para a obtenção do índice nacional é uma média aritmética ponderada dos nove índices metropolitanos mensais, além do município de Goiânia e Brasília. Para agregar os índices regionais, a variável utilizada como ponderador é o rendimento total urbano (POF 2008-2009). Quanto à série histórica de números-índices, a base está posicionada em dezembro de 1993, expressa em valor igual a cem (base = 100).

    Técnica de coleta:
    CAPI - Entrevista pessoal assistida por computador

    Temas

    Temas e subtemas
    Preços e custos
    Principais variáveis
    - Preço
    - Mês de Referência da pesquisa
    - faixa de renda
    - Índice Geral
    - Grupos de agregação de produtos e serviços
    - Subgrupo de agregação de produtos e serviços
    - Item
    - Subitem
    - Percentual no mês
    - Percentual acumulado no ano
    - Percentual acumulado nos últimos 12 meses
    - Percentual acumulado nos últimos 6 meses
    - Percentual acumulado nos últimos 3 meses
    - Peso no mês
    - Número-índice
    - Período base
    - População-objetivo

    Unidades de informação

    Unidade de investigação
    Estabelecimento
    Unidade de análise
    Estabelecimento.

    Períodos de referência

    Mês - 15/03/2018 a 14/04/2018
    Data de início da coleta
    16/03/2018
    Data do fim da coleta
    13/04/2018

    Disseminação

    Formas de disseminação
    Banco de Dados Agregados - SIDRA, Publicação Digital (online)
    Nível de divulgação
    São divulgados os índices gerais, por grupos de produtos, subgrupos, item e subitens, para as regiões pesquisadas, além do agregado Brasil.

    Instrumentos de coleta

    IPCA-15 - Métodos para os trabalhos de campo - Manual de entrevista
    http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/instrumentos_de_coleta/doc1541.pdf.

    Histórico

    O Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC) foi concebido em 1978, constituindo-se numa combinação de processos destinados a produzir índices de preços ao consumidor nacionais, a partir da agregação de resultados regionais. Foi criado com o propósito de garantir uma mesma concepção metodológica no que diz respeito à fórmula de cálculo, pesquisas básicas, bases cadastrais de produtos e locais, montagem da estrutura de pesos e método de cálculo. Desde sua origem, foram incorporados e desativados alguns índices de preços do SNIPC, que apresenta em sua configuração atual os seguintes índices de preços: IPCA, IPCA-15, IPCA-E e INPC.

    As áreas geográficas pesquisadas foram implantadas na seguinte ordem cronológica: Rio de Janeiro (janeiro/1979); Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife (junho/1979); São Paulo, Brasília e Belém (janeiro/1980); Fortaleza, Salvador e Curitiba (outubro/1979); e Goiânia (janeiro/1991).

    A partir do mês de maio de 2000, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) passou a ser produzido e disponibilizado pelo IBGE. O IPCA-15 é o próprio IPCA, porém considerando-se outro período de coleta de preços, ou seja, do dia 16 do mês anterior ao dia 15 do mês atual.










    Saiba mais

    https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/IQ

    Calendário

    Próximas divulgações

    Operação estatísticaPrevisão de divulgação
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 5/2018 a 5/2018
    23/05/2018
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 6/2018 a 6/2018
    21/06/2018
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 7/2018 a 7/2018
    20/07/2018
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 8/2018 a 8/2018
    23/08/2018
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 9/2018 a 9/2018
    21/09/2018
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 10/2018 a 10/2018
    23/10/2018
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 11/2018 a 11/2018
    23/11/2018
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 12/2018 a 12/2018
    21/12/2018

    Divulgações anteriores

    Operação estatísticaData da divulgação
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 4/2018 a 4/2018
    20/04/2018
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 3/2018 a 3/2018
    23/03/2018
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 2/2018 a 2/2018
    23/02/2018
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 1/2018 a 1/2018
    23/01/2018
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 12/2017
    21/12/2017
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 11/2017
    23/11/2017
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 10/2017
    20/10/2017
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 9/2017
    21/09/2017
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 8/2017
    23/08/2017
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 7/2017
    20/07/2017
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 6/2017
    23/06/2017
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 5/2017
    23/05/2017
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 4/2017
    20/04/2017
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 3/2017
    22/03/2017
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 2/2017
    22/02/2017
    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15
    Período de referência: 1/2017
    19/01/2017

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