Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

PIA-Empresa - Pesquisa Industrial Anual - Empresa

Sobre - 2021

A Pesquisa Industrial Anual - Empresa, PIA-Empresa, tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade industrial no País e suas transformações no tempo, contemplando, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, custos e despesas, receitas, valor da produção e valor da transformação industrial. Seus resultados constituem referência para a análise das atividades que compõem esse segmento e subsidiam as estimativas macroeconômicas do Sistema de Contas Nacionais - SCN.

O presente informativo tece comentários gerais sobre os principais resultados da PIA-Empresa relativos a 2021 sob duas perspectivas. O primeiro enfoque oferece uma caracterização das empresas com 1 ou mais pessoas ocupadas a partir de variáveis relacionadas a faturamento (receita bruta e receita líquida de vendas), emprego (pessoal ocupado) e concentração de mercado das empresas desse setor (participação no valor da transformação industrial). No segundo, o foco são as unidades locais produtivas industriais das empresas com 5 ou mais pessoas ocupadas, em que se destacam as composições setorial e regional da indústria brasileira sob a ótica produtiva, em termos do valor da transformação industrial, com destaque para os resultados das Unidades da Federação. Em ambos os casos, os resultados foram confrontados com aqueles observados em 2012 para ilustrar as mudanças estruturais ocorridas entre os extremos de uma série de 10 anos e, eventualmente, também cotejados com outros pontos da série histórica desde 2007.

Os informativos da PIA-Empresa também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem um amplo panorama da pesquisa, com informações sobre seus objetivos, âmbito, classificação de atividades, conceitos e definições adotados, planejamento amostral, entre outras considerações de natureza metodológica.

O portal disponibiliza ainda o plano tabular completo da PIA-Empresa, por empresa e por Grandes Regiões e Unidades da Federação, bem como os resultados referentes às empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas e/ou que auferiram receita bruta proveniente das vendas de produtos e serviços industriais superior a R$ 23,1 milhões no ano anterior ao de referência da pesquisa. As informações para o período de 1996 a 2007, cabe destacar, estão organizadas segundo a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 1.0, e, a partir de 2007, na versão da CNAE 2.0.

O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre o tema, fornecendo elementos para o planejamento público e privado, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. No cenário pós-pandemia, em particular, a disponibilização de tais estatísticas se traduz em importante ferramenta para a compreensão de potenciais mudanças estruturais no segmento empresarial da atividade industrial no País, em termos de relevância econômica dos setores e regiões, mercado de trabalho, comportamento da produtividade, capacidade de geração de valor, entre outros aspectos.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisa industrial anual: empresa, da Série Relatórios Metodológicos.

Publicações complementares:

Principais resultados - 2021

#tabelasidra201795155653712

#tabelasidra201795155745107

#tabelasidra201795155824755


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Tabelas - 2021

Tabelas Completas

Tabelas 2021 (xls | ods) - atualizado em 4/7/2023

Índice de tabelas 2021

Tabelas 2020 (xls | ods)

Índice de tabelas 2020

Tabelas 2019 (xls | ods)

Índice de tabelas 2019


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Conceitos e métodos - 2021

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A Pesquisa Industrial Anual - Empresa – PIA-Empresa tem por função principal identificar as características estruturais básicas da atividade industrial no País e suas transformações no tempo. Seus principais objetivos são: . Dimensionar a produção, faturamento, custos e despesas, consumo intermediário, gastos com a folha de pagamento, volume de pessoas ocupadas, despesas com formação de capital, dentre outras características estruturais do segmento industrial do País, por atividade detalhada da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE 2.0; · Fornecer a base de dados para o tratamento das atividades das indústrias extrativas e de transformação no Sistema de Contas Nacionais, o que inclui as estimativas do valor da produção, da estrutura de consumo intermediário, o cálculo do valor agregado e a especificação de sua composição, o volume de pessoal ocupado e, ainda, as estimativas de formação de capital nas atividades deste segmento produtivo; . Possibilitar análises da atividade industrial no País sob outras óticas, como: estudos setoriais, estimação da produtividade do trabalho, da intensidade de capital e dos níveis de concentração nas várias atividades, e distribuição espacial da atividade, dentre outros; · Dimensionar a distribuição regional da indústria no território nacional, fornecendo estimativas básicas, segundo classes de atividades econômicas selecionadas, para as Unidades da Federação; · Servir como núcleo básico de um sistema mais amplo de informações sobre as indústrias extrativas e de transformação, em torno do qual se articulem outras pesquisas e/ou suplementos; · Atualizar o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE nos segmentos das atividades industriais cobertas pela pesquisa, sobretudo no que diz respeito à Classificação Nacional de Atividades (CNAE 2.0).
Tipo de operação estatística
Pesquisa de empresas
Tipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilística
Periodicidade de divulgação
Anual
População-alvo
Inclui as empresas que atendem aos seguintes requisitos: 1) estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas – CEMPRE, do IBGE, que cobre as entidades com registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ; 2) ter atividade principal compreendida nas seções B e C (Indústrias extrativas e Indústrias de transformação, respectivamente) da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0; 3) estar sediada no Território Nacional; 4) estar organizada juridicamente como entidade empresarial, tal como de¿nido na Tabela de Natureza Jurídica; 5) ter pelo menos uma pessoa ocupada em 31 de dezembro do ano de referência do cadastro básico de seleção da pesquisa.

Metodologia

Técnica de coleta:
CASI - Questionário eletrônico autopreenchido
Procedimento de amostragem
A amostra da pesquisa é selecionada do Cadastro Básico de Seleção - CBS, obtido a partir do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE do IBGE, que é atualizado pelas próprias pesquisas por empresa do ano anterior e pelos registros administrativos do Ministério do Trabalho, a saber: a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS do ano anterior e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED do ano de referência.
O desenho amostral utilizado é feito por amostragem aleatória estratificada simples com 2 níveis. Dessa forma, primeiramente são selecionados os estratos naturais e, dentro desses, os estratos finais.
Os estratos naturais são construídos a partir da união de empresas com a mesma combinação de Unidade da Federação e agrupamentos de classificação de atividade (UF + CNAE). Posteriormente, os estratos finais são obtidos pela subdivisão de cada estrato natural em outros dois estratos: certo e amostrado. A alocação das empresas em cada um desses estratos é dada pelo pessoal ocupado, de acordo com o cadastro básico de seleção da amostra, segundo os seguintes critérios:

• Estrato certo - empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas subdividido em três estratos finais:
1) Estrato certo C1 - empresas com 30 a 99 pessoas ocupadas;
2) Estrato certo C2 - empresas com 100 a 199 pessoas ocupadas; e
3) Estrato certo C3 - empresas com 200 ou mais pessoas ocupadas e/ou que auferiram receita bruta proveniente das vendas de produtos e serviços industriais superior a R$ 100,0 milhões no ano anterior ao de referência da pesquisa.

• Estrato amostrado - empresas com menos de 30 pessoas ocupadas subdivididos da seguinte maneira:
1) Estrato amostrado A1 - empresas com 1 a 4 pessoas ocupadas;
2) Estrato amostrado A2 - empresas com 5 a 9 pessoas ocupadas; e
3) Estrato amostrado A3 - empresas com 10 a 19 pessoas ocupadas.
4) Estrato amostrado A4 - empresas com 20 a 29 pessoas ocupadas.

Cabe ressaltar que existem algumas exceções: empresas que, no cadastro básico de seleção da amostra da pesquisa, possuem menos de 30 pessoas ocupadas são incluídas no estrato certo quando auferiram receita bruta proveniente das vendas de produtos e serviços industriais superior a determinado limite do ano anterior ao de referência da pesquisa.
As empresas do estrato final certo de cada estrato natural são todas incluídas na amostra. As empresas pertencentes a cada estrato final amostrado são selecionadas usando-se amostragem aleatória simples sem reposição. Além disso, os tamanhos amostrais foram calculados em cada estrato final amostrado de forma a assegurar que o estimador do total de pessoal ocupado em cada estrato natural tivesse um coeficiente de variação de 10%.
O tamanho final da amostra é obtido pela soma dos tamanhos da amostra de cada estrato final (certo e amostrado). Dado a característica amostral da pesquisa ainda é necessário generalizar a informação para a população da qual foi retirada. O processo de multiplicar os valores das variáveis na amostra pelos respectivos pesos, para fins de cálculo das estimativas, chama-se expansão da amostra. Este passo é fundamental para que os parâmetros populacionais sejam estimados sem vício (viés).

Temas

Temas e subtemas
Indústrias extrativas, Estatísticas econômicas setoriais, Indústrias de transformação
Principais variáveis
As principais variáveis investigadas e derivadas na empresa:
- Pessoal ocupado;
- Salários, retiradas e outras remunerações;
- Receita (Bruta, Líquida e demais Receitas);
- Receita líquida de vendas de produtos e serviços industriais;
- Gastos com Pessoal;
- Consumo de matérias-primas, materiais auxiliares e componentes;
- Custo das mercadorias adquiridas para revenda;
- Custos das operações industriais;
- Consumo intermediário;
- Valor da transformação industrial;
- Valor bruto da produção industrial;
- Valor adicionado.
- Aquisições, melhorias e baixas de ativos tangíveis realizadas no ano.

Na unidade local:
As variáveis divulgadas para as unidades locais são variáveis derivadas, com exceção do pessoal ocupado total em 31/12 do ano de referência da pesquisa, e dos salários, retiradas e outras remunerações.
As informações investigadas nas unidades locais servem de parâmetro para a alocação das informações investigadas ou observadas no nível da empresa: Encargos sociais, Receita líquida industrial, Receita líquida de vendas, Consumo de matérias-primas, Valor bruto da produção industrial, Custos das operações industriais, Valor da transformação industrial, Valor bruto da produção, Consumo intermediário, Valor adicionado.

Unidades de informação

Unidade de investigação
Empresa, Unidade local
Unidade de análise
Empresa, Unidade local
Unidade informante
Empresa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2021 a 31/12/2021
Data de início da coleta
02/04/2022
Data do fim da coleta
19/11/2022

Disseminação

Formas de disseminação
Banco de Dados Agregados - SIDRA, Publicação Digital (online), Publicação impressa
Nível de desagregação geográfica
Unidade da Federação
Nível de divulgação
1) Para as empresas com 1 ou mais pessoas ocupadas, os resultados são disponibilizados para Brasil, segundo divisão da CNAE 2.0 (dois dígitos), e se referem a um grupo de variáveis selecionadas. 2) Para as empresas com 5 ou mais pessoas ocupadas, os resultados são apresentados com os seguintes detalhamentos regionais e de atividades: Brasil: - Divisão e grupo da CNAE 2.0 (dois e três dígitos, respectivamente); - Faixas de pessoal ocupado; e - Grandes Regiões - faixas de pessoal ocupado. Unidades da Federação: - Divisão e grupo da CNAE 2.0 (dois e três dígitos, respectivamente) - para Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; e - Divisão da CNAE 2.0 (dois dígitos) - para as demais Unidades da Federação. 3) Para as empresas com 30 ou mais pessoas ocupadas e/ou que auferiram receita bruta proveniente das vendas de produtos e serviços industriais superior a um determinado corte definido a priori para cada ano anterior ao de referência da pesquisa, é possível obter-se informações mais detalhadas, ou seja, para classes da CNAE 2.0 (quatro dígitos) e para municípios.

Instrumentos de coleta

Histórico

A série da Pesquisa Industrial Anual - PIA teve início em 1966, com o objetivo de fornecer informações anuais sobre o setor industrial formado pelas indústrias extrativas e de transformação, nos períodos intercensitários. As pesquisas referentes ao período 1966-1995 passaram por diversas fases com diferenças nas abordagens metodológicas e nos desenhos amostrais.
Entre 1966 e 1979, a pesquisa foi censitária para um corte de valor da produção estipulado, atingindo cerca de 96 mil estabelecimentos no último ano, fornecendo resultados para o Brasil e detalhamentos geográficos; e para as classes, gêneros, grupos e subgrupos da classificação de atividades. Para esses anos, apresentaram-se resultados referentes a 500 produtos industriais selecionados.
Em 1981, foi introduzida a amostragem probabilística de estabelecimentos, visando facilitar a coleta, agilizar a apuração dos dados e reduzir os prazos de divulgação de resultados. A amostra foi planejada para representar os Dados Gerais dos estabelecimentos para o Brasil e Unidades da Federação e dar estimativas de produção física (para efeito do cálculo de indicadores conjunturais) para os 736 produtos acompanhados na Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física. Possuía cerca de 28 mil estabelecimentos, sendo: 13 mil informantes exclusivos de Dados Gerais, 10 mil informantes de Produção Física e 5 mil informantes simultâneos de Dados Gerais e Produção Física. Foram divulgados resultados para 600 produtos.
A partir do ano de 1996, a PIA foi adequada aos parâmetros do novo modelo de produção de estatísticas industriais, comerciais, de serviços e de construção, empregando a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE. Neste modelo, os censos econômicos quinquenais foram substituídos por pesquisas anuais de base amostral. O Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado sistematicamente, passou a ser a referência comum para o universo das empresas coberto por estas pesquisas.
Em função da necessidade de caracterização da estrutura industrial sob os enfoques da organização de produção (força de trabalho, consumo intermediário, geração de renda, pagamentos de impostos e investimentos) e do resultado prático da atividade industrial em termos do conjunto dos produtos elaborados, e dada a natureza distinta dos procedimentos metodológicos para o levantamento de informações no prisma da atividade das empresas ou sob o ângulo dos produtos fabricados, optou-se pelo desmembramento da PIA em duas pesquisas distintas, articuladas mas independentes, a saber:
- Pesquisa Industrial Anual - Empresa (PIA-Empresa): tem como foco a empresa industrial e suas unidades locais, se concentrando nos dados econômico-financeiros informados pela contabilidade central e obedecendo a desenho amostral probabilístico;
- Pesquisa Industrial Anual - Produto (PIA-Produto): é dirigida à unidade local industrial e informada com base na contabilidade analítica, se concentrando em informações da produção, em quantidade e valor, dos produtos fabricados nas principais empresas industriais do país e obedecendo a uma amostragem intencional.
Em 2007, com a entrada em vigor da CNAE 2.0, os resultados da pesquisa foram publicados na versão anterior da classificação de atividades, para encerrar a série na CNAE 1.0, e na nova versão, dando início a nova série. Também foi feita a inclusão das empresas de 1 a 4 pessoas ocupadas no âmbito da pesquisa.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/PK

Publicações - 2021

O que é

Investiga informações sobre as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade industrial no País, tendo como unidade de investigação a empresa industrial formalmente constituída cuja principal fonte de receita seja a atividade industrial. Considerando-se a existência de empresas com múltiplas localizações e/ou múltiplas atividades econômicas, complementam-se as informações referentes à empresa com outras provenientes das unidades locais, entendidas como o espaço físico, geralmente uma área contínua, no qual uma ou mais atividades econômicas são desenvolvidas, correspondendo a um endereço de atuação da empresa ou a um sufixo do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ, da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

A série da Pesquisa Industrial Anual - PIA teve início em 1966 e apresentou, até 1995, resultados em anos intercensitários, com exceção dos anos de 1971 e 1991. A partir de 1996, com o Programa de Modernização das Estatísticas Econômicas, a pesquisa foi totalmente reformulada e adequada aos parâmetros do novo modelo de produção das estatísticas industriais, comerciais e de serviços, passando a se desdobrar em duas pesquisas: a Pesquisa Industrial Anual - Empresa, PIA-Empresa, e a Pesquisa Industrial Anual - Produto, PIA-Produto. A série da primeira teve início em 1996, e a da segunda, em 1998. Nesse modelo, os censos econômicos quinquenais foram substituídos por pesquisas anuais de base amostral, as quais passaram a adotar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE, e cujo cadastro básico de seleção é obtido a partir do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, atualizado continuamente. A partir do ano de referência 2008, apresentando resultados retroativos a 2007, o IBGE passou a divulgar uma nova série de dados da PIA-Empresa, utilizando a CNAE 2.0, que substituiu a CNAE 1.0, usada anteriormente. Atualmente, a pesquisa investiga empresas classificadas nas seções B e C da CNAE 2.0, compreendendo as Indústrias extrativas e as Indústrias de transformação, respectivamente.

A pesquisa realiza o levantamento de diversas informações econômico-financeiras: receitas bruta e líquida; valor da transformação industrial; número de empresas e de unidades locais; pessoal ocupado; gastos com pessoal; custos de operação industrial e outros custos e despesas; e aquisições e baixas do ativo imobilizado, entre outros aspectos.

A periodicidade da pesquisa é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação.

Séries históricas

#tabelasidra20179213524522

#tabelasidra201792134318769

#tabelasidra201792134541335

#tabelasidra20179213473454

Downloads

Informações técnicas

Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 26)

Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 17)


As alterações ocorridas na pesquisa posteriormente à divulgação dos relatórios metodológicos são apresentadas sob a forma de Notas técnicas. Até 2015, essas notas constituem um capítulo próprio das publicações de resultados e, a partir de 2016, são divulgadas em separado. Para conhecê-las, consultar o seguinte endereço:  https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=71719 

Notícias e Releases

PIA 2021: ocupação na indústria cresce 5,3%, mas não recupera perdas dos últimos dez anos

Em 2020, o país tinha 325,8 mil indústrias com uma ou mais pessoas ocupadas, sendo 6,3 mil nas Indústrias...

29/06/2023

Setor industrial perde 9,6 mil empresas e um milhão de empregos em dez anos

Em 2020, o país tinha 303,6 mil indústrias com uma ou mais pessoas ocupadas, sendo 6,3 mil indústrias...

21/07/2022

PIA Empresa: de 2013 a 2019, a indústria perdeu 8,5% de suas empresas e 15,6% dos seus postos de trabalho

Em 2019, o país tinha 306,3 mil empresas industriais, que ocuparam 7,6 milhões de pessoas e pagaram R$...

21/07/2021

Número de empresas industriais encolhe pelo sexto ano seguido em 2019

O número de empresas da indústria nacional encolheu pelo sexto ano seguido em 2019, antes da pandemia...

21/07/2021

Após quatro anos de quedas, ocupação na indústria tem alta de 0,7% em 2018

O número de pessoas trabalhando nas indústrias brasileiras aumentou cerca de 0,7% de 2017 para 2018,...

18/06/2020

PIA Empresa: 309 mil empresas industriais ocupavam 7,7 milhões de pessoas e tiveram receita líquida de R$ 3,4 trilhões em 2018

Em 2018, 309,0 mil empresas ativas ocuparam 7,7 milhões de pessoas e pagaram um total de R$ 308,0 bilhões...

18/06/2020

Entre 2014 e 2017, indústria perdeu 1,1 milhão de postos de trabalho

A Pesquisa Industrial Anual (PIA) Empresa mostrou que, entre 2014 e 2017, as empresas do setor industrial...

06/06/2019

Indústria perde 1,3 milhão de empregos em quatro anos

A indústria perdeu 14,8% de empregos entre 2013 e 2017, o equivalente a 1,3 milhão de trabalhadores....

06/06/2019

Empresas que não responderam às pesquisas anuais do IBGE têm até 15 de setembro para enviar questionários

A coleta das pesquisas estruturais por empresa do IBGE (Pesquisa Industrial Anual Empresa – PIA Empresa,...

13/09/2018

Em 2 anos, indústria naval perde quase metade do pessoal ocupado no Brasil

Puxada pelo Rio de Janeiro, a indústria naval brasileira perdeu 49% de seu pessoal ocupado entre 2014...

21/06/2018

Ver mais notícias

Erramos