Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

SCNT - Sistema de Contas Nacionais Trimestrais

Principais resultados - 4º trimestre 2023

#tabelasidra2017104151749861


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Tabelas - 4º trimestre 2023

4º trimestre de 2023

Tabelas Completas (tabelas com dados atualizados)

Tabelas

Tabela de Recursos e Usos - Valores Correntes

Material auxiliar


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101637.

Conceitos e métodos - 4º trimestre 2023

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
O Sistema de Contas Nacionais apresenta informações sobre a geração, distribuição e uso da renda no País. Há também dados sobre a acumulação de ativos não financeiros e sobre as relações entre a economia nacional e o resto do mundo. As Contas Nacionais Trimestrais apresentam os valores correntes e os índices de volume (média de 1995=100), trimestralmente, para o Produto Interno Bruto a preços de mercado, impostos sobre produtos, valor adicionado a preços básicos, consumo pessoal, consumo do governo, formação bruta de capital fixo, variação de estoques, exportações e importações de bens e serviços; bem como as Contas Econômicas Integradas e a Conta Financeira Trimestral.
Tipo de operação estatística
Sistema de contas nacionais
Tipo de dados
Outro tipo de dados
Periodicidade de divulgação
Trimestral

Metodologia

Os dados das Contas Nacionais Trimestrais (CNT) são apresentados em valores correntes, valores constantes (a preço de 1995), taxas de variação e séries encadeadas de índices de volume. Os dados são compilados pelas óticas da produção (oferta) e da despesa (demanda) e cobrem toda a economia brasileira, bem como a sua relação com o resto do mundo.
O Produto Interno Bruto (PIB), em valores correntes, mede a renda total gerada pela economia no trimestre. Os dados trimestrais são ajustados para os totais anuais (Sistema de Contas Nacionais Anuais- SCN), usando o procedimento estatístico de benchmarking (Denton).
As estimativas das CNT seguem as recomendações internacionais reunidas no mais recente manual das Nações Unidas - Sistema de Contas Nacionais (SNA 2008).Todas as transações definidas no SNA para a produção (transações mercantis e não mercantis) são registradas em regime de competência, exceto as receitas do governo, que são registradas em regime de caixa.
Todas as séries das CNT são divulgadas em três grupos de atividades (Agropecuária, Indústria e Serviços). A Indústria é desagregada nos seguintes subgrupos: Indústrias extrativas; Indústrias de transformação; Construção e Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos. Por sua vez, os Serviços são desagregados da seguinte forma: Comércio; Transporte, armazenagem e correio; Informação e comunicação; Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados; Atividades imobiliárias; Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social; e Outras atividades de serviços.
Os dados da demanda final são divulgados desagregados no Consumo das Famílias, Consumo do Governo, Formação Bruta de Capital Fixo, Importações e Exportações.
A classificação segue a CNAE 2.0, compatível com a ISIC revisão 4. Os dados para todas as séries são dessazonalizados pelo método X13-Arima.
A cobertura geográfica compreende todo o país.
Técnica de coleta:
Não se aplica

Temas

Temas e subtemas
Contas Nacionais, Estatísticas macroeconômicas
Principais variáveis
Produto Interno Bruto a preços de mercado, impostos sobre produtos, valor relacionado a preços básicos, consumo pessoal, formação bruta de capital fixo, exportações e importações. Divulgadas em valores correntes, índices de base fixa trimestral (média de 1995=100) com e sem ajuste sazonal; taxas comparando trimestre com igual trimestre do ano anterior e com o imediatamente anterior e variação acumulada até o trimestre com igual período do ano anterior e nos últimos quatro trimestres.

Unidades de informação

Unidade de investigação
Não se aplica
Unidade de análise
Não se aplica
Unidade informante
Não se aplica.

Períodos de referência

Trimestre - 01/10/2023 a 31/12/2023

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online)
Nível de desagregação geográfica
Nacional
Nível de divulgação
Resultados produzidos em âmbito nacional. Divulgação para 12 atividades econômicas e componentes do PIB pela ótica da demanda. CEI para a economia nacional e conta financeira

Histórico

O Sistema de Contas Nacionais Trimestrais foi desenvolvido em dois períodos bem-definidos. A metodologia adotada para o cálculo do Produto Interno Bruto - PIB do primeiro período era coerente com o Sistema de Contas Nacionais Consolidado, desenvolvido e calculado
pelo Centro de Contas Nacionais, da Fundação Getulio Vargas - FGV, até o ano de 1986. A partir do mês de dezembro do ano citado, o IBGE assumiu a responsabilidade pelo cálculo das Contas Nacionais, visto que já vinha desenvolvendo, desde a década de 1980, projeto de implementação
de um sistema de contas mais completo, integrando as Tabelas de Recursos e Usos (Tabelas de Insumo-Produto) ao corpo central do Sistema, conforme recomendações do Sistema de Contas
Nacionais das Nações Unidas. O período seguinte é caracterizado pela integração ao Sistema de Contas Nacionais, calculado pelo IBGE, de acordo com as recomendações das Nações Unidas expressas nos manuais System of national accounts - SNA 1993 e 2008.
Os dados trimestrais do primeiro período, ajustados aos do Sistema de Contas Nacionais Consolidado eram restritos à apresentação dos índices de volume da produção das atividades econômicas, considerando que o PIB a preços de mercado tivesse a mesma variação que o total de produção.
Nesse período, os índices eram publicados para as seguintes atividades: Agricultura, Extrativa Mineral, Transformação, Construção,Serviços Industriais de Utilidade Pública e Serviços. Da agregação desses grupos, obtinha-se o valor adicionado a preços básicos. Como não se dispunha de um procedimento que calculasse um índice de volume para os impostos sobre produtos, admitia-se que estes variassem com o valor adicionado a preços básicos, ou seja, a variação do PIB era a mesma do valor adicionado a preços básicos.
As séries eram calculadas com os pesos e a base de comparação fixos em 1980, por meio da formulação de Laspeyres. O ajustamento sazonal era feito com o método X11 aplicado aos subsetores em seu modo default. Os setores eram calculados por combinação linear dos subsetores com os pesos de 1980.
No segundo período, a partir de dezembro de 1997, o IBGE passou a divulgar o Sistema de Contas Nacionais, com base nas recomendações do SNA 1993, apresentando Tabelas de Recursos e Usos - TRU anuais. Com a disponibilidade da série do Sistema de Contas Nacionais desde 1990, os índices trimestrais passaram a ser calculados admitindo como peso o valor adicionado a preços básicos do ano anterior. Este procedimento de atualização dos pesos é definido como base móvel.
A metodologia de estimação dos índices, no entanto, continuava admitindo que a variação do valor adicionado a preços básicos era obtida dos índices da produção por atividade econômica.
A série de índices encadeados, calculada a partir dos índices base móvel, passou a ser divulgada também, porém, com base de referência em 1990 (1990=100).
O ajuste sazonal passou a ser feito pelo método direto X-12-ARIMA, programa de ajustamento sazonal do U. S. Census Bureau, em cada uma das séries encadeadas. A opção por dessazonalizar cada série é uma necessidade da perda da propriedade de aditividade nas séries encadeadas.
Essas mudanças permaneceram inalteradas até setembro de 2001.
Durante o ano de 2001, desenvolveu-se uma adaptação da metodologia adotada nas contas anuais para o Sistema de Contas Nacionais Trimestrais. O novo procedimento, implementado a partir de setembro de 2001, possibilitou a divulgação de índices de volume para os impostos sobre produtos; para o PIB; para os componentes da demanda final (despesa de consumo final das famílias, despesa de consumo final do governo, exportações de bens e serviços, formação bruta de capital fixo e variações de estoques) e para as importações de bens e serviços. Além da adoção desse novo procedimento, os dados foram divulgados em valores correntes.
A partir do quarto trimestre de 2002, foram elaboradas e divulgadas as Contas Econômicas Integradas - CEI trimestrais para a economia brasileira e, no primeiro trimestre de 2003, divulgada a conta financeira trimestral.
Em março de 2007, foi divulgada a nova série das Contas Nacionais Trimestrais - referência 2000 totalmente compatível com a reformulação implementada no Sistema de Contas Nacionais. O Sistema de Contas Nacionais Trimestrais passou a ser divulgado em uma única publicação trimestral, em torno de 60 dias após o fechamento do trimestre, englobando as séries em volume e valores correntes, totalizando quatro divulgações no ano.
O IBGE, em março de 2015, publicou os resultados da nova série das Contas Nacionais Trimestrais – referência 2010, em conformidade com as recomendações do manual internacional SNA 2008 adotadas no Sistema de Contas Nacionais. As principais modificações em relação à série anterior são: mudança de classificação de produtos e atividades, passando a ser integrada à Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 do IBGE; atualizações de conceitos e de alguns algoritmos de cálculo e introdução de novas fontes de dados e o uso do X-13 ARIMA para o ajuste sazonal.
O Sistema de Contas Nacionais Trimestrais passou a publicar, na divulgação do quarto trimestre de cada ano, a Tabela de Recursos e Usos (12X12) em valores correntes para o ano.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/ST

Publicações - 4º trimestre 2023

O que é

Apresenta os valores correntes e os índices de volume (1995=100) trimestralmente para o Produto Interno Bruto a preços de mercado, impostos sobre produtos, valor adicionado a preços básicos, consumo pessoal, consumo do governo, formação bruta de capital fixo, variação de estoques, exportações e importações de bens e serviços. São calculadas duas séries de números-índices: a com base no ano anterior e a encadeada com referência em 2010 (1995 = 100). A série encadeada é ajustada sazonalmente pelo X13-ARIMA possibilitando o cálculo das taxas de variação em relação ao trimestre imediatamente anterior.

No IBGE, a pesquisa foi iniciada em 1988 e reestruturada a partir de 1998, quando os seus resultados foram integrados ao Sistema de Contas Nacionais, de periodicidade anual.

Em 2015, continuando a compatibilidade com o Sistema Anual, as Contas Nacionais Trimestrais também foram reformuladas, adotando o Manual Internacional SNA 2008, passando para a referência 2010.

As ponderações anuais são obtidas a partir deste novo sistema de contas.

Periodicidade: Trimestral

Abrangência geográfica: Brasil

Séries históricas

#tabelasidra201851171856341

#tabelasidra201851174723510

 

#tabelasidra201851174835547

Downloads

Informações técnicas

Revisão das Contas Nacionais Trimestrais no 3º trimestre de 2013

Nota Técnica (em formato pdf)


Revisão no Sistema de Contas Nacionais Trimestrais

O cronograma das Contas Trimestrais previa, uma vez por ano, revisão de dados nas séries publicadas. Esta revisão ocorria em novembro, quando eram publicados os dados do terceiro trimestre do ano.

No entanto, como estão sendo incorporadas séries de dados que apresentaram ajustes bem significativos, ficou decidido que, já a partir da próxima publicação, referente ao quarto trimestre de 2004, as Contas Nacionais Trimestrais passarão a incorporar as revisões nas séries de dados do trimestre imediatamente anterior. Assim, a divulgação do dia 1º de março incluirá a revisão nos dados do terceiro trimestre de 2004. Esta revisão tem por objetivo incorporar as atualizações nas séries das pesquisas utilizadas no cálculo das Contas Trimestrais.

As séries com ajuste sazonal permanecerão apresentando mudanças nos dados anteriores devido à incorporação de novos indicadores, e eventuais aperfeiçoamentos metodológicos continuarão a ser introduzidos na publicação do terceiro trimestre de cada ano.

Diretoria de Pesquisas
26 de janeiro de 2005


Incorporação da nova série da PIM-PF nas Contas Nacionais

O IBGE incorporará os resultados da nova série da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) nos Sistemas de Contas Nacionais Anuais e Trimestrais de acordo com sua rotina de revisões.

Para o primeiro e segundo trimestres de 2004, serão adotadas as variações da nova série da Pesquisa Industrial mantendo-se, no entanto, a estrutura de 2003 já calculada e divulgada nas Contas Trimestrais para este ano. A incorporação das variações da nova série da PIM-PF nos dois primeiros trimestres de 2004 se dará a partir da comparação da produção de cada um desses dois períodos com a média de 2003, considerando para isso as informações da nova série da pesquisa mensal.

Os resultados do Sistema de Contas Nacionais Anuais são revistos e divulgados rotineiramente no fim do segundo semestre de cada ano, em razão da disponibilidade das fontes de informação utilizadas.

Desta forma, em novembro de 2004, na divulgação da versão preliminar das Contas Nacionais de 2003, os resultados da nova série da Pesquisa Industrial Mensal já estarão incorporados.

A etapa seguinte é a inclusão dos dados da PIM na série das contas trimestrais de maneira que, na divulgação do terceiro trimestre de 2004, a série das Contas Nacionais Trimestrais já contemple os novos dados anuais e a revisão das estimativas do primeiro e segundo trimestres de 2004.

Diretoria de Pesquisas
28 de abril de 2004


Série Relatórios Metodológicos


PIM-PF - Classificação do SCN #201704CNT

A partir dos resultados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) de julho de 2004, o IBGE passará a divulgar, mensalmente, em seu portal na internet, a série de indicadores base fixa da PIM-PF compatibilizada com a classificação por grupo de produtos adotada no Sistema de Contas Nacionais. Os dados, desde janeiro de 2002, estarão disponíveis em Indicadores - Contas Nacionais Trimestrais - SCNT.

PIM-PF classificação do SCN (base móvel)

Diretoria de Pesquisas
9 de setembro de 2004

 

Notícias e Releases

PIB cresce 2,9% em 2023 e fecha o ano em R$ 10,9 trilhões

Em 2023, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 2,9% frente a 2022. Houve crescimentos na Agropecuária...

01/03/2024

Com alta recorde da Agropecuária, PIB fecha 2023 em 2,9%

O Produto Interno Bruto (PIB) do país apresentou estabilidade no quarto trimestre de 2023 e encerrou...

01/03/2024

PIB varia 0,1% no 3º trimestre de 2023

O Produto Interno Bruto (PIB) variou 0,1% no terceiro trimestre de 2023 (frente ao segundo trimestre...

05/12/2023

PIB varia 0,1% no terceiro trimestre e segue no maior patamar da série

O Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou estável (0,1%) na passagem do segundo trimestre para o terceiro....

05/12/2023

PIB cresce 0,9% no 2º trimestre de 2023

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023, ante o trimestre anterior, na...

01/09/2023

PIB cresce 0,9% no segundo trimestre e fecha semestre com alta de 3,7%

Na passagem do primeiro para o segundo trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,9%,...

01/09/2023

PIB cresce 1,9% no 1º trimestre de 2023

No primeiro trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,9% em relação ao trimestre anterior,...

01/06/2023

PIB cresce 1,9% no primeiro trimestre, impulsionado pela Agropecuária

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último...

01/06/2023

PIB cresce 2,9% em 2022 e fecha o ano em R$ 9,9 trilhões

Em 2022, o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 2,9% frente a 2021. Houve crescimentos em Serviços (4,2%)...

02/03/2023

PIB varia -0,2% no quarto trimestre e fecha 2022 em 2,9%

O Produto Interno Bruto (PIB) do país variou -0,2% no quarto trimestre de 2022 e encerrou o ano com crescimento...

02/03/2023

Ver mais notícias

Calendário

Próximas divulgações

Operação estatísticaPrevisão de divulgação
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 1/2024 a 3/2024
04/06/2024
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 4/2024 a 6/2024
03/09/2024
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 7/2024 a 9/2024
03/12/2024
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 10/2024 a 12/2024
07/03/2025

Divulgações anteriores

Operação estatísticaData da divulgação
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 10/2023 a 12/2023
01/03/2024
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 7/2023 a 9/2023
05/12/2023
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 4/2023 a 6/2023
01/09/2023
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 1/2023 a 3/2023
01/06/2023
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 10/2022 a 12/2022
02/03/2023
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 7/2022 a 9/2022
01/12/2022
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 4/2022 a 6/2022
01/09/2022
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 1/2022 a 3/2022
02/06/2022
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 10/2021 a 12/2021
04/03/2022
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 7/2021 a 9/2021
02/12/2021
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 4/2021 a 6/2021
01/09/2021
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 1/2021 a 3/2021
01/06/2021
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 10/2020 a 12/2020
03/03/2021
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 7/2020 a 9/2020
03/12/2020
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 4/2020 a 6/2020
01/09/2020
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 1/2020 a 3/2020
29/05/2020
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 10/2019 a 12/2019
04/03/2020
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 7/2019 a 9/2019
03/12/2019
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 4/2019 a 6/2019
29/08/2019
Sistema de Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 1/2019 a 3/2019
30/05/2019
Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 10/2018 a 12/2018
28/02/2019
Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 7/2018 a 9/2018
30/11/2018
Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 4/2018 a 6/2018
31/08/2018
Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 1/2018 a 3/2018
30/05/2018
Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 10/2017 a 12/2017
01/03/2018
Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 7/2017 a 9/2017
01/12/2017
Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 4/2017 a 6/2017
01/09/2017
Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 1/2017 a 3/2017
01/06/2017
Contas Nacionais Trimestrais
Período de referência: 10/2016 a 12/2016
07/03/2017

Erramos

Portaria de precedência

Divulgação dos resultados de indicadores conjunturais

 

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 355, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2007
(Publicada no Diário Oficial da União nº 213, Seção 1, de 06.11.2007)

 

O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II, do artigo 87 da Constituição Federal, resolve:

Art. 1º - A divulgação dos resultados de indicadores conjunturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE seguirá as seguintes etapas:

I - às sete horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados, acompanhados de um sumário-executivo elaborado pelo IBGE, para as autoridades da lista de precedência;

II - às nove horas do dia da divulgação serão encaminhados os resultados para os órgãos de imprensa e disseminados na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br.

§ 1º. Os técnicos do IBGE estarão disponíveis para prestar esclarecimentos aos usuários sobre os resultados da pesquisa divulgada a partir do encaminhamento de que trata o inciso II do caput.

§ 2º. O disposto nesta portaria aplica-se a qualquer indicador conjuntural produzido pelo IBGE, especialmente aos seguintes:

I - Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC);

II - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);

III - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E);

IV - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15);

V - Pesquisa Mensal de Emprego (PME);

VI - Contas Nacionais Trimestrais;

VII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil);

VIII - Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional);

IX - Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário - (PIMES);

X - Pesquisa Mensal de Comércio (PMC);

XI - Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI);

XII - Conjuntura Agropecuária (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal; Pesquisa Trimestral de Abate de Animais; Pesquisa Trimestral de Leite; Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha; Pesquisa Trimestral do Couro).

Art. 2° - A relação das autoridades constantes da lista de precedência específica a cada pesquisa de indicadores conjunturais, será divulgada por intermédio de Nota Oficial da Instituição e disseminada no portal do IBGE na Internet, através do sítio https://www.ibge.gov.br

Art. 3º - As autoridades constantes da lista de precedência deverão observar o mais rigoroso sigilo das informações referentes aos indicadores de que trata esta Portaria, nos termos do disposto na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Art. 4º - Revogam-se as Portarias nº 164/MP, de 20 de dezembro de 1999, e nº 167/MP, de 5 de setembro de 2003.

Art. 5º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

PAULO BERNARDO SILVA 


 O IBGE divulga a relação das autoridades que recebem com precedência os resultados das pesquisas conjunturais produzidas por esta Instituição: 

Ministra do Planejamento e Orçamento – Simone Nassar Tebet Rocha

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)


Ministro da Fazenda – Fernando Haddad

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)


Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços - Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho

  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 

Presidente do Banco Central - Roberto de Oliveira Campos Neto

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 

Presidente da Caixa Econômica Federal - Carlos Antônio Vieira Fernandes

  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)

 

Chefe de Gabinete Adjunto de Informações em Apoio à Decisão do Gabinete Pessoal do Presidente da República - Sandra Márcia Chagas Brandão

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - Especial (IPCA-E)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15)
  • Contas Nacionais Trimestrais
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Brasil (PIM-PF Brasil)
  • Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física Regional (PIM-PF Regional)
  • Pesquisa Mensal de Comércio (PMC)
  • Pesquisa Mensal de Serviços (PMS)
  • Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI)
  • Conjuntura Agropecuária
    • Levantamento Sistemático da Produção Agrícola - mensal
    • Pesquisa Trimestral de Abate de Animais
    • Pesquisa Trimestral de Leite
    • Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos de Galinha
    • Pesquisa Trimestral do Couro
  • Índice de Preços ao Produtor - Indústrias Extrativas e de Transformação (IPP)
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua)

 


Presidente do IBGE
Marcio Pochmann
Atualizado em 1º de dezembro de 2023

  

Divulgação dos resultados de indicadores estruturais

 

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 15, DE 27 DE JANEIRO DE 2005
(Publicada no Diário Oficial da União edição número 20 de 28/01/2005)

 

O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO, INTERINO, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, parágrafo único, incisos I e II, da Constituição e considerando o disposto no art. 27, inciso XVII, alínea "c", da Lei nº 10.683, de 28 de maio de 2003, resolve:

Art. 1º - Disciplinar os procedimentos a serem observados na divulgação dos resultados de indicadores estruturais produzidos pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Art. 2º Os resultados serão encaminhados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE ao Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, com antecedência mínima de quarenta e oito horas do horário fixado no art. 3º, inciso I, desta Portaria.

Art. 3º No dia da divulgação dos resultados dos indicadores de que trata esta Portaria, serão observados:

I - liberação para a imprensa e disponibilização pela Internet, no endereço: (https://www.ibge.gov.br), às 10 horas;

II - os técnicos do IBGE somente poderão prestar esclarecimentos sobre os resultados dos indicadores estruturais após a liberação e publicação na forma do inciso I.

Art. 4º Os servidores que tenham conhecimento prévio dos resultados deverão manter rigoroso sigilo, sob pena de responsabilidade nos termos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

NELSON MACHADO