Pesquisa Anual de Comércio - PAC

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O que é

A Pesquisa Anual de Comércio - PAC constitui uma importante fonte de dados setoriais para compreender o comportamento do mercado sob a lógica da oferta, uma vez que as atividades comerciais empregam significativa parcela da população e contribuem, em grande medida, para a composição do Produto Interno Bruto – PIB.

Sobre a publicação - 2016

A Pesquisa Anual de Comércio - PAC tem por objetivo identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial da atividade comercial no País e suas transformações no tempo, contemplando, entre outros aspectos, dados sobre pessoal ocupado, salários, custos e despesas, receitas, produtividade do trabalho, e margem de comercialização. Seus resultados constituem uma importante fonte de dados para compreender o comportamento do mercado sob a lógica da oferta, uma vez que as atividades comerciais empregam significativa parcela da população, e subsidiam as estimativas macroeconômicas do Sistema de Contas Nacionais - SCN.

O presente informativo tece comentários gerais sobre os principais resultados da PAC relativos a 2016 e apresenta um ranking das atividades comerciais em relação ao valor da receita operacional líquida, cujos resultados foram confrontados com aqueles observados em 2007 para ilustrar as modificações então ocorridas. Traz uma análise sobre a estrutura da receita nos segmentos de Comércio de veículos automotores, peças e motocicletas, Comércio por atacado e Comércio varejista nos dois anos considerados e discorre, por último, sobre a estrutura regional da atividade comercial nesse período, com destaque para a participação das Unidades da Federação na receita bruta de revenda das Grandes Regiões em 2016.     

Os informativos da PAC também são disponibilizados em meio impresso. As notas técnicas são divulgadas em separado e podem ser acessadas apenas em meio digital, nesta página. Elas fornecem informações sobre objetivos, âmbito, classificação de atividades, conceitos e definições adotados, plano amostral, entre outras considerações de natureza metodológica sobre a pesquisa.

O portal do IBGE na Internet disponibiliza ainda o plano tabular completo da PAC, por divisões, grupos e classes de atividade, segundo as Grandes Regiões e as Unidades da Federação, bem como os resultados referentes às empresas comerciais com 20 ou mais pessoas ocupadas.

O conjunto dessas informações constitui a mais completa fonte de estatísticas sobre o tema, fornecendo elementos para o planejamento público e privado, para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Informações metodológicas podem ser obtidas na publicação Pesquisa anual de comércio, da Série Relatórios Metodológicos.

Publicações complementares:

Estatísticas do cadastro central de empresas (anual) Indicadores IBGE: pesquisa mensal de comércio

Principais resultados - 2016

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O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.

Tabelas - 2016

Tabelas Completas

Tabelas completas (em formato xls)

 

 

 

Tabelas completas (em formato ods)

 

 


O IBGE adota uma política de revisão de dados divulgados desta operação estatística. Por revisão de dados entende-se toda e qualquer revisão programada de dados numéricos, em que são disponibilizadas novas informações que não estavam acessíveis quando da primeira divulgação, tais como: um dado tardio que substitui uma não resposta; ou um dado corrigido pelo próprio informante; ou um conjunto de dados que foi submetido a processo de crítica e imputação. Para informações mais detalhadas sobre a política de revisão de dados divulgados das operações estatísticas do IBGE,  consultar a relação das pesquisas conjunturais, estruturais e especiais realizadas pelo Instituto, com o respectivo procedimento de revisão adotado, no endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=298009.

Quadros sintéticos - 2016

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    Microdados - 2016

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    Informações técnicas

    Metodologia da pesquisa (Série Relatórios Metodológicos, v. 12)


    As alterações ocorridas na pesquisa posteriormente à divulgação dos relatórios metodológicos são apresentadas sob a forma de Notas técnicas. Até 2014, essas notas constituem um capítulo próprio das publicações de resultados e, a partir de 2015, são divulgadas em separado. Para conhecê-las, consultar o seguinte endereço: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=755

    Séries históricas

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    Microdados

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Portaria de precedência

    Downloads

    Conceitos e métodos - 2016

    As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

    Informações Gerais

    Objetivo
    A Pesquisa Anual de Comércio - PAC tem por objetivo descrever as características estruturais básicas do segmento empresarial do comércio atacadista e varejista no País e suas transformações no tempo. Para tanto, pretende-se: · Construir um sistema de informações que propicia a elaboração de estimativas de valor adicionado, emprego, salários e formação bruta de capital fixo, que são os investimentos (aquisições e baixas do ativo imobilizado) em níveis detalhados da classificação de atividades. . Fornecer as informações necessárias ao tratamento dos segmentos produtivos cobertos pela pesquisa no Sistema de Contas Nacionais; · Atualizar o Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do IBGE nos segmentos das atividades de comércio cobertas pela pesquisa, sobretudo no que diz respeito à Classificação Nacional de Atividades (CNAE 2.0); · Servir como núcleo básico de um sistema mais amplo de informações sobre os segmentos pesquisados, a ser construído através de novas pesquisas e/ou suplementos.
    Tipo de operação estatística
    Pesquisa de empresas
    Tipo de dados
    Dados de pesquisa por amostragem probabilística
    Periodicidade de divulgação
    Anual
    Abrangência geográfica
    Nacional
    População-alvo
    A unidade de investigação da PAC é a empresa juridicamente constituída, isto é, registrada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda (CNPJ) e classificada como comercial pela predominância de receita, segundo o Cadastro Central de Empresas do IBGE -CEMPRE, que engloba o conjunto de atividades econômicas exercidas em uma ou mais unidades locais. As empresas são as unidades de decisão, de existência jurídica, que assumem obrigações financeiras e estão à frente das transações de mercado. Por outro lado, é sobre as empresas que recai a obrigatoriedade dos registros contábeis, balanços etc. Portanto, a empresa constitui a unidade adequada tanto para as análises dos comportamentos dos agentes econômicos como para a investigação estatística. Por unidade local, entende-se o espaço físico, geralmente uma área contínua, no qual uma ou mais atividades econômicas são desenvolvidas, correspondendo, na maioria das vezes, a cada endereço de atuação da empresa.

    Metodologia

    A PAC é uma pesquisa realizada com base na técnica de amostragem aleatória estratificada simples. O cadastro básico de seleção da PAC é obtido a partir do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, cuja gestão está sob a responsabilidade da Gerência do Cadastro Central de Empresas do IBGE. A identificação de unidades ativas na pesquisa considera o número de pessoas ocupadas, informado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED, do Ministério do Trabalho e Previdência Social, na determinação do porte da empresa na seleção da amostra. As fontes principais de dados que atualizam anualmente o CEMPRE são as pesquisas por empresas do IBGE e os registros administrativos do Ministério do Trabalho, em particular, a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS e o CAGED. A cada ano, é extraído do CEMPRE o cadastro básico de seleção da PAC, composto pelo universo das empresas comerciais. O cadastro da PAC 2016 refere-se à situação das empresas informadas na RAIS 2015, no CAGED dos meses de janeiro a dezembro de 2016 e nas pesquisas por empresas do IBGE de 2015.
    Técnica de coleta:
    PAPI - Entrevista pessoal com questionário em papel, CASI - Questionário eletrônico autopreenchido

    Temas

    Temas e subtemas
    Comércio, Estatísticas econômicas setoriais
    Principais variáveis
    . pessoal ocupado;
    · salários, retiradas e outras remunerações;
    · receita bruta ;
    · receitas líquidas de revenda;
    · despesas financeiras;
    . despesas operacionais;
    · compras;
    · estoques;
    · custo das mercadorias revendidas;
    · aquisições e produção própria realizada no ativo imobilizado.

    Unidades de informação

    Unidade de investigação
    Empresa
    Unidade de análise
    Empresa
    Unidade informante
    Empresa.

    Períodos de referência

    Ano - 01/01/2016 a 31/12/2016
    Data - 31/12/2015
    Data - 31/12/2016 a 31/12/2016
    Trimestre - 01/01/2016 a 31/03/2016
    Trimestre - 01/04/2016 a 30/06/2016
    Trimestre - 01/07/2016 a 30/09/2016
    Trimestre - 01/10/2016 a 31/12/2016
    Data de início da coleta
    02/05/2017
    Data do fim da coleta
    29/09/2017

    Disseminação

    Formas de disseminação
    Publicação Digital (online), Banco de Dados Agregados - SIDRA
    Nível de desagregação geográfica
    Unidade da Federação
    Nível de divulgação
    Os resultados estão organizados em 23 tabelas, disponibilizadas apenas no portal, da seguinte forma: • Tabelas 1 a 12 - Resultados do total das empresas comerciais no Brasil para o ano de referência e tabelas de confronto entre o ano de referência e o ano anterior para todas as empresas comerciais segundo divisões, grupos e classes de atividade. Além disso, são apresentados também dados gerais das empresas comerciais, segundo as Grandes Regiões, Unidades da Federação de atuação das empresas, por divisões e grupos de atividades; e • Tabelas 13 a 23 - Resultados das empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas, segundo divisões, grupos e classes de atividade.

    Instrumentos de coleta

    Histórico

    A Pesquisa Anual de Comércio - PAC foi implantada em 1988 (ano de referência da primeira pesquisa), com o objetivo de suprir a carência de informações sobre o setor comercial nos períodos intercensitários, uma vez que o último Censo Econômico foi realizado em 1985. A PAC até 1990 buscava representar um universo estimado de 800 mil empresas, sendo um levantamento por amostragem, que investigava cerca de 60 mil empresas, representativa de todas as Unidades da Federação e Grupos de atividades econômicas.
    Em função de problemas de ordem orçamentária, a pesquisa não foi realizada em 1991, sendo retomada em 1992 em um formato bastante reduzido, que permaneceu até 1995. A definição desse novo formato foi feita com base em vários estudos nos quais se definiu a alternativa que implicava a retirada das micro e pequenas empresas da amostra. As empresas investigadas representavam cerca de 80% da Receita Total, 60% dos Salários e 50% do Pessoal Ocupado. Em 1996, a pesquisa passou por um processo de reformulação, buscando adaptá-la à nova realidade do setor e atender de forma mais satisfatória as demandas dos usuários, retornando assim ao seu projeto original de representar o universo das empresas comerciais, por Unidades da Federação e classificação de atividades.
    Em 2007, com a entrada em vigor da CNAE 2.0, os resultados da pesquisa foram publicados na versão anterior da classificação de atividades, para encerrar a série na CNAE 1.0, e na nova versão, dando início a nova série.

    Saiba mais

    https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/PB

    Calendário

    Próximas divulgações

    Nenhuma divulgação futura


    Divulgações anteriores

    Operação estatísticaData da divulgação
    Pesquisa Anual de Comércio
    Período de referência: 2016
    28/06/2018
    Pesquisa Anual do Comércio
    Período de referência: 2015
    24/08/2017

    Publicações - 2016

    Notícias e releases

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    Material de apoio

    Nenhum material de apoio cadastrado para esse item

    Erramos

    Nenhum conteúdo disponível para exibição