Estatísticas do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE

Menu do Produto

O que é

O Cadastro Central de Empresas - Cempre constitui um importante acervo de dados sobre o universo das empresas e outras organizações formais e suas respectivas unidades locais existentes no Brasil, reunindo informações cadastrais e econômicas oriundas de pesquisas anuais do IBGE, nas áreas de Indústria, Construção, Comércio e Serviços, e de registros administrativos do Ministério do Trabalho e Previdência Social, como a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS.

Sobre a publicação - 2016

O Cadastro Central de Empresas - Cempre constitui um importante acervo de dados sobre o universo das empresas e outras organizações formais e suas respectivas unidades locais existentes no Brasil, reunindo informações cadastrais e econômicas oriundas de pesquisas anuais do IBGE nas áreas de Indústria, Construção, Comércio e Serviços, e de registros administrativos do Ministério do Trabalho e Previdência Social, como a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS.

Esta publicação traz comentários analíticos sobre as estatísticas desse universo relativas a 2016, segundo atividade econômica, natureza jurídica, porte e distribuição geográfica. A análise dos resultados apresenta o cenário macroeconômico no ano de referência, bem como um panorama geral das empresas e outras organizações ativas e suas variáveis econômicas, como pessoal ocupado total, pessoal ocupado assalariado, salários e outras remunerações e salários médios mensais, cujos resultados foram confrontados com aqueles observados em 2015. A evolução das informações no período de 2010 a 2016 também é apresentada. Neste ano, são analisadas, pela primeira vez, as informações das empresas e outras organizações, por natureza jurídica, desagregadas segundo segmentos econômicos de atividade, porte e Grandes Regiões.

A publicação inclui ainda notas técnicas com considerações metodológicas sobre o Cempre e glossário com a conceituação da terminologia utilizada.

O portal do IBGE na Internet disponibiliza ainda o plano tabular completo das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas 2016 em níveis detalhados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 e nos diferentes níveis geográficos abrangidos pelas Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios.

Algumas publicações do IBGE sobre o assunto:
Pesquisa industrial (anual)
Pesquisa anual da indústria da construção
Pesquisa anual de comércio
Pesquisa anual de serviços

Principais resultados - 2016

#seriehistorica20179414939825

#seriehistorica201794141018259

#seriehistorica201793113357984

 

 

 

Tabelas - 2016

Tabelas Completas

Tabelas - em formato ods e xls

 

Índice de tabelas (em formato txt)

Quadros sintéticos - 2016

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Microdados - 2016

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Informações técnicas

    Considerações metodológicas sobre as Estatísticas do Cadastro Central de Empresas podem ser obtidas no capítulo Notas técnicas de suas publicações de resultados.

    Séries históricas

    #seriehistorica20185384119652

    #seriehistorica20185385421149

    #seriehistorica2018538564674

    Microdados

    Nenhum conteúdo disponível para exibição

    Portaria de precedência

    Downloads

    Conceitos e métodos - 2016

    Não foi possível acessar o serviço de metadados.

    Calendário

    Próximas divulgações

    Nenhuma divulgação futura


    Divulgações anteriores

    Operação estatísticaData da divulgação
    Estatísticas do Cadastro Central de Empresas
    Período de referência: 2016
    27/06/2018

    Publicações - 2016

    Material de apoio

    Nenhum material de apoio cadastrado para esse item

    Erramos

    • Substituição da Publicação das Estatísticas do Cadastro Central de Empresas 2014

      Data de publicação: 16/08/2016 11:08

      Descrição: Erro de inversão de valores na tabela 11 da publicação, detectado pelo IBGE.

      Ações: Foi incluída errata no arquivo divulgado no portal IBGE e na publicação impressa.  Uma observação de atualização foi incluída na página de acesso ao arquivo.