Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

ESTADIC - Survey of Basic State Information

About - 2014 Culture

With the current publication, the IBGE discloses the results of the Survey of Basic State Information - ESTADIC and the Survey of Basic Municipal Information - MUNIC on the subject of culture, in 2014, in the 27 Federation Units and in the 5,570 Brazilian municipalities, respectively.

The publication addresses relevant cultural aspects of the federative entities considered, providing an overview of the sector with regard to the existence of cultural equipment, means of communication, artistic and craft activities and culture spots; Culture Policy management; infrastructure to carry out the tasks and servants' qualification; related legislation; instances of participation; as well as the existence and functioning of Culture Funds, among other aspects. The analyzes are illustrated by means of tables, graphs and cartograms. The volume includes technical notes with methodological considerations on both surveys and a glossary with the relevant concepts. The enclosed CD-ROM reproduces the printed volume, contains the complete databases of the surveys and brings, in addition, the result tables of MUNIC, which result from aggregations of municipal data by classes of population size.

Starting in 2014, the results of both surveys have been published together, which enhances the analysis possibilities from a federative perspective.

All these statistics contribute to the construction of a system of indicators on culture, thus providing information for the planning and formulation of public policies capable of improving the quality of life of the population through cultural, artistic, social and recreational activities.

Main results - 2014 Culture

Banco de dados MUNIC - Cultura

https://www.ibge.gov.br/munic_cultura_2014/

Concepts and methods - 2014 Culture

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC tem por objetivo suprir as demandas por informações desagregadas, em nível municipal, sobre a administração pública local, que pudessem contribuir para o planejamento e aprimoramento da gestão dos municípios. As informações coletadas pela pesquisa têm se mostrado de extrema utilidade para os gestores e estudiosos do poder local. Possuir dados estatísticos sobre a oferta, a diversidade e a qualidade dos serviços públicos são essenciais para aprimorar a capacidade dos governos municipais em atender a população. O conhecimento e a aprendizagem sobre a escala local, proporcionados pelas informações estatísticas, vêm responder às exigências imediatas de compreensão da heterogeneidade estrutural do País a fim de tornar efetiva a imensa riqueza, complexidade e criatividade brasileira no avanço social, político e econômico.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de gestão pública
Tipo de dados
Dados de Censo
Periodicidade de divulgação
Anual
População-alvo
A população alvo da pesquisa é constituída pelo conjunto de prefeituras municipais brasileiras.

Metodologia

A unidade de investigação da MUNIC é o município, sendo informante principal a prefeitura através dos diversos setores que a compõe; as instituições ligadas a outros poderes públicos locais ou instaladas localmente constituem-se em unidades secundárias de informação. Assim, as informações coletadas em cada município são resultado de entrevistas aos gestores, posicionados nos diversos setores e/ou instituições investigados, que detêm informações sobre os órgãos públicos e demais equipamentos municipais.
A coleta dos dados é realizada após treinamento centralizado, onde se fazem presentes supervisores regionais e técnicos de todas as Unidades Estaduais. Posteriormente, estes são responsáveis pelo treinamento dos técnicos das mais de 500 agências do IBGE no País.
Para possibilitar o preenchimento dos questionários pelos diversos setores das prefeituras, cada instrumento de coleta contém, dispostos junto aos quesitos relativos, as explicações dos termos e conceitos utilizados.
Um importante aspecto a ser destacado quanto à metodologia interna do questionário refere-se ao formato de determinação do informante na prefeitura. Com o firme propósito de qualificá-lo, pessoal e profissionalmente, bem como ampliar seu comprometimento com a qualidade das respostas fornecidas, procede-se à sua identificação em cada um dos blocos temáticos específicos.
A entrada de dados é feita de forma descentralizada pela supervisão da pesquisa na sede de cada unidade regional ou pelo técnico responsável pela coleta nas próprias agências. A crítica de consistência dos dados coletados é feita em cada unidade estadual. O trabalho de apuração e consolidação das informações é de responsabilidade da Coordenação de População e Indicadores Sociais, elaborado por técnicos da Pesquisa de Informações Básicas Municipais.
Técnica de coleta:
PAPI - Entrevista pessoal com questionário em papel

Temas

Temas e subtemas
Rendimento, despesa e consumo, Estatísticas multidomínio, Gênero, Administração pública e participação político-social, Educação, Meio Ambiente, Estrutura e gestão da administração pública, Habitação, Cultura, recreação e esporte, Saúde, Proteção social, Justiça e segurança, Uso do Tempo
Principais variáveis
- Informações sobre os prefeitos
- Pessoal ocupado na administração direta e indireta por vínculo empregatício
- Legislação e instrumentos de planejamento municipal
- Recursos para a gestão municipal
- Comunicação e informática
- Estrutura organizacional da política de educação
- Estrutura organizacional da política de cultura
- Estrutura organizacional da política de esporte
- Estrutura organizacional da política de habitação
- Estrutura organizacional da política de transporte
- Estrutura organizacional da política de saúde
- Estrutura organizacional da política de segurança e acesso à justiça
- Estrutura organizacional da política de direitos humanos
- Estrutura organizacional da gestão da política de gênero
- Estrutura organizacional da política de meio ambiente
- Estrutura organizacional da política de assistência social

Unidades de informação

Unidade de investigação
Município
Unidade de análise
Município.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2014 a 31/12/2014

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Publicação impressa com CD-ROM
Nível de desagregação geográfica
Município
Nível de divulgação
Municípios, grandes regiões e Brasil.

Instrumentos de coleta

Histórico

Desde a Constituição de 1988, a necessidade de se aprofundar o conhecimento sobre a realidade municipal vem se ampliando. A escala local vem adquirindo importância cada vez maior no processo de formulação e implementação de políticas pública, como parte de um processo amplo e crescente de descentralização governamental, maiores atribuições e responsabilidades têm sido repassadas para os municípios, na prestação de serviços públicos à população. Neste contexto, diversos órgãos públicos, federais e regionais, têm organizado e disponibilizado registros administrativos para informação geral e, principalmente, para subsidiar a elaboração de políticas sociais, o planejamento e o acompanhamento de programas através da elaboração de indicadores no âmbito municipal.
A concepção da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) surgiu no bojo deste processo, isto é, fornecer informações que subsidiem o planejamento municipal, além de propiciar um conhecimento maior dos processos que vêm ocorrendo na escala local por parte dos governos (locais, estaduais e federal), universidades, sociedade civil, etc.
Com início em 1999 a Munic foi a campo em todos os anos subsequentes, levantando informações sobre o perfil dos Prefeitos, Estrutura Administrativa, Articulações Interinstitucionais, Geração de Trabalho e Renda, Cultura, Legislação e Instrumentos de Planejamento Municipal, Habitação, Transportes, etc. Além dos suplementos: meio ambiente, esporte, assistência social e por último, cultura.
Na elaboração dos instrumentos de coleta a MUNIC encontra-se sensível à introdução de novos temas ou de suplementos que forneçam aos órgãos governamental e privado subsídios para o planejamento e a tomada de decisão. É necessário conhecer a real capacidade dos municípios para a efetiva oferta de serviços por parte destes, a fim de identificar necessidades, planejar investimentos, avaliar o desempenho das estruturas instaladas e regular os serviços prestados.
A maioria das pesquisas de âmbito nacional concentra-se em aspectos relacionados a indicadores sociais de determinados grupos populacionais ou áreas geográficas, fornecendo assim um perfil da demanda potencial pelos serviços. Assim, parece clara a necessidade da realização de estudos sobre a gestão municipal e suas atividades, a fim de orientar investimentos estratégicos - inclusive no que se refere à capacitação de recursos humanos - bem como subsidiar mecanismos de regulação da qualidade dos serviços, partilha e repasses de recursos.
Embora se trate de uma pesquisa sobre a gestão municipal, a MUNIC, ao longo de suas edições, levanta também vários aspectos dos municípios que não dizem respeito à gestão municipal, mas são de suma importância para o desenvolvimento local e de conhecimento dos gestores, como os equipamentos culturais, os de segurança pública, meios de comunicação existentes, serviços de assistência social prestados por entidades conveniadas, entre outros.
Com relação aos suplementos, é de extrema importância possuir dados estatísticos sobre a oferta e qualidade dos serviços públicos e sobre a capacidade dos governos municipais em atender suas populações. O conhecimento e aprendizagem sobre a escala local, proporcionado pelas informações estatísticas, vêm responder às exigências imediatas de compreensão da heterogeneidade estrutural no País, a fim de tornar efetiva a participação da imensa riqueza, diversidade e criatividade brasileira no contexto dos avanços social, político e econômico. A informação atualizada é ferramenta essencial para a formulação e implementação de políticas públicas, a fim de identificar necessidades, planejar investimentos, avaliar o desempenho das estruturas estabelecidas e regular os serviços prestados. Os suplementos temáticos que acompanham a Pesquisa de Informações Básicas Municipais tem por objetivo buscar informações para realizar o mapeando a estrutura pública municipal existente.
Foram realizados nos seguintes anos:
1999, 2000 e 2001 - Finanças públicas
2002 - Meio ambiente
2005 - Assistência Social
2006 - Cultura
2009 - Assistência social
2014 - Inclusão Produtiva

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/PM

Publications - 2014 Culture

Description

The Survey of Basic State Information – ESTADIC presents, at regular intervals, detailed  information on the structure, dynamics and operation of public state institutions through their different sectors, having the state administration as the investigation unit.

ESTADIC began in 2012 and comprises all the Federation Units, including the Federal District. The themes and issues of the basic questionnaire are regularly raised and aim at addressing the information needs of the society and of the Brazilian State. They will consolidate an up-to-date statistical and register database that provides a relevant set of indicators to assess and follow up the institutional and administrative boards of the Federation Units. In a permanent effort to update the survey, ESTADIC usually brings a supplement that includes specific subjects in a more detailed way.

The survey provides assorted information on the public state management, including the legislation and existing planning instruments in this administration sphere; organization of the state administration; staff by employment relationship, both in the direct and indirect administration; financial resources used by management;  and public sectoral policies in the areas surveyed (housing, transportation, agriculture, environment, etc.), among other aspects.

The periodicity of the survey is annual. The geographic coverage is national, with results released for Brazil, Major Regions and Federation Units.

 

Technical Information

Methodological considerations on this survey can be obtained in the Technical notes chapter of its results publication.

News and Releases

Supplements

Nearly half of municipalities did not have any food and nutritional security management body in 2024

Of the 5,544 Brazilian municipalities that responded to the Food and Nutritional Security Supplement...

07/11/2025

Supplements

Most states and municipalities distribute food baskets and meals

Em 2024, 24 Federation Units (FU) reported having carried out, in 2023, some type of action aimed at...

07/11/2025

Editions

ESTADIC 2024: Three states did not have a channel for citizens to report violation of racial rights

Of the 27 Federation Units (UF) in the country, 24 had a structure to receive, register and monitor reports...

31/10/2025

Editions

Three out of four municipalities didn´t have any plan for early childhood in 2023

In 2023, 26.6% of the municipalities had a Municipal Plan for Early Childhood; proportion was 97.8% in...

31/10/2024

Editions

From 2019 to 2023, number of municipalities with an organizational structure for Human Rights decreases

In four years, there was a drop of 0.5 percentage points (p.p) in the number of municipalities in the...

31/10/2024

Editions

In 2021, just 19 municipalities reported not having confirmed cases of Covid-19

99.6% of Brazilian municipalities reported clinically or laboratory confirmed cases of COVID-19 in 2021,...

08/12/2022

Editions

Funding from Aldir Blanc Law was distributed among 61.1% of the municipalities in 2021

The results of 2021 Munic show that 61.1% of municipalities carried out the distribution of resources...

08/12/2022

Editions

Estadic 2020: management of water resources becomes a priority for state environmental bodies

From 2017 to 2020, there was a significant change in the priority given to the items in the environmental...

10/11/2021

Editions

Number of municipalities with fires increases 42.9% in four years

About 66% of the Brazilian municipalities reported the occurrence of at least one environmental impact...

10/11/2021

Editions

Estadic: in 2019, employed persons in state administrations decreased 4.6% in relation to 2018

In 2019, there was a 4.6% reduction in the number of employed persons in state and district administration...

02/12/2020

See more releases

Errata