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PSPP - Survey of Publicity and Promotion Services | 2009

About - 2009

The Survey of Publicity and Promotion Services, conducted by IBGE in 2009, in partnership with the Brazilian Association of Advertising Agencies – ABAP had the objectives of measuring the main services offered by advertising companies with 10 or more employed persons. It encompassed the following activities: advertising agencies; negotiation of advertising space, except in vehicles of communication; unspecified publicity activities; activities related to the organization of events, except cultural and sports ones; performing arts, shows and complementary activities; and unspecified sports activities. Having been constructed to correlate the gross revenue of companies to the services sold to the advertising market, the survey provides information about how these two elements contribute, in relative figures, to the development of the sector as a whole, and about the iMportant role played by the aforementioned activities in the marketing business.

Besides measuring the main products generated by publicity and promotion services and presenting an updated chart showing the supply-oriented potential of this market, the survey brings relevant data about them, consequently adding to the construction of a National Classification of Products for the services sector, currently in progress at IBGE.

 

Main results - 2009

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Concepts and methods - 2009

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
A pesquisa tem por objetivo conhecer e mensurar os principais serviços oferecidos pelas empresas prestadoras de serviços de publicidade e promoção.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de empresas
Tipo de dados
Dados de Censo
Periodicidade de divulgação
Eventual
População-alvo
Empresas juridicamente constituídas, isto é, registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda (CNPJ) e classificadas como Agências de publicidade, Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação, Atividades de publicidade não especificadas, Atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos, Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares e Atividades esportivas não especificadas, segundo o Cadastro Central de Empresas do IBGE -CEMPRE.

Metodologia

A Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção - PSPP foi aplicada nas empresas que atenderam aos seguintes requisitos:

1. Estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas - CEMPRE do IBGE e ter 10 ou mais Pessoas Ocupadas em 31-12-2008.
2. Estar sujeita ao regime jurídico das entidades empresariais, excluindo-se, portanto, Órgãos da Administração Pública Direta e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos.
Técnica de coleta:
CATI - Entrevista por telefone assistida por computador

Temas

Temas e subtemas
Serviços, Estatísticas econômicas setoriais
Principais variáveis
Receita bruta de serviços;
Campanhas de Governo ou de empresas estatais, inclusive campanhas institucionais e de produtos;
Campanhas do setor privado;
Campanhas políticas;
Comissão, fee e/ou bonificação de serviços contratados de terceiros;
Comissão, fee e/ou bonificação sobre a prestação de serviço de merchandising em de TV e rádio;
Comissão, fee e/ou bonificação sobre veiculação de publicidade, inclusive corretagem de anúncios;
Compra e revenda de espaço publicitário ou de tempo publicitário;
Criação de estandes e expositores (displays) publicitários;
Distribuição ou entrega de material promocional/serviços de fullfilment (panfletagem, entregas de brindes, etc.);
Mídia exterior/equipamentos urbanos (busdoor, painéis eletrônicos, empenas de prédios, cartazes ou triedros em táxis, etc.);
Organização, produção e promoção de eventos (feiras, congressos e exposições comerciais e profissionais) - exclusive culturais e esportivos;
Organização, produção e promoção de eventos culturais (shows, exposições de arte, espetáculos circenses, etc.);
Organização, produção e promoção de eventos esportivos (campeonatos esportivos e exibições);
Produção de áudio publicitário;
Projetos de interatividade e redes sociais (comunicação digital);
Promoção de vendas, publicidade no ponto de venda e demonstração de produto;
Relações públicas/assessoria de imprensa;
Serviços de marketing direto, mala direta e contato pessoal;
Serviços de planejamento e/ou criação de campanhas de propaganda e comunicação integrada;
Serviços de produção próprios;
Serviços de telemarketing

Unidades de informação

Unidade de investigação
Empresa
Unidade de análise
Empresa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2009 a 31/12/2009
Data de início da coleta
01/09/2010
Data do fim da coleta
30/11/2010

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Publicação impressa com CD-ROM
Nível de desagregação geográfica
Nacional
Nível de divulgação
Brasil

Instrumentos de coleta

Histórico

A investigação de produtos de serviços de publicidade já foi parte integrante do programa de produção estatística do IBGE, para os anos 2004 e 2005, realizada através do Suplemento de Serviços de Publicidade, que integrava a Pesquisa Anual de Serviços - PAS.

Embora com alguma semelhança em relação ao suplemento citado, a PSPP contém um conjunto maior de informações, teve o seu âmbito ampliado para incluir os serviços de promoção e foi realizada de forma independente da PAS.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/SE

Description

The Survey of Publicity and Promotion Services - PSPP investigates information about the major services supplied by enterprises providing publicity and promotion services in Brazil, having as the investigation unit the legal enterprise, i.e., that registered in the National Register of Legal Entities - CNPJ of the Federal Revenue of Brazil, and whose main revenue source is providing non-financial services associated to publicity and promotion.

The first edition of the PSPP was carried out in 2009, in partnership with the Brazilian Association of Advertisement Agencies - ABAP. The National Classification of Economic Activities - CNAE 2.0 was the base used to select agencies with 10 or more persons employed, narrowing the scope of the economic activities that comprise the segment of publicity and promotion services in the following classes: 7311-4 - Advertisement agencies; 7312-2 - Agencying of spaces for advertisement, except in communication vehicles; 7319-0 - Non-specified advertisement activities; 8230-0 - Activities of events organization, except cultural and sports; 9001-9 - Scenic arts, shows and complementary activities; and 9319-1 - Non-specified sports activities. The data were collected through Computer Assisted Telephone Interviewing - CATI, in which the IBGE´s Survey Agent looked for the most qualified professional to provide the information.

In the 2009 edition, the survey raised variables comprising the following aspects: major products and services supplied by enterprises, highlighted by advertisement agencies; types of advertisement campaigns; and major segments addressed by these agencies.

The periodicity of the survey is eventual. The geographic scope is national, with results released for Brazil.

 

Downloads

Technical Information

Methodological considerations can be obtained in Portuguese in the chapter on Technical notes of the result publications of the survey.