As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.
Informações Gerais
Objetivo
A pesquisa tem por objetivo conhecer e mensurar os principais serviços oferecidos pelas empresas prestadoras de serviços de publicidade e promoção. Tipo de operação estatística
Pesquisa de empresasTipo de dados
Dados de CensoPeriodicidade de divulgação
EventualPopulação-alvo
Empresas juridicamente constituídas, isto é, registradas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda (CNPJ) e classificadas como Agências de publicidade, Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação, Atividades de publicidade não especificadas, Atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos, Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares e Atividades esportivas não especificadas, segundo o Cadastro Central de Empresas do IBGE -CEMPRE.Metodologia
A Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção - PSPP foi aplicada nas empresas que atenderam aos seguintes requisitos:
1. Estar em situação ativa no Cadastro Central de Empresas - CEMPRE do IBGE e ter 10 ou mais Pessoas Ocupadas em 31-12-2008.
2. Estar sujeita ao regime jurídico das entidades empresariais, excluindo-se, portanto, Órgãos da Administração Pública Direta e Instituições Privadas sem Fins Lucrativos.
Técnica de coleta:
CATI - Entrevista por telefone assistida por computadorTemas
Temas e subtemas
Serviços, Estatísticas econômicas setoriaisPrincipais variáveis
Receita bruta de serviços;
Campanhas de Governo ou de empresas estatais, inclusive campanhas institucionais e de produtos;
Campanhas do setor privado;
Campanhas políticas;
Comissão, fee e/ou bonificação de serviços contratados de terceiros;
Comissão, fee e/ou bonificação sobre a prestação de serviço de merchandising em de TV e rádio;
Comissão, fee e/ou bonificação sobre veiculação de publicidade, inclusive corretagem de anúncios;
Compra e revenda de espaço publicitário ou de tempo publicitário;
Criação de estandes e expositores (displays) publicitários;
Distribuição ou entrega de material promocional/serviços de fullfilment (panfletagem, entregas de brindes, etc.);
Mídia exterior/equipamentos urbanos (busdoor, painéis eletrônicos, empenas de prédios, cartazes ou triedros em táxis, etc.);
Organização, produção e promoção de eventos (feiras, congressos e exposições comerciais e profissionais) - exclusive culturais e esportivos;
Organização, produção e promoção de eventos culturais (shows, exposições de arte, espetáculos circenses, etc.);
Organização, produção e promoção de eventos esportivos (campeonatos esportivos e exibições);
Produção de áudio publicitário;
Projetos de interatividade e redes sociais (comunicação digital);
Promoção de vendas, publicidade no ponto de venda e demonstração de produto;
Relações públicas/assessoria de imprensa;
Serviços de marketing direto, mala direta e contato pessoal;
Serviços de planejamento e/ou criação de campanhas de propaganda e comunicação integrada;
Serviços de produção próprios;
Serviços de telemarketingUnidades de informação
Unidade de investigação
EmpresaUnidade de análise
Empresa.Períodos de referência
Ano - 01/01/2009 a 31/12/2009
Data de início da coleta
01/09/2010Data do fim da coleta
30/11/2010Disseminação
Formas de disseminação
Publicação Digital (online), Publicação impressa com CD-ROMNível de desagregação geográfica
NacionalNível de divulgação
BrasilInstrumentos de coleta
Histórico
A investigação de produtos de serviços de publicidade já foi parte integrante do programa de produção estatística do IBGE, para os anos 2004 e 2005, realizada através do Suplemento de Serviços de Publicidade, que integrava a Pesquisa Anual de Serviços - PAS.
Embora com alguma semelhança em relação ao suplemento citado, a PSPP contém um conjunto maior de informações, teve o seu âmbito ampliado para incluir os serviços de promoção e foi realizada de forma independente da PAS.
Saiba mais
https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/SE