Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

Survey on the Use of Information and Communication Technologies in Enterprises | 2010

About - 2010

The Survey on the Use of Information and Communication Technologies in the Enterprises investigated, in 2010, aspects of the use of such technologies by the Brazilian business sector, including, among its topics, the use of computers and Internet in the regular activities of these organizations and the reasons for not using them. In addition, the survey also provides information about security policies and measures related to ICT and the skills of the employed persons in relation to those technologies.

This publication shows the outcomes of the survey, whose indicators are ruled by international conceptual and methodological recommendations, assuring the quality of the information and the comparability of the statistics. Released for the country as a whole, the study comprises enterprises of the secondary and tertiary sectors, by groups of the National Classification of the Economic Activities - CNAE 2.0, followed by the analysis of the major features pointed out in each one of the topics included. For the first time a survey from IBGE unveils the scope, barriers and the different uses that the Brazilian corporate sector has made of these technologies.

The publication includes technical notes with methodological considerations on the survey, in which the conceptualization of the investigated variables and the sample aspects are emphasized. The enclosed CD-ROM reproduces the printed volume and, additionally, brings tables with the absolute numbers corresponding to the proportions displayed in the publication.

The set of such indicators, also available at the IBGE website, provides important information for the development of policies aiming at the universalization of the ICT in the Brazilian enterprises; moreover, it is crucial information for decision-makers in the private sector.

Tables - 2010

Complete Tables

General data

Table 1.1 - Enterprises, total and those that used computers, mobile telephone and Internet, according to the activities included in the survey and ranges of personnel employed - Brazil - 2010 (xls | ods)

 

Enterprises with 1 and more employed persons

General information on ICT use (xls | ods)

Reasons for not using computers (xls | ods)

Internet use (xls | ods)

Security in the ICT use (xls | ods)

ICT skills (xls | ods)

Reasons for not using the Internet (xls | ods)

 

Enterprises with 10 and more employed persons

General information on ICT use (xls | ods)

Reasons for not using computers (xls | ods)

Internet use (xls | ods)

Security in the ICT use (xls | ods)

ICT skills (xls | ods)

Reasons for not using the Internet (xls | ods)

 

Concepts and methods - 2010

As informações a seguir descrevem os metadados estatísticos, que são o conjunto de conceitos, métodos e aspectos relacionados às estatísticas, e são informações necessárias para compreender as características e a qualidade das estatísticas e interpretá-las corretamente.

Informações Gerais

Objetivo
Levantar informações que visam à construção de indicadores nacionais sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas, compatíveis com as recomendações internacionais em termos conceituais e metodológicos e à definição de estratégias de investimento e qualificação de recursos humanos pelas empresas.
Tipo de operação estatística
Pesquisa de tecnologia da informação e comunicação - TIC
Tipo de dados
Dados de pesquisa por amostragem probabilística
Periodicidade de divulgação
Eventual
População-alvo
Engloba todas as empresas formalmente constituídas, com uma ou mais pessoas ocupadas e com situação ativa no Cadastro Central de Empresas - CEMPRE, do IBGE e que tenham como atividade principal, conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 os setores secundário (Indústrias extrativa, Indústrias de transformação e Construção) e terciário (Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas; serviços selecionados de Informação e comunicação; Transporte, armazenagem e correio; Alojamento e alimentação; Atividades imobiliárias; Atividades profissionais, científicas e técnicas; Atividades administrativas e serviços complementares; Artes, cultura, esporte e recreação; e Outras atividades de serviço).

Metodologia

A amostra da TIC-Empresa foi uma subamostra das amostras das pesquisas da área econômica, desta forma o cadastro básico de seleção foi formado pelas amostras das quatro pesquisas estruturais da área econômica para o ano de referência 2010 - Pesquisa Industrial Anual - PIA-Empresa, Pesquisa Anual da Indústria da Construção - PAIC, Pesquisa Anual de Comércio - PAC e Pesquisa Anual de Serviços - PAS - delimitado pela população-alvo da pesquisa. As amostras das quatro pesquisas citadas foram selecionadas do respectivo Cadastro Básico de seleção - CBS obtido a partir do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE do IBGE, com situação ativa. As fontes principais de dados que atualizam anualmente o CEMPRE são as pesquisas econômicas do IBGE e os registros administrativos do Ministério do Trabalho e Emprego, em particular a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - CAGED.

Como a PIA-Empresa e a PAIC não pesquisam as empresas com zero pessoas ocupadas, o cadastro de seleção da TIC-Empresa foi, também, formado apenas por empresas com pelo menos uma pessoa ocupada.

O plano amostral da TIC-Empresa emprega amostragem estratificada por corte com 5 estratos para cada um dos setores de atividade econômica conforme a CNAE 2.0 e pertencentes à população-alvo. A delimitação desses estratos obedeceu a um critério gerencial, de acordo com o número de pessoas ocupadas. A definição dos limites dos estratos ficou da seguinte forma: de 1 a 9 pessoas, de 10 a 19 pessoas, de 20 a 49 pessoas, de 50 a 499 pessoas, e com 500 ou mais pessoas ocupadas.

Em cada um dos estratos de tamanho, as empresas foram também estratificadas pelo seu setor de atividade econômica. No primeiro estrato, de empresas com 1 a 9 pessoas ocupadas, foram definidos 4 estratos: Indústria (Indústria extrativa, Indústria de Transformação e Construção); Comércio, reparação de veículos e motocicletas: Informação e comunicação; e Outros Serviços (Seções H, I, L, M, N, R e S). E nos demais estratos de tamanho das empresas as empresas foram separadas em estratos considerando as 12 seções de atividade da CNAE 2.0 que pertencem à população alvo da pesquisa.

As empresas com 500 ou mais pessoas ocupadas foram incluídas na amostra (estrato certo). Para os demais estratos, foram dimensionadas amostras aleatórias simples para estimar proporções em torno de 50% comum coeficiente de variação máximo da ordem de 12,5%, em cada um dos estratos.
Os tamanhos de amostra calculados para cada estrato foram ajustados de acordo com as taxas médias de não resposta observadas, historicamente, pelas pesquisas econômicas do IBGE.
A TIC-Empresa 2010, o tamanho final da amostra foi de 21 567 empresas de uma população de 2 751 569 empresas.
Embora o dimensionamento tenha sido feito supondo amostragem aleatória simples, a seleção das empresas da amostra da TIC-Empresa foi feita com probabilidades proporcionais ao tamanho (método PPT), pois verificou-se que a taxa de informatização das empresas é correlacionada com o número de pessoas nelas ocupadas. Este procedimento de seleção tende a melhorar a precisão das estimativas.
Para garantir o espalhamento geográfico da amostra, evitando sua concentração em poucas Unidades da Federação, a seleção foi feita, em cada estrato, utilizando-se o método PPT sistemático, com as empresas ordenadas segundo a Unidade da Federação e o pessoal ocupado.

Como a amostra da TIC-Empresa foi selecionada como uma subamostra das pesquisas econômicas estruturais das áreas de indústria, comércio e serviços realizadas pelo IBGE, os seus pesos amostrais foram calibrados de maneira a reproduzirem as mesmas estimativas obtidas pelo conjunto dessas pesquisas para as variáveis número de empresas e pessoal ocupado em cada um dos estratos de seleção da TIC-Empresa.

A escolha por obter as informações através de entrevista direta com todas as empresas da amostra foi feita para assegurar uniformidade no entendimento conceitual da pesquisa. Para tal, foram adotados os seguintes procedimentos: a primeira etapa consiste na identificação do informante, profissional da área de tecnologia da informação na empresa, capaz de apreender os conceitos da pesquisa e deter as informações requeridas. A segunda etapa refere-se ao agendamento da entrevista, ou seja, definição da data e hora para a realização da entrevista. E a última etapa foi a realização da entrevista. As entrevistas foram realizadas através de um sistema de entrevistas telefônicas assistidas por computador (Computer Assisted Telephone Interview - CATI).
Técnica de coleta:
CATI - Entrevista por telefone assistida por computador

Temas

Temas e subtemas
Estatísticas multidomínio, Sociedade da Informação
Principais variáveis
-Informações gerais sobre o uso das TIC pela empresa:
Uso de computadores;
Pessoas ocupadas, na empresa, que usaram computadores para fins de trabalho de forma rotineira;
Pessoal especializado em TI/TIC;
Tipo de rede utilizada (Rede Local, Intranet, Extranet)
Tipo e finalidade dos softwares utilizados;
Uso de telefone celular.

-Motivos para não usar computador

-Uso da Internet:
Uso da Internet;
Pessoas ocupadas, na empresa, que usaram Internet para fins de trabalho de forma rotineira;
Existência de homepage ou website ou portal da empresa na Internet;
Serviços disponíveis na homepage ou website ou portal da empresa na Internet;
Tipo de conexão à Internet;
Compras e/ou vendas efetuadas pela Internet;
Uso de serviços eletrônicos do governo;
Atividades realizadas através da Internet.

-Segurança no uso das TIC:
Existência de política de segurança;
Procedimentos de segurança em TI/TIC;
Incidentes relacionados à segurança em TI/TIC.

-Habilidades em TIC:
Treinamento/qualificação proporcionados pela empresa;
Dificuldades em recrutar especialistas em TI/TIC por áreas e motivos.

-Motivos para não usar Internet.




Unidades de informação

Unidade de investigação
Empresa
Unidade de análise
Empresa.

Períodos de referência

Ano - 01/01/2010 a 31/12/2010

Disseminação

Formas de disseminação
Publicação Digital (online)
Nível de divulgação
Brasil e empresas dos setores secundário e terciário, por grupamentos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 discriminadas na população-alvo.

Instrumentos de coleta

Histórico

Primeira pesquisa realizada pelo IBGE que explora o uso das Tecnologias de Informação em Comunicação nas empresas brasileiras.
A TIC-Empresa possui natureza transversal do ponto de vista setorial, possibilitando o conhecimento acerca de aspectos como a infraestrutura para o acesso e o uso de TIC, com informações sobre o uso e o não uso de computador e Internet, e de temas ligados à segurança e habilidades em TIC do pessoal ocupado nas empresas. Os indicadores divulgados são pautados em recomendações metodológicas e conceituais internacionais, o que assegura a qualidade das informações e servem de subsídios ao desenvolvimento de políticas pelo governo e à definição de estratégias de investimento e qualificação de recursos humanos pelas empresas, bem como a comparação com indicadores TIC de outros países.

Saiba mais

https://metadados.ibge.gov.br/consulta/estatisticos/operacoes-estatisticas/HA

Description

The ICT-Enterprise is a survey carried out to find out information for the construction of national indicators on the Use of Information and Communication Technologies in Enterprises. Its results make it possible to get to know about aspects such as infrastructure for access and use of ICT, information on the use or not of computers and the Internet, besides some topics related ot security and ICT skills of the employed persons in the enterprises.

The survey is carried out through telephone calls, made by the Center for Computer-Assisted Telephone Interviews (CETAC). On some especial occasions, there is the support of the collection network of the IBGE comprising the several State Branches of the Institution. The answers can be given by employees in the area of Information and Communication Technology in the Enterprises or tbu the enterprise owner.

The indicators produced by this survey can be use in the design public policies by the government and for defining investment strategies and human resource qualification as well.

Information secrecy is guaranteed by law and is part of the international principles of official statistics that rule all the works carried out in the  IBGE.

Downloads

Technical Information

2010 Survey on the Use of Information and Communication Technologies in the Enterprises

Technical Notes can be found in the Complete Publication at:

https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=262955