A importância do Censo 2000
Quem foi recenseado?
Os motivos para responder ao Censo
As inovações do Censo 2000
A divulgação dos resultados
Mercosul
Projeto Vamos Contar!
Revista do Censo
FAQ/Webmaster
Outros links

 

Perguntas mais freqüentes durante as fases de preparação e coleta de dados do Censo 2000

1. Vai ser possível responder o Censo via INTERNET?

Não será possível responder o Censo 2000 pela Internet.

 

2. Como trabalhar no Censo 2000 como voluntário?

No Brasil, tradicionalmente se contrata pessoal temporário, remunerado, para realizar os recenseamentos. Esta medida é adotada porque, dadas as dimensões do nosso país, o trabalho de coleta é programado para ser realizado em dois meses e os setores censitários (área de trabalho de cada recenseador) têm, em média, 300 domicílios. Desta forma, é inviável o trabalho voluntário. No entanto, o IBGE conta com a colaboração voluntária de pessoas que auxiliam nas tarefas de acompanhamento da operação censitária nos municípios. Essa contribuição se dá no âmbito das Comissões Censitárias Municipais que são criadas, em todos os municípios, antes do início do Censo e têm a função de ajudar as equipes contratadas e os funcionários do IBGE na instalação dos Postos de Coleta, na análise dos mapas municipais, na disponibilização de recursos de infra-estrutura (veículos, combustível, embarcações etc.); no acompanhamento da evolução do trabalho e na identificação de eventuais falhas de cobertura do território ou outras falhas que possam prejudicar o andamento do trabalho; na campanha de divulgação do Censo junto à comunidade, entre muitas outras tarefas.

 

3. Gostaria de saber mais sobre o projeto Vamos Contar! e sobre o material que será distribuído.

O projeto Vamos Contar! Censo 2000 nas Escolas tem por objetivo envolver professores e alunos das escolas de ensino fundamental e, conseqüentemente, suas famílias, no esforço de mobilização para o Censo, criando um ambiente favorável ao recebimento dos recenseadores pela população. O material compreende: Guia do Professor, para os diferentes níveis de ensino, com as propostas de atividades em sala de aula ou dever de casa, e Mapa do Brasil (Político e Populacional). Serão, ainda, enviados: cartazes, para divulgação do projeto; folhetos, explicando o Censo 2000; cartas explicativas dirigidas aos diretores, professores, membros do Conselho Escola-Comunidade, e cartas-resposta, com questionário de avaliação do projeto.

 

4. É obrigatório por lei responder ao Censo? Como ter garantia de sigilo sobre as informações prestadas?

Sua informação é obrigatória, porém confidencial. Responda corretamente ao Censo 2000. O grande beneficiado será você. A Lei n. 5.534, de 14 de novembro de 1968, que dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas, assegura o caráter sigiloso das informações prestadas. De acordo com esta lei, as respostas ao questionário do Censo 2000 são absolutamente confidenciais e serão usadas exclusivamente no preparo de cadastros e séries estatísticas. Colabore para que possamos obter dados fidedignos e confiáveis. Eles constituem a base indispensável de um recenseamento bem feito e, conseqüentemente, de um País melhor, cada vez mais adequado aos seus habitantes.

 

5. Como identificar o recenseador?

Peça para verificar seus documentos, inclusive o crachá do IBGE. O morador pode pedir o número de registro do recenseador, ligar para o IBGE (0800-218181) e conferir se aquela pessoa de fato trabalha no Censo.

 

6. Por que o questionário é preenchido a lápis?

Para permitir que o recenseador corrija sem rasura, na presença do entrevistado, erros eventuais cometidos durante a entrevista. Uma rasura a caneta pode confundir o sistema de leitura ótica. A assinatura é feita a caneta porque, na avaliação do IBGE, é mais uma das formas de controlar o trabalho do recenseador.

 

7. Quem é a pessoa responsável pelo domicílio?

No entendimento do IBGE, é a pessoa apontada pelos outros moradores da casa como responsável pela organização do domicílio. Não é, obrigatoriamente, o marido, nem a pessoa com maior renda da casa.

 

8. E se o recenseador deixar o questionário e quiser voltar para buscá-lo depois?

Esse procedimento é irregular, uma falha grave punível até com o afastamento do recenseador. O entrevistado deve ligar imediatamente para o IBGE. Também não é permitido passar informações ao recenseador pelo telefone.

 

9. Por que o IBGE quer saber o número de banheiros no domicílio?

Além de ajudar nas informações sobre saneamento, é um dado relevante para entender a situação socioeconômica da família.

 

Você ainda tem dúvidas sobre o Censo 2000? Mande um e-mail para censo2000@ibge.gov.br.

Se possível inclua também os seguintes dados: Nome, Empresa, Atividade, Endereço, Fax.

 

IBGE
Volta ao topo