A importância do Censo 2000
Quem foi recenseado?
Os motivos para responder ao Censo
As inovações do Censo 2000
A divulgação dos resultados
Mercosul
Projeto Vamos Contar!
Revista do Censo
FAQ/Webmaster
Outros links

Tradicionalmente em Censos anteriores, a divulgação do plano tabular ocupava mais de uma centena de volumes impressos, oferecendo dificuldade de manuseio e de guarda. A solução encontrada e já testada com sucesso na Contagem da População 1996 foi a de produzir cada publicação em papel acompanhada de um CD-ROM.

O volume impresso das publicações de resultados do Censo 2000 apresenta as tabelas básicas, acrescidas de comentários, gráficos e cartogramas, a fim de tornar a publicação mais atraente para o leitor. Já o CD-ROM encartado contém a publicação impressa em pdf e as tabelas em formato de planilha eletrônica, acrescida por um conjunto adicional de tabelas e de níveis geográficos. Dessa forma, o usuário tem acesso a um produto mais completo e versátil a custos menores.

A seguir estão listadas as publicações impressas contendo resultados do Censo 2000, por ordem cronológica de lançamento.

2000

CENSO DEMOGRÁFICO 2000: RESULTADOS PRELIMINARES

Divulga os primeiros resultados do Censo Demográfico 2000, relativamente aos 5 507 municípios brasileiros instalados em 1º de agosto de 2000, data de referência da pesquisa.

Apresenta, em três tabelas, o total da população residente por sexo e situação do domicílio e a taxa média de crescimento anual, incluindo dados comparativos com os recenseamentos realizados em 1980 e 1991 e com a pesquisa Contagem da População, efetuada em 1996, segundo as grandes regiões, unidades da federação e municípios.

Esses resultados têm origem na caderneta do setor, estando sujeitos a alterações quando da apuração dos questionários preenchidos nos domicílios.

Inclui notas metodológicas sobre alguns aspectos da coleta, cartograma do Brasil e das unidades da federação, além de tabela com os municípios instalados a partir de 1º de janeiro de 2001 e os municípios de origem, com suas respectivas populações. No CD-ROM que acompanha a publicação também foram incluídas informações desagregadas para regiões metropolitanas.

2001

SINOPSE PRELIMINAR DO CENSO DEMOGRÁFICO 2000

Apresenta os dados preliminares do Censo Demográfico 2000, em um único volume, com informações sobre a população para o total do Brasil e as regiões metropolitanas, incluindo tabelas comparativas entre os censos realizados anteriormente, bem como sobre a população residente e os domicílios, por unidade da federação e municípios.

Este livro é o único que divulga dados sobre os domicílios segundo sua espécie: particular ocupado e não-ocupado (fechado, de uso ocasional e vago) e coletivos. É também a única publicação de resultados do Censo 2000 que divulga os dados da população residente para as diversas situações urbanas e rurais existentes, como área urbanizada, área não urbanizada, área urbana isolada, aglomerados rurais de extensão urbana, povoado, núcleo e outros aglomerados.

Esses resultados têm origem na caderneta do setor censitário, sujeitos a alterações quando da apuração dos questionários preenchidos nos domicílios. Cada unidade da federação é acompanhada de dois mapas, que apresentam a distribuição da população residente urbana e rural e a taxa de crescimento da população.

A publicação apresenta uma análise sobre a dinâmica da população brasileira, avaliando o crescimento, a concentração e a razão de sexos da população, como também a condição de ocupação e média de moradores por domicílios. Inclui notas metodológicas da pesquisa, além de tabela com os municípios instalados a partir de janeiro de 2001 e os municípios de origem com suas respectivas populações. Além destes resultados, o CD-ROM que acompanha a publicação reúne informações por unidade da federação, detalhadas para os municípios e distritos.

TENDÊNCIAS DEMOGRÁFICAS: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DA SINOPSE PRELIMINAR DO CENSO DEMOGRÁFICO 2000

Reúne um conjunto de dados e indicadores, apresentados sob a forma de tabelas, gráficos e mapas, que sintetizam os resultados da Sinopse Preliminar do Censo Demográfico 2000, acompanhados de uma análise sobre a evolução da população, grau de urbanização, taxa de crescimento, concentração populacional, razão de sexo, número de domicílios particulares existentes e média de moradores, com base nos resultados dos últimos censos, que evidenciam as variações no ritmo do crescimento demográfico ao longo do período.

Os resultados são divulgadas para o total do país, grandes regiões, unidades da federação, regiões metropolitanas e municípios.

CENSO DEMOGRÁFICO 2000: CARACTERÍSTICAS DA POPULAÇÃO E DOS DOMICÍLIOS: RESULTADOS DO UNIVERSO

Apresenta os dados definitivos do universo da pesquisa, que abrangem as características da população, das pessoas responsáveis pelos domicílios e dos domicílios e seus respectivos moradores, relativos ao total do país, grandes regiões, unidades da federação e municípios.

Inclui comentários sobre a dinâmica da população brasileira, analisando seu crescimento demográfico e sua distribuição, bem como dos responsáveis pelos domicílios, por sexo, idade e educação, e sobre a qualidade de vida da população através de suas condições habitacionais.

Apresenta, ainda, notas metodológicas da pesquisa, um anexo com a relação da população residente, segundo os municípios de origem em 2000 e os instalados em 2001, e um apêndice com a lista das 1 052 tabelas de resultados incluídas no CD-ROM, que acompanha a publicação, abrangendo as informações do volume impresso e dados desagregados para mesorregiões, microrregiões, regiões metropolitanas, distritos, subdistritos e bairros, para cidades que têm delimitação legal de bairro.

2002

PERFIL DAS MULHERES RESPONSÁVEIS PELOS DOMICÍLIOS NO BRASIL 2000

Reúne indicadores selecionados que retratam o perfil da mulher considerada como referência no domicílio, a partir dos resultados do Censo Demográfico 2000.

Apresenta a distribuição geográfica e urbano-rural do universo feminino responsável pelo domicílio, bem como seu nível de escolaridade e de rendimento e grupos de idade.

Inclui informações sobre as mulheres que moram sozinhas, indicadores referentes às crianças na primeira infância que vivem sob a responsabilidade feminina e dados comparativos dos Censos Demográficos de 1991 e 2000. A publicação é acompanhada de CD-ROM que inclui todas essas informações e indicadores para os municípios brasileiros.

TABULAÇÃO AVANÇADA DO CENSO DEMOGRÁFICO 2000: RESULTADOS PRELIMINARES DA AMOSTRA

Apresenta estimativas preliminares para um conjunto de variáveis investigadas no questionário da amostra, relativas aos temas: características gerais da população, educação, migração, nupcialidade, trabalho, famílias e domicílios.

Contém informações sobre a população residente por sexo, cor ou raça, religião, categorias de incapacidade ou deficiência física ou mental, nível educacional, movimentos migratórios, situação conjugal, ocupação, rendimento de trabalho, tamanho da família e condições habitacionais, entre outros aspectos, para o total do Brasil, grandes regiões e unidades da federação.

Inclui comentários sobre as características selecionadas em cada um dos temas e as diferenças regionais observadas, notas e anexos contendo a Classificação de Religiões, desenvolvida pelo IBGE e o Instituto Superior de Estudos da Religião - ISER, e a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - Domiciliar.

Os resultados são estimativas baseadas nas informações de 108 989 domicílios e 423 049 pessoas, selecionadas na amostra do Censo Demográfico 2000. A publicação é acompanhada de CD-ROM.

CENSO DEMOGRÁFICO 2000: FECUNDIDADE E MORTALIDADE INFANTIL: RESULTADOS PRELIMINARES DA AMOSTRA

Apresenta uma análise das estimativas preliminares de variáveis investigadas no questionário da amostra, relativas aos temas fecundidade e mortalidade infantil. Os comentários destacam as alterações ocorridas na estrutura e nos níveis de fecundidade feminina, por grandes regiões e grupos de idade, com base nos censos demográficos a partir de 1940, bem como os resultados das estimativas regionais da mortalidade infantil para a década de 1990. Inclui a conceituação das características investigadas. A publicação é acompanhada de CD-ROM.

PERFIL DOS IDOSOS RESPONSÁVEIS PELOS DOMICÍLIOS NO BRASIL 2000

Reúne indicadores que retratam o perfil das pessoas de 60 anos ou mais de idade, especialmente daquelas responsáveis pelo domicílio, a partir dos resultados do universo do Censo Demográfico 2000.

Apresenta a distribuição geográfica desse grupo populacional, por grandes regiões, unidades da federação e municípios das capitais, destacando-se sua condição no domicílio, nível de escolaridade e rendimento mensal, bem como informações sobre os arranjos familiares nos domicílios sob a responsabilidade de idosos e as condições de saneamento básico desses domicílios.

Inclui comentários sobre os indicadores selecionados, com dados comparativos com o Censo Demográfico de 1991, e as diferenças regionais observadas. Esses resultados estão disponíveis no CD-ROM que acompanha a publicação, incluindo, também, informações sobre o perfil dos idosos responsáveis por domicílios nos 5 507 municípios instalados em 1º de agosto de 2000, data de referência da pesquisa.

INDICADORES SOCIAIS MUNICIPAIS 2000: BRASIL

Contém uma síntese dos indicadores da realidade socioeconômica dos municípios brasileiros, a partir das informações do universo do Censo Demográfico 2000.

Apresenta as principais características da população e dos domicílios, enfocando o perfil socieconômico de seus responsáveis, como rendimento e educação, bem como informações sobre as crianças de zero a seis anos de idade em condições habitacionais desfavoráveis ao seu desenvolvimento, para o Brasil e as unidades da federação. A análise dos resultados revela as modificações observadas nas condições de vida da população nesse período. Inclui a conceituação utilizada.

A construção desses indicadores, apresentados hierarquicamente segundo o porte populacional dos municípios em cada unidade da federação, permite a comparabilidade com os resultados obtidos no Censo Demográfico de 1991. A publicação é acompanhada de CD-ROM que inclui todas essas informações e os indicadores para os 5 561 municípios brasileiros existentes em 2001, além de uma análise dos resultados por unidade da federação.

TENDÊNCIAS DEMOGRÁFICAS: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO UNIVERSO DO CENSO DEMOGRÁFICO 2000

Reúne um conjunto de dados e indicadores obtidos a partir dos resultados do universo do Censo Demográfico 2000, abrangendo informações sobre a distribuição territorial da população brasileira, estrutura etária, crescimento do contingente de idosos, evolução da alfabetização e perfil socioeconômico dos responsáveis pelos domicílios particulares permanentes, bem como as condições de moradia e acesso aos serviços de saneamento básico desses domicílios.

O volume relativo ao Brasil apresenta os resultados em tabelas e gráficos por grandes regiões, unidades da federação e regiões metropolitanas, incluindo análises sobre as variações e tendências observadas nesses indicadores com base nos últimos censos. O volume relativo a cada unidade da federação contém a análise dos resultados obtidos para essa área geográfica, ilustrados através de gráficos. A publicação é acompanhada de CD-ROM.

CENSO DEMOGRÁFICO 2000: PRIMEIROS RESULTADOS DA AMOSTRA

Divulga os resultados definitivos da amostra do Censo Demográfico 2000, relativos aos temas: características gerais da população, educação, migração, deslocamento, nupcialidade, fecundidade, trabalho e rendimento, famílias e domicílios.

Apresenta dados sobre a população residente por sexo, cor ou raça, religião, categorias de incapacidade ou deficiência física ou mental, anos de estudo, lugar de nascimento, deslocamentos realizados para o trabalho ou estudo, estado civil, filhos nascidos vivos, óbitos fetais e filhos sobreviventes das mulheres de 10 anos ou mais de idade, grupos ocupacionais, condição de ocupação, atividade econômica e rendimento de trabalho, bem como informações sobre o número de componentes das famílias residentes em domicílios particulares permanentes, existência de bens duráveis e infra-estrutura de saneamento básico nesses domicílios, entre outros aspectos.

A publicação está dividida em duas partes e apresenta os resultados nacionais por grandes regiões e unidades da federação. O CD-ROM que a acompanha contém informações também para as regiões metropolitanas e municípios, bem como anexos com as classificações utilizadas. Ambos incluem notas metodológicas e os conceitos e definições da pesquisa. Os resultados constituem estimativas obtidas pela expansão da amostra de 5 304 711 domicílios e 20 274 412 pessoas.

2003

CENSO DEMOGRÁFICO 2000: CARACTERÍSTICAS GERAIS DA POPULAÇÃO: RESULTADOS DA AMOSTRA

Apresenta informações selecionadas sobre a estrutura por idade, sexo, situação do domicílio, cor ou raça, religião e níveis de incapacidade ou deficiência física ou mental da população residente no Brasil.

A publicação inclui comentários sobre a evolução das características socioeconômicas selecionadas comparativamente aos resultados obtidos no Censo Demográfico 1991, as diferenças observadas nos diferentes estratos geográficos e populacionais do país, bem como notas metodológicas e os conceitos e definições utilizados. O CD-ROM que a acompanha contém, além das informações do volume impresso, dados para grandes regiões e unidades da federação, a íntegra do plano tabular objeto de divulgação do volume Censo Demográfico 2000: primeiros resultados da amostra, e anexo contendo a Classificação de Religiões, desenvolvida pelo IBGE e o Instituto Superior de Estudos da Religião - ISER.

Os resultados constituem estimativas obtidas pela expansão da amostra de 5 304 711 domicílios e 20 274 412 pessoas, selecionados em todo o território nacional.

CENSO DEMOGRÁFICO 2000: MIGRAÇÃO E DESLOCAMENTO: RESULTADOS DA AMOSTRA

Apresenta informações selecionadas sobre os movimentos migratórios da população e seus deslocamentos, referentes ao total do país e grandes regiões.

A publicação inclui comentários sobre entradas, saídas e saldos migratórios comparativamente aos resultados obtidos no Censo Demográfico 1991 e sobre as pessoas que efetuaram deslocamentos para fora do município de residência com a finalidade de estudo ou trabalho. São apresentadas, também, as diferenças observadas nos diferentes estratos geográficos e populacionais do país, bem como notas metodológicas e os conceitos e definições utilizados.

O CD-ROM que a acompanha contém, além das informações do volume impresso, dados para mesorregiões, microrregiões, unidades da federação e municípios, e a íntegra do plano tabular objeto de divulgação do volume Censo Demográfico 2000: primeiros resultados da amostra. Os resultados constituem estimativas obtidas pela expansão da amostra de 5 304 711 domicílios e 20 274 412 pessoas, selecionados em todo o território nacional.

CENSO DEMOGRÁFICO 2000: EDUCAÇÃO: RESULTADOS DA AMOSTRA

Apresenta indicadores selecionados que permitem caracterizar o perfil educacional da população e os principais aspectos da democratização da educação no Brasil, para o total do país e grandes regiões.

A publicação contempla informações sobre a condição de alfabetização, freqüência à creche e à escola, anos de estudo e grau de escolarização concluído, segundo a cor ou raça, grupos de idade, situação do domicílio e níveis de ensino, com enfoque especial sobre o contingente populacional com educação superior completa, e inclui comentários analíticos de especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. São apresentadas, também, notas metodológicas e os conceitos e definições utilizados.

O CD-ROM que a acompanha, contém, além das informações do volume impresso, dados para mesorregiões, microrregiões, unidades da federação e municípios, e a íntegra do plano tabular objeto de divulgação do volume Censo Demográfico 2000: primeiros resultados da amostra. Os resultados constituem estimativas obtidas pela expansão da amostra de 5 304 711 domicílios e 20 274 412 pessoas, selecionados em todo o território nacional.

CENSO DEMOGRÁFICO 2000: TRABALHO E RENDIMENTO: RESULTADOS DA AMOSTRA

Apresenta as principais características das pessoas de 10 anos ou mais de idade, no que se refere à sua condição de atividade, à sua forma de inserção no mercado e os rendimentos auferidos do trabalho como de outras fontes.

As informações divulgadas referem-se à escolaridade, cobertura previdenciária, posição na ocupação, grupos de ocupação e de atividade econômica no trabalho principal, jornada de trabalho, nível e concentração dos rendimentos do contingente populacional em idade ativa, tanto oriundos de trabalho como de todas as fontes, e das famílias, entre outros indicadores. Os comentários enfocam as distinções entre determinados contingentes populacionais e evidenciam as diferenças entre as estruturas produtivas e nos níveis e concentrações dos rendimentos das grandes regiões do País. São apresentadas, também, notas metodológicas e os conceitos e definições utilizados.

O CD-ROM que acompanha a publicação contém, além das informações do volume impresso, dados para unidades da federação, mesorregiões, microrregiões e municípios, e a íntegra do plano tabular objeto de divulgação do volume Censo Demográfico 2000: primeiros resultados da amostra. Os resultados constituem estimativas obtidas pela expansão da amostra de 5 304 711 domicílios e 20 274 412 pessoas, selecionados em todo o território nacional.

CENSO DEMOGRÁFICO 2000: NUPCIALIDADE E FECUNDIDADE: RESULTADOS DA AMOSTRA

Apresenta as principais características demográficas e socioeconômicas das pessoas de 10 anos ou mais de idade por estado conjugal e os fatores condicionantes da fecundidade das mulheres desse mesmo grupo etário.

O conjunto de resultados acerca da nupcialidade abrange informações sobre a condição de convivência, estado civil e natureza da união das pessoas de 10 anos ou mais de idade. No que concerne à fecundidade, são investigados o número de mulheres que tiveram filhos, filhos tidos - nascidos vivos e nascidos mortos - e filhos sobreviventes. A análise dessas informações enfoca os principais determinantes de ordem social, econômica e cultural observados em cada um dos temas, destacando-se cor ou raça, religião, nível educacional, rendimento mensal familiar, entre outros aspectos, bem como os contrastes observados nos diferentes estratos geográficos e populacionais do país.

Complementando esse conjunto de informações, é apresentado um estudo sobre a mortalidade infantil, com enfoque especial sobre as desigualdades sociais e regionais identificadas na análise desse indicador, tendo em vista sua importância para a avaliação das condições de saúde e de vida da população do país. São apresentadas, também, notas metodológicas e os conceitos e definições utilizados.

O CD-ROM que acompanha a publicação contém, além das informações do volume impresso, dados para as unidades da federação, mesorregiões, microrregiões e municípios, e a íntegra do plano tabular objeto de divulgação do volume Censo Demográfico 2000: primeiros resultados da amostra.

Os resultados constituem estimativas obtidas pela expansão da amostra de 5 304 711 domicílios e 20 274 412 pessoas, selecionados em todo o território nacional.

CENSO DEMOGRÁFICO 2000: FAMÍLIAS E DOMICÍLIOS: RESULTADOS DA AMOSTRA

Apresenta os principais aspectos da organização das famílias bem como informações sobre as condições habitacionais da população e as características gerais do entorno dos domicílios, ampliando o conjunto de informações já divulgadas sobre os temas no volume Censo demográfico 2000: primeiros resultados da amostra.

No que concerne às famílias, as informações divulgadas referem-se ao número de componentes e às características das pessoas residentes em domicílios particulares, como sexo, idade, condição na família, anos de estudo, condição de atividade e de ocupação e rendimento familiar, destacando-se, ainda, a configuração das uniões conjugais a partir da cor das pessoas responsáveis pela família e a cor de seus respectivos cônjuges. As informações sobre os domicílios contemplam aspectos como a existência de iluminação pública, calçamento/pavimentação do logradouro, número médio de moradores por domicílio, condição de ocupação do domicílio, existência de bens duráveis e infra-estrutura de saneamento básico, entre outros indicadores relacionados à adequação das moradias. A publicação inclui, ainda, notas metodológicas e os conceitos e definições utilizados.

O CD-ROM que a acompanha contém, além das informações do volume impresso, dados para as unidades da federação, mesorregiões, microrregiões e municípios, e a íntegra do plano tabular objeto de divulgação do volume Censo Demográfico 2000: primeiros resultados da amostra. Os resultados constituem estimativas obtidas pela expansão da amostra de 5 304 711 domicílios e 20 274 412 pessoas, selecionados em todo o território nacional.

ATLAS DO CENSO DEMOGRÁFICO 2000

Permite uma interpretação da estrutura e da dinâmica da população brasileira através do mapeamento dos dados coletados no Censo Demográfico 2000, bem como levanta grandes questões que suscitam o debate sobre a população brasileira.

Considerando as diferenças espaciais, apresenta as informações agrupadas nos seguintes temas: o Brasil no contexto mundial; estrutura territorial e demográfica; mobilidade espacial da população e urbanização; condição de habitação e perfil social e econômico da população.

Tabelas, gráficos, fotos, textos e imagens de sensoriamento remoto enriquecem os temas representados cartograficamente. Os dados são apresentados agrupados por grandes regiões, unidades da federação, municípios e ainda em escala intra-urbana.

METODOLOGIA DO CENSO DEMOGRÁFICO DE 2000

Descreve o levantamento censitário realizado em 2000, abordando informações sobre o histórico da pesquisa, aspectos legais, planejamento, logística da operação, mobilização da sociedade, provas piloto e censo experimental, desenho conceitual, base operacional e geográfica, treinamento, coleta das informações, pesquisa de avaliação da cobertura da coleta, captura dos dados, apuração dos dados, disseminação e bases de dados geradas.

O CD-ROM que acompanha a publicação apresenta, além do conteúdo do volume impresso, a legislação relacionada à operação censitária, manuais técnicos e gerenciais, instrumentos de coleta, classificações relativas a Educação, Religião, Migração, Ocupação e Atividade utilizadas, entre outros anexos que constituem a documentação dos trabalhos do Censo Demográfico 2000.

IBGE
Volta ao topo