A importância do Censo 2000
Quem foi recenseado?
Os motivos para responder ao Censo
As inovações do Censo 2000
A divulgação dos resultados
Mercosul
Projeto Vamos Contar!
Revista do Censo
FAQ/Webmaster
Outros links

Em relação aos censos anteriores, a disseminação dos resultados obteve um ganho sobretudo pelas tecnologias de produção e de consulta a informações que surgiram. Os resultados do Censo 2000 puderam ser apresentados em forma de bases de informações georreferenciadas, arquivos de microdados e de dados agregados, malhas digitais de setores censitários e mapas para fins estatísticos. Os produtos digitais foram divulgados em CD-ROM, com geração de cópias sob demanda.

As bases de informações georreferenciadas, ao reunirem resultados do censo, possibilitaram com o sistema desenvolvido pelo IBGE, o Estatcart: Sistema de Recuperação de Informações Georreferenciadas, a recuperação das informações através de múltiplas opções de consulta e ferramentas para selecionar, localizar e comparar áreas geográficas e variáveis, criar tabelas, indicadores e, ainda, mapas temáticos. As bases por setor censitário possibilitaram, a mais, visualizar mapas de setores censitários urbanos de distrito-sede e sua descrição.

Para preservar a identificação do informante, foram divulgados microdados somente para os resultados da amostra do Censo. Os arquivos foram disponibilizados em formato ASCII (universal).

Para uso em geoprocessamento foram oferecidas malhas de setores censitários rurais e urbanos de acordo com a situação de 1997 da divisão territorial do Brasil adotada pelo Censo. Os mapas para fins estatísticos, municipais e de setores urbanos, e as imagens das folhas de coleta com desidentificação dos informantes, todos em formato pdf, completaram o elenco de serviços.

A seguir, estão listados os produtos do Censo 2000 em CD-ROM, por ordem cronológica de lançamento.

2001

SINOPSE PRELIMINAR DO CENSO DEMOGRÁFICO 2000: SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÕES

Reúne um total de 110 variáveis, abrangendo diferentes recortes geográficos. Permite múltiplas opções de consulta e ferramentas para selecionar, focalizar e comparar áreas geográficas e variáveis, criar tabelas, indicadores através do cruzamento das variáveis apresentadas e, ainda, mapas temáticos do país como um todo ou qualquer outra desagregação geográfica. O usuário pode, ainda, comparar mapas temáticos, imprimir seus resultados ou exportar os dados para planilhas Excel.

MAPAS DE LOCALIDADES URBANAS PARA FINS ESTATÍSTICOS

São cartogramas e folhas de localidades urbanas para fins estatísticos e mapas de setores censitários urbanos, com limites do perímetro urbano municipal, distrital, subdistrital ou similar e bairro ou similar, sistema viário, identificação das principais edificações e hidrografia e respectivos topônimos, relativos ao distrito-sede de município, vila, área urbana isolada. A escala varia e utiliza Projeção Universal Transversa de Mercator - UTM.

Disponível em papel e em CD-ROM, no formato pdf. Os cartogramas e folhas de localidades urbanas para fins estatísticos não estão disponíveis para o Estado de São Paulo.

SINOPSE PRELIMINAR DO CENSO DEMOGRÁFICO 2000: AGREGADOS POR SETORES CENSITÁRIOS

Contém informações geradas a partir dos microdados do Censo Demográfico 2000 sobre a população residente por sexo e sobre os domicílios particulares ocupados e não ocupados, em área urbana e rural, como seu tipo e condição de ocupação, para todos os setores censitários do Brasil.

Esses resultados tiveram origem na caderneta do setor censitário, sujeitos a alterações quando da apuração dos questionários preenchidos nos domicílios. Os dados pesquisados foram agregados ao nível de setor censitário da área urbana dos distritos-sede, o nível mais específico, o que corresponde à menor unidade de informação.

As informações são divulgadas para os municípios - de acordo com a divisão territorial do Brasil em 1997 - em dois CD-ROMs: um para municípios com menos de 25 000 habitantes e outro para aqueles com mais de 25 000 habitantes. Inclui os arquivos de descrição dos setores censitários e os códigos e nomes da unidade da federação, mesorregião, microrregião, região metropolitana, município, distrito, subdistrito e bairro.

BASE DE INFORMAÇÕES POR SETOR CENSITÁRIO: SINOPSE PRELIMINAR DO CENSO DEMOGRÁFICO 2000

Reúne dados preliminares sobre a população e os domicílios do distrito-sede dos municípios. A Base de Informações por Setor Censitário cobre 1 058 municípios com mais de 25 000 habitantes.

Esses resultados tiveram origem na caderneta do setor censitário, sujeitos a alterações quando da apuração dos questionários preenchidos nos domicílios. Os dados pesquisados foram agregados ao nível de setor censitário da área urbana dos distritos-sede, o nível mais específico, o que corresponde à menor unidade de informação.

Disponível em CD-ROM, com visualizador, malhas dos setores censitários digitais e mapas de setores censitários do distrito-sede dos municípios. Requer a instalação do Estatcart: Sistema de Recuperação de Informações Georreferenciadas.

2002

MAPAS DE SETORES CENSITÁRIOS RURAIS DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO

São mapas de setores censitários rurais, com limites do setor censitário e sistema viário. Disponíveis em papel e CD-ROM, no formato pdf, em Projeção Universal Transversa de Mercator - UTM -, em escalas distintas, para municípios da região metropolitana de São Paulo.

MAPAS MUNICIPAIS ESTATÍSTICOS

São mapas elaborados para cada município brasileiro, apresentando elementos planimétricos, altimétricos e de hidrografia, manchas urbanas, bem como limites internacionais, interestaduais, intermunicipais e limites de áreas especiais, dos distritos e de setores censitários rurais dos municípios.

Disponível em papel e em CD-ROM, no formato pdf, para a maioria dos municípios. Projeção UTM, em escalas que variam de 1:50 000 a 1:250 000. Os mapas apresentam nível de qualidade diferenciado, que deve ser avaliado antes de sua aquisição.

IMAGEM DA FOLHA DE COLETA DO CENSO DEMOGRÁFICO 2000

São arquivos no formato tif, disponibilizados em CD-ROM, com informações cadastrais dos domicílios e unidades não-residenciais de um setor censitário, reunindo: a caracterização dos logradouros do setor, os endereços das unidades visitadas, a espécie da unidade visitada, a numeração das unidades visitadas, a numeração dos domicílios particulares, a numeração dos domicílios coletivos e a indicação dos domicílios particulares selecionados para a amostra.

BASE DE INFORMAÇÕES POR SETOR CENSITÁRIO: CENSO DEMOGRÁFICO 2000: RESULTADOS DO UNIVERSO

Apresenta os dados relativos aos resultados do universo do Censo Demográfico 2000 através de 520 variáveis selecionadas sobre os domicílios, como abastecimento de água e esgotamento sanitário; sobre a população e os responsáveis pelos domicílios, como sexo e idade; e dados de alfabetização, reunidos no tema população e condições de vida, para os distritos-sede dos municípios que de acordo com a divisão territorial do Brasil de 1997, tinham mais de 25 000 habitantes, o que corresponde a 1 058 municípios.

No caso dos 31 municípios com mais de 500 mil habitantes, os CD-ROMs estão disponíveis para pronta entrega. Para os demais, o prazo de entrega é de quatro dias (96 horas).

Os dados pesquisados através do questionário simplificado do Censo Demográfico 2000 foram agregados ao nível de setor censitário da área urbana dos distritos-sede, o nível mais específico, o que corresponde à menor unidade de informação.

A Base de Informações por Setor Censitário requer a instalação do Estatcart: Sistema de Recuperação de Informações Georreferenciadas.

CENSO DEMOGRÁFICO 2000: AGREGADOS POR SETORES CENSITÁRIOS DOS RESULTADOS DO UNIVERSO

Contém informações geradas a partir dos microdados do Censo Demográfico 2000, resultados do universo, agregadas ao nível de setor censitário. São 520 variáveis sobre as características das pessoas e dos responsáveis pelos domicílios, como sexo, idade e educação, bem como as características dos domicílios, como o seu tipo, condição de ocupação, forma de abastecimento de água, entre outras.

Para este produto, os dados são divulgados em cinco volumes, sendo um para cada grande região. Inclui notas técnicas e apresenta os códigos e nomes da unidade da federação, mesorregião, microrregião, região metropolitana, município, distrito, subdistrito e bairro.

MALHA DE SETOR CENSITÁRIO URBANO DIGITAL DO DISTRITO-SEDE DOS MUNICÍPIOS DO BRASIL: SITUAÇÃO 2000

Apresenta a situação em 2000 da divisão político-administrativa do Brasil, através da representação das linhas dos limites que definem os polígonos da maioria dos sub-distritos, bairros e setores censitários urbanos do distrito-sede de 1 058 municípios, que tinham mais de 25 mil habitantes em 1996, de acordo com a divisão territorial do Brasil de 1997. A malha está disponível nos formatos AGF e SHAPE, em CD-ROM, em escala variando de 1:5 000 a 1:10 000, projeção geográfica e Universal Transversal de Mercator - UTM.

MALHA DE SETOR CENSITÁRIO RURAL DIGITAL DO BRASIL: SITUAÇÃO 2000

Apresenta a situação em 2000 da divisão político-administrativa do Brasil, através da representação das linhas dos limites que definem os polígonos das grandes regiões, unidades da federação, mesorregiões, microrregiões, municípios, distritos, sub-distritos, setores censitários rurais e áreas urbanas. A malha está disponível nos formatos DGN, DXF e SHAPE, em CD-ROM, nas escalas 1: 500 000, 1:1 000 000 e 1:2 500 000, com projeção geográfica e policônica.

CENSO DEMOGRÁFICO 2000: MICRODADOS DA AMOSTRA

Apresenta dados sobre a população residente por sexo, cor ou raça, religião, categorias de incapacidade ou deficiência física ou mental, anos de estudo, lugar de nascimento, deslocamentos realizados para o trabalho ou estudo, estado civil, filhos nascidos vivos, óbitos fetais e filhos sobreviventes das mulheres de 10 anos ou mais de idade, grupos ocupacionais, condição de ocupação, atividade econômica e rendimento de trabalho, bem como informações sobre o número de componentes das famílias residentes em domicílios particulares permanentes, existência de bens duráveis e infra-estrutura de saneamento básico nesses domicílios, entre outros aspectos.

Microdados consistem no menor nível de desagregação dos dados de uma pesquisa, retratando, na forma de códigos numéricos, o conteúdo dos questionários, preservado o sigilo das informações. Os microdados possibilitam aos usuários, com conhecimento de linguagens de programação ou softwares de cálculo, criar suas próprias tabelas de dados numéricos.

Acompanha os arquivos de microdados uma documentação que fornece nomes e respectivos códigos das variáveis e suas categorias, adicionada dos elementos para o cálculo dos erros amostrais.

2003

BASE DE INFORMAÇÕES DO CENSO DEMOGRÁFICO 2000: RESULTADOS DA AMOSTRA POR MUNICÍPIO

Apresenta os resultados da amostra do Censo Demográfico 2000 sobre a população, como sexo, cor ou raça, religião, tipo de deficiência física ou mental, anos de estudo, idade, migração e deslocamento, estado civil, atividade econômica e rendimento de trabalho, e sobre os domicílios como tamanho das famílias, existência de bens duráveis e infra-estrutura de saneamento básico, para Brasil, unidade da federação e município. Este CD-ROM apresenta 197 variáveis relativas aos temas citados. Requer a instalação do Estatcart: Sistema de Recuperação de Informações Georreferenciadas.

BASE DE INFORMAÇÕES DO CENSO DEMOGRÁFICO 2000: RESULTADOS DO UNIVERSO POR MUNICÍPIO

Apresenta os resultados do universo do Censo Demográfico 2000 sobre a população, relativos a sexo, idade, anos de estudo, estado civil e relação com a pessoa responsável pelo domicílio, e sobre os domicílios, referentes a condição de ocupação, saneamento básico e características das pessoas residentes nos domicílios, em áreas urbana e rural. As informações são divulgadas para Brasil, unidade da federação e município. Este CD-ROM apresenta em 512 variáveis relativas aos temas citados. Requer a instalação do Estatcart: Sistema de Recuperação de Informações Georreferenciadas.

CENSO DEMOGRÁFICO 2000: AGREGADOS POR SETORES CENSITÁRIOS DOS RESULTADOS DO UNIVERSO. 2 .ed.

Reúne dados agregados por setor censitário sobre as características da população, das pessoas responsáveis pelos domicílios e dos domicílios e seus respectivos moradores. A segunda edição do arquivo Agregado por Setores Censitários dos resultados do Universo do Censo Demográfico 2000 foi gerada a partir dos microdados do Universo do Censo Demográfico 2000 e é composta de 21 planilhas por Unidade da Federação.

Os dados do cadastro de áreas correspondem aos códigos e nomes dos itens geográficos, além dos totais, médias e variâncias das principais variáveis de dimensão e estratificação dos setores constam de uma planilha MS-EXCEL, por Unidade da Federação. As informações em nível de setor representam um total de mais de 3 200 variáveis, que abrangem as características dos domicílios, em especial dos domicílios particulares permanentes, bem como dos responsáveis e das pessoas residentes, incorporando os cruzamentos mais solicitados ao IBGE.

CENSO DEMOGRÁFICO 2000: MICRODADOS DA AMOSTRA. 2. ed.

Apresenta dados sobre a população residente por sexo, cor ou raça, religião, categorias de incapacidade ou deficiência física ou mental, anos de estudo, lugar de nascimento, deslocamentos realizados para o trabalho ou estudo, estado civil, filhos nascidos vivos, óbitos fetais e filhos sobreviventes das mulheres de 10 anos ou mais de idade, grupos ocupacionais, condição de ocupação, atividade econômica e rendimento de trabalho, bem como informações sobre o número de componentes das famílias residentes em domicílios particulares permanentes, existência de bens duráveis e infra-estrutura de saneamento básico nesses domicílios, entre outros aspectos.

A segunda edição apresenta, a mais, informações de: filhos nascidos vivos por sexo, filhos que estavam vivos por sexo, filhos nascidos mortos por sexo, e sexo do último filho nascido vivo, bem como sobre a existência de identificação, iluminação pública e calçamento/pavimentação no trecho do logradouro, onde se localizava o domicílio particular.

Inclui uma nova codificação para o curso mais elevado concluído, conforme a Comissão Nacional de Classificação - CONCLA e, ainda, a codificação da ocupação e da atividade utilizadas no Censo Demográfico 1991.

Também foi modificada a codificação para os países, conforme a estrutura estabelecida pela Organização das Nações Unidas - ONU.

CENSO DEMOGRÁFICO 2000: MICRODADOS DA AMOSTRA: AMOSTRA DE USO PÚBLICO

Apresenta dados para uma subamostra dos registros da amostra do Censo Demográfico com um tamanho adequado para processamento em microcomputadores comumente utilizados nessas tarefas.

O CD-ROM com os registros da amostra de uso público contém, ainda, um programa instalador que ao ser executado gravará no microcomputador do usuário arquivos em formato txt - contendo os registros com as variáveis das unidades domiciliares da amostra de uso público e registros com as variáveis dos respectivos moradores - e arquivos em formato excel, contendo planilhas com informações sobre o número de domicílios e de pessoas na amostra de uso público e no universo para cada estrato definido no plano amostral.

Inclui arquivos com descrição da amostra de uso público, definição das variáveis e as classificações utilizadas.

BASE DE INFORMAÇÕES POR ÁREA DE PONDERAÇÃO: CENSO DEMOGRÁFICO 2000: RESULTADOS DA AMOSTRA

Reúne dados do Censo Demográfico 2000, obtidos através do questionário da amostra, para os 484 municípios que tiveram mais de uma área de ponderação. São 182 variáveis selecionadas, referentes a características gerais da população, educação, migração, deslocamento, nupcialidade, fecundidade, mortalidade infantil, trabalho, rendimento, famílias e domicílios.

Define-se Área de Ponderação como sendo a menor unidade geográfica para divulgação dos resultados da amostra do Censo Demográfico 2000, formada por um agrupamento de setores censitários.

A Base de Informações por Área de Ponderação requer a instalação do Sistema de Informações Georreferenciadas - Estatcart.

CARTOGRAMA MUNICIPAL DOS SETORES CENSITÁRIOS - SITUAÇÃO 2000

Retrata a situação vigente da divisão político-administrativa do País, através da representação vetorial dos limites dos municípios, distritos, sub-distritos e setores censitários rurais, na escala em que foram elaborados os mapas municipais estatísticos, podendo variar de 1:50 000 a 1:250 000, de acordo com o mapeamento topográfico existente na época da elaboração dos mapas municipais. As bases cartográficas, em formato vetorial, são constituídas por linhas, cujos pontos foram definidos em coordenadas geográficas - latitude e longitude, expressas em unidades de grau sexagesimal, e decimais de grau. Os arquivos estão no formato DGN.

IBGE
Volta ao topo