IBGE apresenta ferramentas de dados para professores e alunos da Pós-Graduação do IFPE: uma janela para o mundo dos dados
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou, no dia 12/06/2025, uma apresentação voltada para os alunos e professores da Especialização em Sustentabilidade Urbana. do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O evento, intitulado “Políticas públicas na era digital: dominando os dados do IBGE”, teve como objetivo apresentar o site institucional e os portais do IBGE, demonstrando como acessar informações estatísticas, geográficas, ambientais, cartográficas e geodésicas sobre o Brasil.
A atividade foi conduzida pelos servidores do IBGE Romero Maia, Democlacides Botelho e Márcia Carneiro, com apoio da Casa Brasil IBGE SUDENE, que participou da organização e realização da ação educativa. Participaram alunos e docentes do programa, entre eles: Carlos Eduardo Menezes da Silva (Coordenador da Especialização em Sustentabilidade Urbana e docente da disciplina Introdução à Sustentabilidade Urbana); Fernando Gadelha (Professor da disciplina Biodiversidade e Áreas Verdes); Henrique Santos (Professor da disciplina Análise de Dados); Vânia Carvalho (Professora da disciplina Geoprocessamento Aplicado); e Ioná Rameh (Professora da disciplina Geoprocessamento).
Romero Maia e Marcia Carneiro, do IBGE
Durante a apresentação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do site do IBGE e aprender a utilizar os diversos recursos disponíveis e baixar os dados. Foram exploradas informações sobre temas como população, economia, saúde, educação, cartografia, meio ambiente, entre outros.
O portal do IBGE foi apresentado como ferramenta de apoio para pesquisas acadêmicas, com destaque para funcionalidades como:
- Portal IBGEeduca;
- DTB – Divisão Territorial Brasileira;
- Recortes de apuração e divulgação das pesquisas estatísticas e geocientíficas do IBGE.
Democlacides Botelho, do IBGE
Pontos principais da apresentação:
- O site do IBGE disponibiliza informações estatísticas e geográficas sobre o Brasil;
- O portal permite o acesso a dados e a realização de análises para diferentes finalidades acadêmicas e profissionais;
- Alunos e professores aprenderam a utilizar as ferramentas do IBGE para desenvolvimento de pesquisas e projetos.
Segue aluguns depoimentos dos participantes: “O treinamento recebido pelos estudantes e docentes no IBGE foi um marco importante no propósito do curso de capacitar profissionais de forma sólida. O treinamento com a equipe do IBGE demonstrou a importância de se trabalhar com uma fundamentação baseada em dados confiáveis e ressaltou o papel do próprio IBGE como produtor e guardião de informações indispensáveis para elaboração, execução e avaliação de políticas públicas, em especial aquelas relacionadas aos interesses da Pós-graduação em Sustentabilidade Urbana.” — diz o Carlos Eduardo Menezes da Silva, professor do IFPE.
Rayane Pereira, aluna do IFPE fala que :“Achei a apresentação muito informativa. Eu não sabia que o IBGE tinha tantas bases de dados acessíveis ao público. Agora pretendo usar essas ferramentas como apoio nos meus estudos e projetos.”
“A experiência no IBGE foi muito importante e enriquecedora. Além das informações confiáveis e relevantes para nossas pesquisas, me surpreendi com a possibilidade de incentivar as crianças utilizando conteúdos de qualidade e com linguagem acessível” afirma Paola Nagata, aluna do IFPE.
“A experiência no IBGE ampliou minha compreensão sobre a importância dos dados na construção de cidades mais sustentáveis. Foi surpreendente perceber como as informações produzidas pelo Instituto podem apoiar políticas públicas voltadas à mobilidade, saneamento, uso do solo e qualidade de vida urbana. Além disso, destaco o compromisso com a educação, especialmente ao tornar esses temas acessíveis também para o público infantil, incentivando desde cedo a consciência socioambiental” diz João Vitor Chagas, aluno do IFPE.
Democlacides Botelho, Romero Maia e Marcia Carneiro, do IBGE; Carlos Eduardo Menezes da Silva (Coordenador da Especialização em Sustentabilidade Urbana e docente da disciplina Introdução à Sustentabilidade Urbana); Fernando Gadelha (Professor da disciplina Biodiversidade e Áreas Verdes); Henrique Santos (Professor da disciplina Análise de Dados); Vânia Carvalho (Professora da disciplina Geoprocessamento Aplicado); Ioná Rameh (Professora da disciplina Geoprocessamento) e alunos do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
O registro do aluno do IFPE Wolney Pereira foi “Participar do curso foi uma experiência extremamente enriquecedora. Pude compreender melhor a dimensão do trabalho do IBGE e a importância dos dados, não só para pesquisas acadêmicas, mas também para orientar decisões e políticas públicas. Aprender a acessar e utilizar esses dados de forma prática certamente fará toda a diferença na qualidade das pesquisas que realizarei daqui pra frente”.
A iniciativa reforça a parceria entre instituições de ensino e órgãos públicos, contribuindo para a disseminação de informações e o fortalecimento da produção de conhecimento, essencial para a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios socioambientais contemporâneos.