IBGE apresenta o portal IBGEeduca no II Simpósio Interestadual de Pedagogia Ambiental 2025 em Tamandaré (PE)

Nos dias 10 e 11 de junho de 2025, foi realizado o II Simpósio Interestadual de Pedagogia Ambiental (SIPAM) no município de Tamandaré (PE), organizado pelo Instituto Garis Marítimos – Joab Almeida de Santana em parceria com a Coordenação de Educação Ambiental de Japaratinga (AL) - Rita Stabile. O evento contou com a participação de representantes de 12 municípios e 17 instituições, reunindo cerca de 76 pessoas para discutir a inserção da educação ambiental em políticas públicas de ensino.

A Casa Brasil IBGE SUDENE participou do simpósio por meio da servidora Márcia Carneiro, que apresentou o portal IBGEeduca. O portal reúne conteúdos didáticos produzidos pelo IBGE com foco em crianças, jovens e professores. A plataforma oferece informações estatísticas e geográficas organizadas em linguagem pedagógica, com mais de 110 sugestões de atividades escolares relacionadas a temas como meio ambiente, território, população e cidadania.

fotografia_II_Simpósio_de_Educação_Ambiental_em_Tamandaré_PE_SIPAM.jpg

Rita Stabile (Coordenação de Educação Ambiental de Japaratinga – AL), Joab Almeida de Santana (Instituto Garis Marítimos Tamandaré – PE) e Marcia Matos Carneiro (IBGE)

Durante o evento, a professora Rita Stabile, coordenadora de educação ambiental de Japaratinga (AL), apresentou o Circuito de Práticas Ambientais (CIPAM), iniciativa que articula ações e promove o intercâmbio entre municípios da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais. A proposta é reunir instituições de ensino e pesquisa em torno da pedagogia ambiental e da integração da temática ao currículo escolar.

A programação do simpósio incluiu palestras e socialização de práticas municipais. A professora Vanice Selva, da Universidade Federal de Pernambuco, abordou o conceito de literacia ambiental, relacionado à capacidade de agir com base no conhecimento sobre questões socioambientais. A docente propôs uma reflexão sobre as práticas educativas atuais e seus efeitos frente aos desafios ambientais.

O segundo dia teve início com uma conferência dos professores Clemente Coelho Júnior e Filipe Aléssio, da Universidade de Pernambuco. As atividades prosseguiram com a troca de experiências entre os participantes e foram encerradas com uma aula de campo no catamarã-escola.

O simpósio contribuiu para o fortalecimento de articulações entre os municípios envolvidos e instituições de ensino e pesquisa. A participação do IBGE reforça a integração de suas ferramentas de informação às práticas educacionais voltadas à sustentabilidade.