Nossos serviços estão apresentando instabilidade no momento. Algumas informações podem não estar disponíveis.

SES/PB realiza seminário sobre o Censo 2022 para gestores e educadores de Itabaiana

26/04/2024 12h34

Os resultados do Censo Demográfico 2022 foram o tema central de seminário ofertado pela Superintendência estadual do IBGE na Paraíba a servidores da Secretaria de Educação do Município de Itabaiana/PB. 

O evento foi realizado na manhã do dia 10 de abril, no auditório da Secretaria. Joelma Lins, secretária de educação do município, e David Ferreira, chefe da Agência de Coleta do IBGE em Itabaiana, discursaram nos momentos de abertura e encerramento do seminário. 

Em sua fala inicial, David afirmou que, "ao realizar uma capacitação de profissionais de educação, a equipe da Seção de Disseminação de Informações (SDI) do IBGE na Paraíba atinge um público que além de aprender, transfere e aplica os dados obtidos de pesquisas que muitas vezes foram hercúleas de se realizar. Como exemplo, cito o Censo Demográfico 2022".

WhatsApp Image 2024 04 11 at 16.19.04

Participantes aguardando o início do evento

Entre os 25 participantes, além de supervisores das 20 escolas de ensino fundamental da rede municipal, estavam presentes três servidoras da Secretaria e dois Agentes de Pesquisa e Mapeamento (APMs) da Agência de Coleta do IBGE no município. 

“Foi sem dúvida um evento muito importante. Tenho certeza que os que ali estavam ficaram muito satisfeitos em conhecer as possibilidades diversas que o IBGE dispõe para cooperar com a educação e saber que sempre podem contar com esse órgão sério e preciso em suas atividades”, comentou o APM Lucas da Rocha.

Na programação, após uma exposição sobre os resultados do Censo 2022 já divulgados, com foco nas informações de interesse local, foram feitas apresentações e demonstrações de uso do aplicativo Panorama, onde são disponibilizados os resultados da pesquisa, bem como dos sítios IBGEeduca e Cidades@, abrigados no portal do IBGE na Internet. 

Débora Cláudia, que também é APM na agência do IBGE em Itabaiana, assim expressou suas impressões sobre o evento: “achei muito relevante a aproximação do IBGE com a secretaria de educação do município. Fiquei surpresa com parte dos dados apresentados e não conhecia alguns dos sites expostos na apresentação, como o IBGEeduca, que traz sessões ímpares, como o mural dos alunos, onde é possível anexar desenhos e assim trazer a sensação de ‘se ver na tela’”. 

Servidora Katia de Freitas apresentando o IBGEeduca

A condução das exposições ficou a cargo da servidora Kátia de Freitas, da Seção de Disseminação de Informações (SDI), que avaliou positivamente a receptividade dos educadores itabaianenses. 

“É sempre uma experiência muito gratificante dialogar em torno dos resultados municipais do Censo 2022 com os educadores locais, assim como perceber o entusiasmo que demonstram ao conhecer as plataformas digitais que facilitam o acesso às informações estatísticas e geográficas produzidas pelo IBGE, bem como sua disseminação na comunidade escolar”, comentou Kátia de Freitas. 

No encerramento do evento, houve a entrega de materiais promocionais do IBGEeduca e de publicações do Instituto, para distribuição às escolas locais. O objetivo é que publicações como o Meu Primeiro Atlas, o Atlas Geográfico Escolar e Brasil em Números possam ser utilizadas em sala de aula pelos professores e disponibilizadas nas bibliotecas escolares, visando ao enriquecimento da aprendizagem dos alunos.

Participantes do evento recebendo materiais do IBGE

A secretária de educação do município, Joelma Lins, em seu discurso de encerramento, agradeceu a todos que fazem o IBGE na Paraíba, frisou que o evento foi muito propício, porque nele foi mostrado tudo o que o IBGE oferece para que a gente implemente em sala de aula, para que nossos alunos conheçam todos os dados que o IBGE nos fornece. Então, Itabaiana foi privilegiada por ter tido essa formação com gestores e todos os supervisores, que serão multiplicadores em nossas escolas municipais. Também recebemos do IBGE atlas que vão contribuir demais em escolas e bibliotecas (Joelma).