Vivendo o Censo 2000

Vamos Contar! é um projeto educacional elaborado, no ano 2000, pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que distribuiu material didático à cerca de 200.000 escolas públicas e particulares de ensino fundamental e de ensino médio de todo o país, atingindo 1 milhão de salas de aula.

O projeto contém propostas e orientações de atividades que objetivam subsidiar os professores no trabalho com mapas e com informações estatísticas, geográficas e cartográficas, para que os alunos possam melhor compreender a realidade brasileira, bem como os diversos usos que um país pode fazer dos resultados de um Censo.

O instrumental didático do Vamos Contar! foi concebido de forma que as atividades possam ser aplicadas em momentos diversos do processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, as escolas podem inserir as atividades do projeto no currículo de 2001 e de anos vindouros, sempre que o planejamento pedagógico permitir e o professor julgar oportuno.

O material compreende:

Guias do Professor, para os diferentes níveis de ensino, com as propostas de atividades; Mapas do Brasil (Político e Populacional), em quantidade para atender o número de salas de aula; Cartas explicativas dirigidas aos diretores, professores e membros do Conselho Escola-Comunidade; Folheto com informações básicas sobre a operação censitária, Cartaz para divulgação do projeto na escola; e Carta-Resposta, com questionário de avaliação do projeto pelos professores.

O IBGE espera contar com a participação da comunidade escolar no Vamos Contar! e já está se preparando para levar às escolas, em uma segunda etapa, um instrumental didático contendo os resultados do Censo 2000, para que os alunos possam traçar um perfil atualizado da população brasileira, bem como pôr em prática os conhecimentos construídos a partir da realização do Vamos Contar!.

Veja o vídeo da Dona Ruth Cardoso com a apresentação do projeto clicando aqui (necessário plug-in Real Player 7).

   
Site do IBGE