Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Pesquisa Mensal de Serviços

Prezado(a) Senhor(a),

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está iniciando a coleta de dados conjunturais do setor de Serviços nas 27 Unidades da Federação. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) coletará, mensalmente, informações sobre a receita bruta de serviços e o número de estabelecimentos de um conjunto selecionado de empresas.

Neste momento, o IBGE monta a base de dados para a produção de indicadores, e sua empresa foi selecionada para fazer parte da pesquisa.

A disponibilidade de estatísticas confiáveis e atuais constitui-se em subsídio fundamental para a análise e o planejamento econômico, para a adoção de corretas medidas de política setorial e para a definição de estratégias empresariais adequadas. Assim sendo, embora cientes do esforço adicional que a tarefa representa, contamos com sua imprescindível colaboração e responsabilidade social, respondendo, com a necessária agilidade e exatidão, ao questionário da PMS.

O IBGE disponibiliza uma alternativa de preenchimento do questionário da PMS via Internet, pelo site www.ibge.gov.br ou diretamente no endereço eletrônico da pesquisa, www.pms.ibge.gov.br.

Para garantir o sigilo das informações, o acesso ao questionário só poderá ser feito com a utilização de uma senha própria. Quando do primeiro acesso, essa senha deverá ser alterada por outra de sua preferência.

Ressaltamos nosso compromisso de resguardar a confidencialidade das informações prestadas, que serão usadas exclusivamente para fins estatísticos. Além da garantia de o sigilo ser um compromisso da nossa instituição, é importante mencionar a existência da Lei n.º 5.534, de 14/11/1968, que impede a utilização das informações prestadas ao IBGE para efeitos fiscais ou ação legal. Do mesmo modo, lembramos o caráter obrigatório da prestação dessas informações, também previsto na legislação.

Desde já, agradecemos por seu empenho e colaboração na produção de indicadores que permitirão acompanhar o comportamento conjuntural dos Serviços no País.

Atenciosamente,

Eduardo Pereira Nunes
Presidente do IBGE

-