Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

IBGE divulgará tábua completa de mortalidade do Brasil para 2010

Em cumprimento ao disposto no Artigo 2º, do Decreto Presidencial nº 3.266, de 29 de novembro de 1999, com redação descrita abaixo, o IBGE publicará, em 1º de dezembro de 2011, no Diário Oficial da União (D.O.U.), a tábua de mortalidade, ou tábua de vida, da população do Brasil, referente ao ano de 2010.

“Art. 2º Compete ao IBGE publicar, anualmente, até o dia primeiro de dezembro, no Diário Oficial da União, a tábua completa de mortalidade para o total da população brasileira referente ao ano anterior.”

A presente tábua é proveniente de uma projeção da mortalidade, a partir das tábuas de mortalidade construídas para os anos de 1980, 1991 e 2000, nas quais foram incorporados dados populacionais dos respectivos Censos Demográficos, estimativas da mortalidade infantil, com base nos mesmos levantamentos censitários, e informações sobre os óbitos registrados por sexo e idade.

No mesmo dia de sua publicação no D.O.U., a tábua de mortalidade da população do Brasil para o ano de 2010 estará disponível no portal do IBGE na Internet (www.ibge.gov.br), juntamente com uma breve análise dos resultados.

O IBGE informa antecipadamente à sociedade que a tábua de mortalidade da população do Brasil para o ano de 2011, a ser divulgada em 29 de novembro de 2012, incorporará as informações mais recentes sobre população e óbitos, por sexo e idade, provenientes do Censo Demográfico 2010 e das Estatísticas Vitais do Registro Civil do mesmo ano. Trata-se de um procedimento necessário de atualização, quando se trabalha com indicadores e/ou modelos demográficos prospectivos. Além disso, o desenvolvimento dessa atividade cumpre também o propósito de gerar parâmetros atualizados da mortalidade do Brasil para serem incorporados à Revisão 2012 da Projeção da População do Brasil por Sexo e Idade para o Período 1980 – 2050.









Diretoria de Pesquisas
23 de novembro de 2011