Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
  Diagnóstico Ambiental da Amazônia Legal

Site do IBGE disponibiliza o maior banco de dados sobre a Amazônia Legal

Encontra-se em desenvolvimento no site do IBGE uma nova ferramenta para a área socioambiental. O Diagnóstico Ambiental da Amazônia Legal é o maior banco de dados sobre as características físicas e bióticas desta região brasileira de alto interesse estratégico. Em fase final de desenvolvimento, o Diagnóstico resulta do esforço de várias áreas e constitui um dos mais importantes projetos da Diretoria de Geociências do IBGE.

Na fase anterior ao lançamento do produto, que se insere no projeto de Sistematização de Informações sobre a Amazônia Legal, encontra-se no site do IBGE uma versão simplificada (para testes) que permite conhecer as possibilidades de utilização das informações em diagnósticos, estudos de impacto ambiental e projetos voltados para a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região. Com o banco de dados informatizado, tornou-se possível centralizar e disponibilizar, de modo rápido e eficaz, todas as informações coletadas e atualizadas pelo projeto, evitando perda de tempo e futuras duplicações de esforços na pesquisa de resultados. O projeto envolve mais de mil páginas de mapas com informações integradas sobre geologia, geomorfologia, usos do solo, relevo, biodiversidade e recursos naturais em geral, às quais se agregam dados socioeconômicos e agropecuários.

As informações estão estruturadas para uso em Sistemas de Informações Geográficas (SIG), com elementos compatíveis com os mapas utilizados mundialmente e abertos à atualização permanente, podendo servir de referência e subsídio para cenários e estudos de políticas públicas, projetos de zoneamento ecológico e econômico, diagnósticos ambientais de bacias hidrográficas etc.

A Sistematização de Informações sobre a Amazônia Legal resulta de um contrato firmado entre o IBGE e a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) do Projeto Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), em 1997. Seu objetivo é a transferência, para o SIVAM, de um conjunto abrangente de informações, desde a base cartográfica até dados sobre geologia, geomorfologia, solos, vegetação, biodiversidade, hidrologia (dados pluviométricos e fluviométricos), bem como dados socioeconômicos e agropecuários. A sistematização resultante consiste no único banco de dados integrado com informações oriundas de outras instituições, como a Embrapa, a Funai, o Ibama, entre outras, e representa um grande impulso ao conhecimento científico da Amazônia, visando a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da região.

Entre os produtos em preparação pelo IBGE se encontra ainda a coleção de CDs que reedita os 34 volumes da série "Levantamento de Recursos Naturais", produzida pelo Projeto RADAMBRASIL. A coleção em meio digital vem atender a uma antiga demanda dos usuários, pois a obra impressa, lançada nas décadas de 1970 e 1980, estava esgotada.

Mais informações na página do IBGE na internet: www.ibge.gov.br, no canal "Servidor de mapas".

Comunicação Social
07 de julho de 2003


A Instituição | Locais de Atendimento | Estatísticas do Site | Prestação de Contas | Editais e Licitações