Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English
A- A+

ENCE abrirá inscrições para o mestrado

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), vinculada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), abre inscrições para o mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais. As inscrições são gratuitas e serão oferecidas até 30 vagas. A ENCE é uma Instituição Federal de Ensino Superior (gratuito), com excelência comprovada. As inscrições podem ser feitas a partir de 08 de setembro até o dia 2 de outubro, pelo correio ou na secretaria da Escola.

Dispondo de um corpo docente de professores doutores formados em universidades renomadas no país e no exterior, o mestrado da ENCE apresenta quatro linhas de pesquisa: Dinâmica Populacional, Condições de Vida e Políticas Públicas; Metodologia Estatística para Censos, Pesquisas Amostrais e Registros Administrativos; Sistemas de Informação Estatística e Geográfica; e Sociedade, Economia e Território no Brasil Contemporâneo.

O cursooferece bolsas de estudo (CAPES e IBGE) aos alunos que se dedicarem em tempo integral, sem vínculo empregatício, por ordem de classificação na seleção. O perfil do mestre formado pela ENCE é de um profissional capaz de compreender e sistematizar questões sociais relevantes; utilizar métodos apropriados para obtenção, tratamento e análise de informações; e contribuir para o planejamento de políticas, a tomada de decisões na esfera pública e na iniciativa privada, e o avanço da cidadania.

O processo seletivo é composto por três fases com caráter eliminatório. No dia 26 de outubro, serão realizados os testes da primeira fase com provas de Inglês, pela manhã, e da segunda fase com provas de conhecimentos gerais de Políticas Sociais e de conhecimentos básicos de Matemática e de Estatística, no período da tarde. O aluno que não obtiver a nota mínima para aprovação na prova de inglês será eliminado e não terá suas outras provas corrigidas.

No dia 24 de novembro, será divulgado o resultado das primeiras fases e os candidatos aprovados passarão para a terceira etapa, composta por entrevista oral e avaliação da documentação solicitada, de 30 de novembro a 03 de dezembro. O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 15 de dezembro.

Os documentos necessários são: ficha de inscrição preenchida (disponível na página da ENCE); Curriculum Vitae resumido (máximo 5 páginas ou, preferencialmente, o Currículo Lattes), Certificado de Conclusão e Histórico Escolar da Graduação e, se for o caso, da Pós Graduação; texto sobre o significado do mestrado em sua trajetória educacional e profissional e as razões para escolher o curso da ENCE (1 a 3 páginas com 30 linhas, fonte Arial 12 pt, espaço 1,5); e  Pré-projeto de pesquisa/dissertação com o tema de interesse para desenvolvimento dentro das Linhas de Pesquisa do Programa de Mestrado. O pré-projeto deve ter título, objetivos, justificativa, metodologia, fonte de dados, resultados esperados e bibliografia (4 a 6 páginas com 30 linhas, fonte Arial 12 pt, espaço 1,5).

O edital de seleção para a turma de 2010 pode ser conferido na página da ENCE
http://www.ence.ibge.gov.br/pos_graduacao/mestrado/processo_seletivo.asp

As inscrições podem ser feitas até 2 de outubro, na Secretaria de Registro e Controle da ENCE (sala 105), das 9:00h às 17:00h. Serão aceitas inscrições pelo correio via sedex (data limite da postagem de 02/10/2009) e enviadas para ENCE, que fica na Rua André Cavalcanti nº 106, Santa Teresa - Rio de Janeiro – RJ, CEP - 20231-050. Mais informações pelos telefones (21) 2142-4690 e 2142-0123 ramal 3919.




Diretoria de Pesquisas
31 de julho de 2009