Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

English Español
A- A+

Sistematização das Informações sobre Recursos Naturais

Publicações

Manual Técnico da Vegetação Brasileira

Esta segunda edição revista e ampliada do Manual técnico da vegetação brasileira inclui a Classificação da vegetação brasileira adaptada a um sistema universal, divulgada em volume próprio na década de 1990, e incorpora informações derivadas dos mais recentes avanços do conhecimento sobre a cobertura vegetal nativa do Brasil.

A obra está estruturada em quatro capítulos, nos quais são descritos os conceitos, as etapas e os procedimentos metodológicos utilizados pela equipe de estudos de vegetação do IBGE para análise, caracterização, classificação e mapeamento da vegetação brasileira. Os capítulos estão organizados de forma a permitir que os usuários, tanto no gabinete como no campo, tenham uma visão de conjunto do trabalho com vegetação realizado na Instituição.

O primeiro capítulo, dedicado ao sistema fitogeográfico, apresenta breve histórico das diversas classificações da vegetação, a nova versão da classificação fitogeográfica da vegetação brasileira, conceituações das características adotadas no manual, classificação das formas de vida e chave para classificação dessas formas, terminologias utilizadas no esquema de classificação, sistemas primários e secundários, e legenda do sistema fitogeográfico adotada pela equipe de estudos de vegetação do IBGE. No capítulo sobre inventário das formações florestais e campestres, são descritos os tipos de inventário, as técnicas de amostragem, as etapas de um inventário florestal, bem como os procedimentos metodológicos para levantamento do potencial lenhoso/arbóreo de formações campestres, entre outros aspectos. O capítulo que trata das técnicas e manejo de coleções botânicas contempla as técnicas de coleta, herborização, descrição e etiquetagem de amostras de material botânico, além dos modos de processamento e manutenção de coleções dessas amostras em herbário. O último capítulo enfoca os procedimentos para mapeamentos, desde a interpretação das imagens até a elaboração do produto final.

Por sua abrangência, este Manual constitui obra de referência para aqueles que estudam, pesquisam ou mapeiam as fisionomias vegetais do Brasil nos diversos níveis de levantamento e contribui para a uniformização dos critérios e da terminologia adotados no Sistema de Classificação da Vegetação Brasileira. A presente edição traduz, assim, o compromisso do IBGE com a constante atualização e melhoria da qualidade da informação prestada ao público.